Sorrindo pra Vida - 03/10/2011

As sábias escolhas proporcionam boas coisas

Mensagem de Alexandre Oliveira no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta segunda-feira, dia 3 de outubro de 2011.

Ouça

Obs.: Se o áudio estiver baixo para você, aumente o som do computador.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’ , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada hoje está em Gênesis 13,1–13.

“A Palavra de Deus hoje nos fala sobre escolhas, pois precisamos saber fazer sábias escolhas”, diz Alexandre
Foto: Wesley Almeida

Em Gêneses, vemos que Abrão subiu do Egito ao deserto de Negueb com a mulher e todos os bens na companhia de Ló.

Nos capítulos anteriores, podemos conhecer mais sobre a história de Abrão e perceber que Deus o chamou. Abrão saiu de sua terra e foi para a região que o Senhor lhe mostrou, mas decidiu parar no Egito. Essa passagem bíblica fala sobre essa parada.

Abrão, que significa “grande pai”, a partir do momento em que Deus fez uma aliança com ele, mudou seu nome para Abraão, que significa “pai de uma multidão”. Após a mudança de nome, Abraão decidiu que sua esposa seria sua irmã, pois temia ser morto pelos escravos do faraó.

Devido à beleza de sua esposa, Sara acabou se casando com o faraó, mas Deus não aceitou esse casamento. Então, aconteceram diversas pragas contra o reino do faraó e, finalmente, a verdade foi revelada e Abraão, juntamente com o seu povo, foram libertos do Egito.

A Palavra de hoje narra, justamente, o momento após a libertação de Abraão do Egito, caminhando em direção à terra prometida por Deus. Durante o caminho, esse se depara com uma nova situação, pois onde estavam não havia espaço para todos. A partir disso, Abraão pede para seu sobrinho Ló se separar e escolher um outro local. Diante disso, percebemos que é sempre preciso saber fazer sábias escolhas. Abraão, durante sua caminhada, compreendeu que não precisava parecer ser esperto, mas saber fazer boas escolhas.

Podemos ver que quando Abraão tentou ser esperto, coisas ruins aconteceu a ele. Assim também acontece conosco, pois quando tentamos ser “espertos”, acabamos machucando a nós e aos outros.

Aparentemente, Ló fez uma boa escolha, mas, com o passar do tempo, vemos que a região foi dizimada por causa do pecado. Ló não parou para ouvir o Senhor quando fez sua escolha.

Hoje, o Senhor nos inspira a tomar sábias decisões e fazer boas escolhas. Tudo que passa pela vontade dEle se santifica.

Alexandre Oliveira

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Rita Bueno

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone