Sorrindo pra vida - 02/10/2012

O amor nos faz enxergar as bênçãos de Deus

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 2 de outubro de 2012.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em São Mateus 5, 43-48.

“Só quem ama é capaz de ver alegria aonde todo mundo enxerga dor”, afirma Márcio
Foto: Wesley Almeida

Que o seu coração se abra para essa Palavra. Nessa manhã, Deus faz nascer o sol sobre os bons e os maus. Independente de onde você esteja ou do que faça, o sol de Deus brilha sobre você, porque Deus ama todos os seus filhos, até os que estão sobre o mal, pois é o Seu amor quem os salvará.

Só o amor pode vencer o mal e, diz a Palavra, que o amor de Deus está em tudo e em todos. Por isso, precisamos aprender a amar, não somente dentro de casa, os amigos, os mais próximos; o amor precisa transbordar também onde ele não está.

Se quisermos uma vida nova, uma família ou amigos novos, temos que levar o amor onde ele ainda não está. É o amor que nos torna perfeitos como o Pai. Nós temos que amar mesmo em meio às alegrias e às tristezas, às vitórias e derrotas, os erros e acertos, porque ninguém acerta o tempo todo e Deus nos ama do jeito que somos.

Só quem ama é capaz de ver alegria aonde todo mundo enxerga dor. O amor faz a pessoa ver a vida como ela é, faz enxergar as bênçãos de Deus.

O sol e a chuva que recaem sobre todos como graças, são o mesmo sol e a mesma chuva que muitas vezes castigam e causam dor. Deus derrama as bênçãos sobre todos, mas a reação a essa bênção depende de cada pessoa. Sempre haverá quem reclame e quem ache um motivo para se alegrar. A Palavra é muito sábia quando nos coloca diante dessa verdade.

Talvez nesse momento você que está rezando conosco, esteja refletindo sobre as tempestades da sua vida e está falando para Deus que não sabe se vai suportar tanta dor e aflição.

Mas, o que acontece em sua vida não são chuvas de aflições e sim bênçãos de Deus. Ele está com você nessa hora de dor e de luta. Basta confiar na Sua Palavra de misericórdia, que diz que dessa chuva que lhe golpeia brotarão os mais belos frutos.

Deus vê na tempestade a flor de fé que desabrocha em seu coração, por você tê-la enfrentado e vencido. Você acredita no amor misericordioso de Deus quando confia n’Ele. Dessa forma, o que era sofrimento se transforma em graças.

Muitas vezes o coração fica estremecido por uma separação, uma perda, mas Deus leva em conta o crescimento que a dor traz. Deus tira de uma situação dolorosa, um tesouro de santidade e vida eterna. Ele aproveita a tribulação para nos agraciar. A tentação pode até se aproximar para tentar nos lançar ao chão, mas enquanto ela tenta, Deus se aproxima para nos fortalecer e converter nosso coração, nos tornando mais santos e felizes.

A Palavra nos revela que não é aflição que recai sobre quem confia em Deus, mas sim compaixão, amor, paciência. A tribulação exige uma resposta de nós e, quando respondemos em Deus, os frutos aparecem. O Senhor dá essa graça a todos, mas só é capaz de viver essa experiência quem se abre para o amor.

Na vida você terá dois caminhos, odiar e amar. Deixe o amor governar você. O Senhor lhe diz no dia de hoje: “Amai os vossos inimigos e orai por aqueles que vos perseguem!”

Você pode até dizer: “Mas como amar a pessoa que me atormenta sempre, que se empenha em me fazer mal?” Existe um meio de amar essa pessoa. É rezando por ela. Quando o seu coração não responde com sentimentos bons, o Espírito Santo vem lhe ensinar a rezar.

Somos nós que determinamos quem são os nossos inimigos. Se começamos a amá-los, não teremos mais inimigos. Deus destrói a inimizade, não as pessoas. Quando rezamos por uma pessoa que não gostamos ou que não gosta de nós, colocamo-la diante do Espírito Santo, e nesse momento, Deus transforma o nosso sentimento ruim em um sentimento bom.

A nossa oração é de misericórdia e amor. Ela muda tudo. Será que hoje não tem alguém que você possa oferecer misericórdia, amor, perdão, alegria, bondade? Será que hoje, no dia dos santos anjos, Deus não traz a inspiração para você ser um anjo na vida de alguém? Seja um anjo na vida de alguém. A receita de hoje é amar.

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.