Sorrindo pra Vida - 18/02/2010

O remédio para nós é a alegria

Mensagem do missionário Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, nesta quinta-feira, dia 18 de fevereiro de 2010.

Ao ir para a página do Podcast Sorrindo pra Vida , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

Eu quero convidar você para abrir a Palavra de Deus em Eclesiástico 30,22-27.

Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida”
Foto: Wesley Almeida

Nós vivemos e ainda estamos colhendo os frutos desse tempo de alegria e de festa que é o carnaval. Esse tempo é coroado com a Quarta-feira de Cinzas, por meio da liturgia nos recorda que somos pó e que ao pó vamos voltar. Corremos o risco de ficar tristes ao ouvir isso. Mas a Quaresma não é um tempo de tristeza. Este é um período que nos refaz, pois é um tempo de purificação, no qual Deus quer arrancar tudo aquilo que nos afasta d’Ele e da felicidade que Ele tem para nós.

A Quaresma é um tempo de encontrarmos a nós mesmos na presença de Deus. A alegria brota da verdade. São Pedro já alertava naquele tempo: “Sede sóbrios e vigilantes. O vosso adversário, o diabo, anda em derredor como um leão que ruge, procurando a quem devorar” (I Pd 5,8). A tristeza fica nos rondando. Quando surgem as contrariedades o inimigo nos tenta para que fiquemos irritados. Corremos então um sério risco de ficar tristes. Mas a alegria do Senhor habita em nosso coração e não ficamos na dependência de ter sucesso “nas coisas”, mas sim ter sucesso como pessoa.

Deus vibra e se alegra ao vê-lo feliz. E a nossa alegria consiste em ver a Deus. Saiba que o Senhor está ao seu lado. Não pense que você foi abandonado pelo Senhor por causa das situações difíceis de sua vida. Temos tempos difíceis e temos tempos de enorme alegria e bondade. Procure ver Deus naquilo que acontece com você, pois os acontecimentos falam conosco. A história fala por si só. Como é bom perceber que o Senhor tem cuidado de nós!

Por isso, não se entregue à tristeza, não desista da caminhada. Muito mais do que aquilo que nos acontece, o que atormenta a alma são as nossas preocupações. A alegria do Senhor é a nossa força, ou seja, a alegria, que é um dom de Deus, nos fortalece.

O inferno começa com a perda da nossa confiança no Pai celeste. Não basta acreditar que Deus existe. É preciso acreditar que Ele trabalha em nosso favor. O remédio para nós é a alegria. E, por isso, vamos viver este tempo quaresmal com penitência e com alegria.

As provações que vivemos não somente nos testam, mas também nos levam a ultrapassar os nossos próprios limites. E você que se sente sem forças precisa reconhecer que a alegria do Senhor (e não a sua própria alegria!) é que lhe dará forças.

Deus não decide a nossa vida sem nós. É assim que o Senhor vai nos governando. Planejar é se abrir à sabedoria divina, que vai conduzindo a nossa vida ao cooperarmos com Ele. Preocupar-se, ao contrário, é ter medo do futuro, é uma falta de confiança em Deus.

Você quer ser alegre? Saia de você mesmo. Descruze os braços e vá ao encontro do próximo. O Senhor mesmo nos diz que há mais alegria em dar do que em receber. Um coração entregue ao bem é um coração alegre. Nas dificuldades, que você vive, se você encontra a Deus sua alegria só irá aumentar!

Aprenda a aceitar suas quedas, fracassos, suas escolhas erradas, pois aceitar os próprios erros é o início do reerguimento. Desta forma, você conseguirá se levantar. Talvez, você não tenha conseguido confessar-se até agora. Mas saiba que começou um tempo novo de graça para nós. E nesta Quaresma o Senhor lhe dá a graça de um recomeço de um modo alegre e feliz. Coloque sua vida nas mãos d’Ele e você não se arrependerá.

Márcio Mendes
Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Alexandre de Oliveira

.: Confira outros programas Sorrindo pra Vida

.: A Penitência da Quaresma

.: Conheça o significado da Quaresma

.: Saiba mais sobre o missionário Márcio Mendes

.: Blog do Márcio Mendes

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone

.: Revista Canção Nova de Fevereiro de 2010

.: Adquira a coleção “Dons do Espírito” escrita por Márcio Mendes