Propósito

Os setes pecados capitais desviam o homem da justiça

O tema abordado nesta semana pelo missionário Alexandre de Oliveira são os sete pecados capitais; que atualmente são classificados como vícios. A Igreja Católica classificou e selecionou os pecados em dois tipos: os perdoáveis e os merecedores de condenação.

Diante da capelinha de Nossa Senhora das Graças, localizada na Chácara de Santa Cruz, o missionário inicia o programa desta semana pedindo a Nossa Senhora das Graças sua proteção e bênção para você, para sua família e para as intenções que tem no coração.

Assista ao programa:

.: Ouça as dicas de Alexandre

“O pecado é o grande mal em nossa vida”, afirma Alexandre. Com base no trecho do Catecismo da Igreja Católica, ele afirma que o pecado gera mais pecado. E quando os vícios são gerados há uma propensão para aumentar nossos pecados. Mas a Igreja nos ensina que “os vícios podem ser classificados segundo as virtudes que contrariam, ou ainda ligados aos pecados capitais […]” (Catecismo da Igreja Católica n. 1865-1866).

“São chamados pecados capitais porque geram outros vícios”, ensina o consagrado. Os pecados capitais são o orgulho, a avareza, inveja, a ira, a impureza, a gula, a preguiça ou acídia.

O missionário nos conta uma história do famoso pintor Leonardo Da Vinci que estava procurando um modelo para pintar Jesus Cristo no quadro Santa Ceia. Depois de algum tempo à procura, ele encontrou um jovem de belo rosto e estatura, e para esculpir as imagens de todos os santos ele fez o mesmo. Mas ao chegar a vez de pintar Judas, ele foi procurar um modelo num lugar de vícios, de pecados e, quando chegou nesse local encontrou um jovem marcado pelos seus pecados e o convidou para ser o modelo de Judas. Quando ele começou a pintar percebeu que este tinha os traços parecidos com os do modelo que serviu de Jesus. E para a sua surpresa este rapaz era realmente o modelo que havia posado para representar a figura de Jesus.

“Podemos perceber com essa história que o pecado, além de fazer muito mal, também transfigura o rosto do ser humano”, recorda. O consagrado encerra o programa afirmando que tudo o que temos visto de mau no mundo é fruto dos pecados capitais e indica um livro para a leitura: “Um olhar que cura” do padre Paulo Ricardo.

Alexandre o convida a deixar comentários sobre como você procura vencer os pecados capitais na sua vida.

Sobre o programa

Propósito significa “intenção original”, ou seja, Deus, quando nos criou, o fez com uma razão original. Há um desígnio de Deus Pai a nosso respeito, o qual não mudará de forma alguma, pois essa vontade está na origem de tudo. O próprio Senhor afirma que esse propósito divino é o que irá prevalecer em nossa vida.

Agora, se o próprio Deus tem Seu propósito, quem somos nós para não termos um também? Ter um objetivo de vida é importante e necessário. Contudo, é essencial que esse projeto de vida esteja em conformidade com o propósito do Senhor.

Seja um sócio evangelizador, escolha uma das opções abaixo:

.: Boleto Bancário

.: Débito Automático

.: Cartão de Crédito

.: Conheça outras formas de contribuir