Sorrindo pra Vida - 28/07/2010

Há quanto tempo você tem olhado para o "escondido"?

Mensagem do padre Paulo Ricardo no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, nesta quarta-feira, dia 28 de julho de 2010.

Ao ir para a página do Podcast Sorrindo pra Vida , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

Eu quero convidar você para abrir a Palavra de Deus em:
Mateus 13,44-46.

Padre Paulo Ricardo
Foto:

“O Reino dos Céus é como um tesouro escondido num campo. Alguém o encontra, deixa-o lá bem escondido e, cheio de alegria, vai vender todos os seus bens e compra aquele campo. O Reino dos Céus é também como um negociante que procura pérolas preciosas. Ao encontrar uma de grande valor, ele vai, vende todos os bens e compra aquela pérola” (São Mateus 13, 44- 46).

O Evangelho de São Mateus é dividido entre 5 sermões e nos apresenta Jesus como o verdadeiro Moisés. Cristo os faz [os sermões] em parábolas, começou com a parábola do semeador, joio, trigo. Estas duas parábolas são de um sermão riquíssimo.

O Reino dos Céus é uma realidade escondida, mas o príncipe deste mundo e as más notícias sempre estão nos jornais. O bem não faz barulho, mas é escondido, é importante sermos capazes de presenciarmos o que esta “escondido”. Fomos feitos para o céu, precisamos enxergar o invisível aos nossos olhos com os olhos da fé.

Os cristãos, quando começaram a seguir a Jesus, precisavam olhar para o “escondido”. O farol é um sinal visível de algo invisível. Temos acesso ao Reino dos Céus pela fé, e quando encontramos este tesouro surge a alegria. “[…] cheio de alegria, vai vender todos os seus bens e compra aquele campo.”

Uma pessoa que possui casa, carro, emprego, família e filhos, diz: “Mulher, vamos vender tudo para comprarmos aquele terreno baldio.” Certamente a esposa não aceitará. Ele não pode comentar sobre o “tesouro”, pois o dono do terreno pode vir a descobrir. Na compra do terreno: A mulher, emburrada, e ele feliz, pois viu o “tesouro” escondido. O cristão se entrega, pois não tem medo do “escondido”.

Quando, André, Pedro e Tiago olharam nos olhos de Jesus enxergaram o que Herodes, os pescadores e muitos outros não viram. “Jesus disse aos Doze: “Vós também quereis ir embora?” Simão Pedro respondeu: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna” (São João 6, 67-68). Há quanto tempo você tem olhado para o “escondido”?

De repente, aqueles cães de caça, ao avistarem uma lebre, uma raposa, saem correndo, e os que não viram, seguem-nos [os cães que avistaram]. Mas, somente aqueles que avistaram a lebre perseveram. Da mesma forma, somente aquele que viu o “tesouro”, o “invisível”, persiste.

Esta é a parábola do tesouro escondido, da realidade da entrega. Os cristãos carregam a cruz com alegria, e quem “olha de fora” só enxerga a cruz, mas quem “entra” avista o “tesouro escondido”, a experiência cristã. Do mesmo modo, nós só compreenderemos a Igreja Católica, o Cristianismo, quando entrarmos pela porta desse mundo extraordinário. É uma alegria viver na Igreja que Nosso Senhor Jesus Cristo deixou neste mundo. A Igreja é santa, mas tem filhos pecadores. A Igreja é fantástica e só a experimentamos quando entramos pela porta, esta é a grande parábola [que Deus quer que vivamos].

A segunda parábola possui outro aspecto: Não insiste na primeira, em buscar o invisível, mas realça o custo e o benefício. Você tem o seu capital e investe naquela pérola de grande valor. O empresário investe, o que não significa gasto. Jesus nos ensina a sermos bons empresários no Espírito. Somos chamados a “vender” tudo para ter esta “pedra preciosa” [ou seja, nos desapegarmos das coisas para seguir ao Senhor].

Jesus quis que os apóstolos pregassem com a vida: “[…] Não leveis duas túnicas.” Com isso o Senhor não nos ensina a não termos higiene, mas a renunciar e a deixar as “redes” na “beira da praia”.

Padre Paulo Ricardo de Azevedo Júnior
Pertence ao clero da Arquidiocese de Cuiabá (Mato Grosso – Brasil), onde é atualmente Vigário Judicial.

Transcrição e adaptação: Thaís Capucho

.: Canção Nova lança Bíblia on-line para dispositivo móvel

Confira outros programas Sorrindo pra Vida

Eto evangeliza através do twitter.com/etoCN

.: Conheça o Blog do Dunga

.:Saiba um pouco mais sobre o novo DVD do Dunga

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone

.: Saiba mais sobre o DVD do Sorrindo pra Vida com o Eto

.:Revista Canção Nova de julho de 2010