Sorrindo pra Vida - 30/03/2011

Em vez de se enfeitar por fora, enfeite-se por dentro

Mensagem de Wellington Silva Jardim no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, nesta quarta-feira, dia 30 de março de 2011.

Ouça:

OBS.: Se o áudio estiver baixo para você, aumente o som do computador.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’ , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada hoje está em I Timóteo 2, 8-15:

8. Quero, pois, que, em toda parte, os homens orem, erguendo mãos santas, sem ira nem contenda.

9. Igualmente quero que as mulheres se vistam decentemente e se enfeitem com modéstia e bom senso. Nada de penteados complicados nem de jóias de ouro ou de pérola, nem de vestes luxuosas.

10. Mas que se enfeitem com boas obras, como convém à mulheres que fazem questão de uma vida piedosa.

11. Durante a instrução, a mulher fique escutando em silêncio, com toda a submissão.

12. Não permito que a mulher ensine, nem que mande no homem. Ela fique em silêncio.

13. Com efeito, Adão foi formado primeiro; Eva, depois.

14. E não foi Adão que se deixou seduzir, mas a mulher é que foi seduzida e se tornou culpada de transgressão.

15. No entanto, ela será salva pela geração de filhos, se, naturalmente, perseverar na fé, no amor e na santidade, unida à modéstia.

“Não há nada pior do que uma pessoa fútil, vazia”, explica Eto
Foto: Wesley Almeida/CN

Vale a pena ler a Carta de São Paulo a Timóteo porque ele nos ensina como devemos viver na prática, de forma direta e simples. Hoje, como os homens estão? Eu vou à igreja e vejo pouquíssimos homens. Por que será que eles não vão à Missa? Se as mulheres caem no pecado com a “língua”, os homens caem com as “mãos”.

Quanta corrupção hoje neste mundo, quanto dinheiro voando por aí… Os atos que saem de nós precisam ser preciosos, para o bem. Paulo diz que as mulheres precisam se arrumar, mas é necessário bom senso. Como é bonito ver uma mulher bonita; mas algumas exageram e se tornam um verdadeiro pavão.

A beleza exterior acaba, é preciso entender que é mais importante o que existe dentro de nós. A idade chega, é a lei natural da vida. É silicone para todos os lados, Botox… O mundo se deformou, Deus quer você do jeito que você é.

Em vez de se enfeitar por fora, enfeite-se por dentro para encontrar o real sentido da vida. Não há nada pior do que uma pessoa fútil, vazia. Esta é uma passagem bíblica para mulheres e homens. Você precisa entender que o seu limite termina onde começa o do irmão.

O apóstolo dos gentios também escreveu no versículo 12: “Não permito que a mulher ensine, nem que mande no homem. Ela fique em silêncio”. Isso é complicado, porque o esteio da casa é a mulher, mas ela precisa saber a hora certa de falar, de corrigir. Esse é o maior discernimento que ela precisa ter. Não adianta chegar “explodindo”, isso só vai piorar a situação.

Todo homem que trai tem medo de ser traído. Muitos homens hoje não têm a capacidade de amar suas esposas, muitos deles ficam sempre de olho na mulher do vizinho. Antes de ajudar o outro, ajude a si mesmo. E não digo de ajuda financeira, mas de ajuda interior. É você e Deus!

Paulo veio nos ensinar hoje como devemos agir, tanto homens como mulheres. Se você quer levar sua família para o céu, saiba que é por intermédio da mulher que você conseguirá isso. Deus deu a ela um poder muito significativo para isso. Ela é a nossa educadora, tem essa sensibilidade que nós homens não temos.

Wellington Silva Jardim (Eto)

Missionário da Comunidade Canção Nova

Assista a primeira parte do programa:

.: Confira o restante do programa no Youtube

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone