Ouça:
Obs.: Se o áudio estiver baixo para você, aumente o som do computador.
A Palavra meditada hoje está em Salmo 32
Hoje Deus nos traz essa passagem bíblica para finalizar esta semana em que Ele vem provocando nossa tomada de consciência. O Salmo nos propõe a felicidade, que é consequência de uma atitude de mudança do pecador. Essa alegria depende da nossa vontade para abrir as portas de misericórdia, de quem foi perdoado.
O pecado acumulado nos faz passar por um processo doloroso, de termos a imagem de Deus como alguém opressor, e assim, não conseguimos ver a misericórdia, mas a mão que oprime. Ele [pecado] nos faz sentir a verdade com ar de mentira.
O versículo 5 faz referência ao sacramento da cura, a tudo aquilo que falamos durante a semana, de que o Senhor nos toca as feridas para nos fazer melhor. A confissão vem como uma agulha que fura um balão e o vai esvaziando aos poucos, pois permite que enxerguemos o Senhor verdadeiro.
Hoje em dia temos tantos mecanismos para proteger a nossa vida, como cercas e vigilantes, mas hoje lhe apresento um sistema para a nossa vida, para a nossa alma, para que não percamos a salvação: o sacramento da misericórdia! O perdão que vem não é porque nós pecamos, mas pelo nosso merecimento, para retirar essa angústia e hoje é apresentado esse sistema para a sua alma.
Nesta semana Deus mostrou o caminho para muita gente, o pecado sempre nos desvia, a falta de consciência sempre nos coloca à parte de Deus. A Palavra de d’Ele nos fala no versículo 9 que não sejas como o cavalo ou o jumento sem inteligência; se avanças para dominá-los com freio e rédea, de ti não se aproximam. Nós temos inteligência e buscar a confissão é fruto de uma meditação. Já que procuramos proteção para o corpo, por que também não buscá-la para a alma?
O sacramento da reconciliação coloca as rédeas e a confissão é o freio. O verdadeiro arrependimento é sempre motivado pela experiência do amor de Deus. Essa é a graça dessa alegria, de quem teve a vida recolocada nos trilhos. Pelo sacramento da reconciliação somos convidamos a passar da vida velha para a vida nova.
Busque a confissão. Não importa o padre e, sim, o sacramento, pois ele é o instrumento. No sacramento da confissão quem perdoa é a bênção de Deus e não o padre. Existe alguém que pode pagar todas as suas dívidas espirituais, absolver todos os seus pecados, que é o seu sacerdote.
A dica do “Sorrindo” de hoje é: Quer ser feliz? Busque a confissão.
Padre Fabrício Andrade
Missionário da Comunidade Canção Nova
Transcrição e adaptação: Ana Alice Lourenço
Assista à primeira parte do programa:
.: Confira o restante do programa no YouTube
.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular
.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’
.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone