Sorrindo pra vida - 11/12/09

A obediência e amor aos pais nos trazem bênçãos

Mensagem do Wellington Silva Jardim (Eto) no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, nesta sexta-feira, 11 de dezembro

Ao ir para a página do Podcast Sorrindo pra Vida , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

Eu quero convidar você para abrir a Palavra de Deus em:
Tobias 4,1-6.

Ana Paula Guimarães e Wellington Silva Jardim (Eto)
Foto: cancaonova.com

“Naquele dia, Tobit recordou-se do dinheiro que havia depositado com Gabael, em Rages, cidade da Média. 2.E disse consigo mesmo: Eu pedi a morte. Por que não chamo Tobias, meu filho, e lhe falo, antes de morrer, desse dinheiro que depositei?” (Tobias 4, 1-2). Tobit emprestou o dinheiro e esqueceu.

Não empreste o dinheiro fazendo conta dos juros. Antigamente quando uma pessoa me pedia emprestado R$10, eu dizia: “Eu te dou o dinheiro”, mas eu não dava de coração, eu dava para que ela nunca mais me pedisse ou então eu “matava” a pessoa nos juros.

“Tobit se recordou do dinheiro que tinha emprestado”. Ele já ia morrer, então nada mais justo do que seu filho saber dessa parte de sua vida. Aqui há uma coisa muito bonita: os filhos precisam saber das coisas da vida de seus pais. E devem saber sempre, não somente quando estão com o diploma na mão, mas também quando estão “no fundo do poço”, pois eles são sempre seus filhos. E não somente nas horas boas.

Não devemos amar o filho somente quando ele está no poder, é amar o filho de qualquer jeito. “Chamou, pois, o filho, Tobias, que veio ter com ele. E disse-lhe: Filho, quando eu tiver morrido, sepulta-me como convém e honra tua mãe. Não a abandones todos os dias de tua vida e faze o que lhe agrada. Não entristeças o seu espírito em coisa alguma” (Tobias 4,3). Deus quer nos falar com isso: “Seja bom filho, honre teu pai e mãe”; e nós esquecemos muito disso, temos tempo para tudo, menos para o pai e a mãe.

A mãe quando está mais velha fica com saudade dos filhos e começa a falar que está com dor em vários lugares para que fiquemos com elas. Ela precisa chamar atenção.

“Lembra-te dela, filho, que passou muitos perigos por tua causa quando estavas em seu seio. Quando ela falecer, sepulta-a junto a mim, na mesma sepultura” (Tobias 4,4). Como é bom o filho não entristecer a mãe. Quando você estava na barriga de sua mãe ela sofreu muito, quando te deu a luz ela sofreu muito com a dor do parto. A mãe é a nossa mãe.

Deus não brinca conosco, pai e mãe são coisas muito sérias. Estamos chegando no Natal e é hora de pensarmos: será que eu estou sendo inimigo de meus irmãos e estou entristecendo o coração do meu pai e minha mãe? Será que a vida que estou tendo está alegrando o coração de meus pais? Deus nos fala para alegrarmos o coração de nossos pais.

“Em todos os teus dias, filho, tem o Senhor na tua mente, e não consintas em pecar, nem em transgredir os seus mandamentos. Pratica a justiça todos os dias de tua vida e não sigas os caminhos da iniquidade” (Tobias 4,5).

É a terceira passagem do que ele falou, ele disse da herança que ele poderia dar para o filho, uma herança santa, que ele emprestou para o amigo. A segunda passagem foi honrar o pai e a mãe: “Me sepulta num lugar sagrado e não esqueça da sua mãe”. A terceira diz: “Em todos os teus dias, filho, tem o Senhor na tua mente, e não consintas em pecar, nem em transgredir os seus mandamentos”. Não pecar. “Pratica a justiça todos os dias de tua vida e não sigas os caminhos da iniquidade”.

Siga a justiça e esqueça do pecado, para facilitar sua vida nesta terra. Ser de Deus é muito mais fácil, eu sei que existem sofrimentos: “Fulano de tal me despreza e fala mal de mim”. Mas o que importa é eu e Deus.

Não tire Jesus de sua mente, de maneira nenhuma, tenha um trabalho santificado, uma diversão santificada. Faça tudo bem e com amor. Pratique a justiça todos os dias de sua vida, você não tem o direito de ser justiceiro, pratique o bem. Às vezes, temos que chamar atenção, mas na justiça de Deus, isso não é pecado, o pecado é desprezar pai e mãe.

Depois Deus nos fala: “De fato, se praticares a verdade serás bem sucedido em teus empreendimentos, como o serão todos os que praticam a justiça”. “Verdade” é a palavra que Deus mais gosta de nos dizer e espera de nós que a vivamos. Comece a praticá-la [a verdade], muitas vezes começamos com as mentiras pequeninas e elas vão crescendo e ficamos desacreditados. Se você quer vencer na vida e ter paz, você precisa ser verdadeiro com tudo, com você primeiramente e com todos. Não queira “enfeitar o pavão” para alegrar os seus pais, alegre-os com a verdade.

Estamos rezando sob uma herança bendita, Tobit que deixa sua herança para seu filho Tobias. Primeiro herança material, coisas do mundo, mas santa, não adianta deixar herança maldita. Depois ele nos fala para honrarmos pai e mãe e no final que não nos esqueçamos nunca de Deus, “Tenha o Senhor na tua mente, não consista em pecar, nem em transgredir seus mandamentos, pratica a justiça todos os dias da tua vida, e não siga os caminhos da iniquidade”. É tudo para nós, se eu quero, se minha meta é alcançar o céu, está aqui a resposta, para mim, de como devo chegar ao céu, como devo seguir minha vida na santidade diária. E isso será a minha e a sua felicidade.

Wellington Silva Jardim (Eto)
Administrador da Fundação João Paulo II

Transcrição e adaptação: Regiane Calixto

Blog do Eto

Comunidade de relacionamentos da Canção Nova: gente de fé

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone