Sorrindo pra vida - 08/01/2013

Seja como André e faça sua parte para Deus

Mensagem do padre Arlon, da comunidade Canção Nova, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 8 de janeiro de 2013.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em João 6,1-13.

“Jesus quer que você peça ajuda”, diz padre Arlon.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

É muito interessante perceber que essa passagem do Evangelho sobre a multiplicação dos pães aparece seis vezes na Bíblia. Todos os quatro evangelistas falam sobre esse fato comprovado por todos. Além de constar em todos os Evangelhos, Marcos e Mateus o repetem para percebermos que era uma situação da qual todos recordavam e escreviam a seu modo.

Escolhemos o Evangelho de São João para o lugar da multiplicação dos pães. O monte é o mesmo que Jesus escolheu por diversas vezes, um grande monte sobre o qual estão as bem-aventuranças; na diagonal esquerda, está a multiplicação dos pães; na diagonal direita, o primado de Pedro.

Hoje, há uma rua que corta esse monte; na época de Jesus era um único monte, a mesma margem e significava um lugar muito estimado por Jesus. É um lugar belo, à margem do mar da Galileia, onde o povo de Israel pega água até hoje para a sua sobrevivência.

Nós estamos vendo uma relação de Jesus com Moisés, que subia o monte para ter uma experiência com Deus e depois a levava ao povo. O fato de Jesus subir tantas vezes o monte faz essa alusão.

Já havia dois ou três dias que o povo ouvia Jesus. Ele, então, chama Filipe, um dos Seus, e lhe pergunta: “Onde vamos comprar pão para esse povo?” Filipe não entendeu a pergunta de Jesus, por isso sua resposta foi: “Eu não consigo”. Jesus fez Sua pergunta no plural, pois se fez um com Filipe naquele momento. Muitas vezes, é isso que Jesus faz conosco, e o nosso problema se torna problema d’Ele. Como uma criança pequena que chora e os pais não sabem do que se trata, mas toma a criança para si, compadecem-se daquele sofrimento e vão em busca de solução, não largando o filho enquanto ele não se acalme. É assim com Deus, mas as coisas podem não estar acontecendo, porque você não O deixou ampará-lo.

Deixe de orgulho e permita que Nossa Senhora o carregue no colo. Mude a sua oração. Em vez de dizer “eu quero fazer isso, eu vou fazer isso”, diga “queremos fazer isso, vamos fazer isso”, pois o Senhor está contigo!

Talvez você tenha sido como uma criança que cai, levanta, cai e levanta; por isso Jesus quer que você peça ajuda. Talvez as coisas não aconteçam na sua vida, porque você não vai atrás delas. Tem de ser uma ação conjunta.

André entra em cena diz que alguém, entre o grupo, tem um pouco para comer, mas não seria o suficiente para todos; assim, ele demonstra o impossível. André levou a Jesus um menino com cinco pães de cevada e dois peixes.

Este pão era comum aos pobres, era o que todos tinham; pão de cevada e peixe era a comida simples na época de Jesus. Muitas vezes, você pede a Deus e Ele lhe dá o simples. O Senhor nos dá o que necessitamos, não o que queremos.

Cuidado! Se coisas “não vão para frente”, pode ser porque você continue como Filipe, que quer as coisas à sua maneira. Hoje, Jesus nos mostra a simplicidade!

O Senhor pediu para que todos se sentassem, pois os judeus só se sentam à mesa para uma refeição com alguém intimo. Jesus, então, diz àquelas pessoas que todos eram iguais, que todos faziam parte da mesma família. E todos se fartaram de tanto comer.

O milagre só aconteceu porque, naquela época, o menino havia Lhe trazido os pães e os peixes. A multiplicação aconteceu, pois só se pode multiplicar o que já existe.

Você precisa dar algo para Deus multiplicar, pois sem a sua contribuição nada acontece. Se você não tem nada para Lhe oferecer, reze! Dê a sua oração para Deus, dê a sua dor, ofereça-se a Ele. Dê ao Senhor a prévia para ele fazer o milagre.

O Evangelho nos diz que quando damos um pouco para Deus multiplicar, sobra.

O pouco que não dava para ninguém, mas foi multiplicado e sobrou. Com Deus é assim. Se não tem nada, dê o seu tempo, faça uma visita a alguém, doe o seu dom. Hoje é dia de dar algo para Deus multiplicar.

A multiplicação dos pães acontece todos os dias na Missa, quando os ministros distribuem a Eucaristia. A multiplicação saiu da Terra Santa e foi para o mundo inteiro. Aí está o segredo: quer multiplicar, vá à Missa!

Deus está onde na sua vida? Quando tempo você dispõe para Deus no seu dia? Muitos dizem “não posso ir para capela”, mas pode ficar na cama, muitas vezes com um aparelho na mão vendo mensagens na internet. É por isso que você pede para Ele e as coisas não acontecem. Coloque-O no centro e dê o seu pouco. Tenho certeza que Ele vai multiplicar.

Deixe de ser morno! O que eu vivo você também pode viver na sua casa e na sua família, com as dificuldades e enfermidades. Talvez o que você tem é uma Ave-Maria ou uma passada na capela. Deus sabe o quanto você se esforça para amar e para fazer gestos bons.

Que não tenhamos a atitude de Filipe! Hoje, entendemos e pedidos a Sua ajuda na nossa conversão. Dai-nos a mão! Multiplique as nossas boas ações, o nosso desejo de fazer o bem às pessoas. Sejamos como André que levou o menino a Jesus.

Ofereça algo para que Deus o multiplique. O dia de hoje não será em vão.

Padre Arlon

Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Ana Alice Lourenço

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.