Sorrindo pra Vida - 21/08/2012

Escolha o que é essencial

Mensagem do missionário Alexandre Oliveira, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 21 de agosto de 2012.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em Jó 1,6-22

“Não perca a sua fé”, orienta Alexandre
Foto: Maria Andrea

Meus irmãos, nessa Palavra, vocês podem perceber que o encardido se aproxima de Deus para colocar à prova a fé do Seu filho, o qual era temente apesar de tudo. Mesmo com todas as coisas ruins que ocorreram, Jó não pecou nem reclamou de Deus.

O autor sagrado vem nos dizer que Deus olha para Jó com muito orgulho e alegria, assim como um pai olha para seu filho. Lá no céu, o Pai, orgulhoso de Jó, fala ao encardido que ele é íntegro, temente ao Senhor e que se afastou de todo mal. Mas, o encardido diz: “Ele é assim, porque teme o Senhor. Estende Suas mãos sobre ele e toca em todos os seus bens. Faça-o passar por tribulações para ver se ele não se revoltará.”

É a tentação que nos atinge todos os dias. O nosso Pai diz: “Olha como ele vive a disciplina da santidade!”, mas aí o encardido vem para tentar colocar nossa fé à prova.

Às vezes, uma pessoa se revolta por uma perda, uma dor, um momento de tribulação e não acredita que o Senhor possa ser tão amoroso, mas, ao mesmo tempo, o faça sofrer. Ela não consegue agir como Jó.

Não pensem que ele vivia no mundo das nuvens. Jó sofria. Imaginem como ele ficou quando recebeu todas aquelas notícias ruins! Mas, diante de tudo, ele não apontou o dedo no rosto de Deus; ao contrário, seguiu uma sequência que todos nós precisamos seguir. Jó se levantou, rasgou as vestes, raspou a cabeça, caiu por terra e colocou-se prostrado em adoração. Ele só conseguiu isso, porque sua fortaleza estava em Deus.

Jó se levantou e percebeu que não poderia ficar parado naquela dor. Ele reconheceu seu limite, percebeu que não era Deus e não tinha resposta para tudo.

Diante da dor, muitas vezes, nós não temos respostas. Ficamos procurando-as para tentar solucionar nossos problemas, mas não é sempre que vamos encontrá-las.

Na Palavra, vemos que Jó não estava preocupado com isso. Ele queria colocar-se na presença de Deus com suas dores e fraquezas, porque se reconhecia como pó. Ele fez a sábia escolha de não perder a fé apesar de tudo.

Não perca a sua fé, pois o encardido está à procura dos filhos do Senhor, os quais, na tribulação, desistem de acreditar no Senhor.

Preocupe-se com o que é essencial. Não fique procurando respostas para a sua dor, mas faça como Jó: levante-se, rasgue suas vestes, raspe a cabeça, caia por terra e coloque-se em adoração. Pode chorar, Deus está ao seu lado. Ele chora e sofre com você.

Não é só na hora da alegria que você deve acreditar no Senhor e proclamar o Seu nome. O Catecismo da Igreja ensina, nos números 1500, 1501, que o sofrimento pode levar uma pessoa a revoltar-se contra Deus, mas também pode ajudá-la a amadurecer. Essa dor pode ajudar as pessoas a discernirem o que é essencial na vida delas.

Qual é a sua escolha no dia de hoje? Não se preocupe com coisas fúteis, com picuinhas, mas sim com o que é essencial. Valorize as pequenas coisas da vida.

Para terminar, quero ler o que a imitação de Cristo diz, pedindo ao Espírito Santo que abra os nossos olhos para o essencial. Que Ele nos dê a forca necessária para que, diante da dor, possamos aceitar o que acontece. “O Senhor deu, o Senhor tirou; como foi do agrado do Senhor, assim aconteceu. Seja bendito o Seu nome!”

“A cruz está sempre pronta e o espera por toda parte. Corre para onde quiseres, não poderás fugir, pois onde quer que estejas, tu te carregarás contigo e é sempre a ti que encontrarás. Volta-te para o alto, volta-te para baixo, volta-te para fora, volta-te para dentro. Em toda parte encontrarás a cruz. É necessário conservar, em tudo, a paciência se quiseres a paz interior e a coroa eterna. Se carregares a cruz de boa vontade, ela te carregará e te conduzirá ao fim que desejas, onde o sofrimento acabará, mas não aqui. Se a carregares de má vontade, tomarás sobre ti um fardo e aumentarás o peso de tua carga, mesmo assim terás de carregá-la. Se evitares uma cruz, certamente encontrarás outra, certamente mais pesada.”

Não podemos fugir da cruz. Seja qual for a sua, saiba que Deus está ao seu lado, ajudando-o. O Senhor o visita nesse dia para consolá-lo. Não perca a sua fé, você não está sozinho. Continue louvando o nome do Senhor e não deixe que nada nem ninguém roubem a sua fé. Fique com o que é essencial.

Alexandre Oliveira

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone.