Sorrindo pra vida - 29/11/2012

Seja misericordioso como vosso Pai

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta quinta-feira, dia 29 de novembro de 2012.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em São Lucas 6,31-36.

“Misericórdia é o nome que o amor recebe em meio às nossas misérias, no momento em que nós menos merecemos”, afirma Márcio.
Foto: Wesley Almeida

O Espírito Santo vem nos falar, pela boca de nosso Senhor Jesus Cristo: “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso”. A misericórdia de Deus é para todos e ela quer passar por meio de nós.

Que alegria ver o próprio Jesus dizer que o vosso Pai é misericordioso, porque Deus é um Pai para você e Ele não é só o Criador Todo-Poderoso, é também todo amor. Deus é o Todo-Poderoso, porque é onipotente na misericórdia e no amor. Quando olha para você, Ele não o condena nem lhe cobra nada pelas coisas erradas que você fez ou que deixou de fazer. Deus lhe olha com misericórdia.

Misericórdia é o nome que o amor recebe em meio às nossas misérias, no momento em que nós menos merecemos ser amados. Esse amor que nos abraça e nos levanta só pode mesmo vir de Deus. Por isso que você pode ter a certeza de que uma mãe ama com o amor que vem de Deus, porque ama com misericórdia. Mesmo quando ninguém mais ama seu filho, ela não o abandona.

Deus é assim, Ele não o abandona. Mesmo que sua mãe, um dia, lhe esqueça, Ele jamais lhe esquecerá. O olhar de Deus para você é um olhar de mãe e você pode perceber isso na Palavra, quando Ele pede que, assim como Ele, você seja misericordioso, porque o Senhor faz o bem mesmo para os ingratos e maus.

Quantas vezes nós nos revoltamos por ver, em uma família, o pai e a mãe ficarem ao lado do filho que erra! Mas nós pensamos assim, porque estamos fora da situação. Quando o amor de Deus entra no coração de um pai e de uma mãe, eles já não amam só com amor de meros pais, mas com o verdadeiro amor que vem de Deus, que é bom com os ingratos e com os maus.

Diga se não é verdade que o amor de Deus nos alcançou no momento em que vivíamos na ingratidão e na maldade? Só Ele sabe o que se passava no nosso coração antes de nos aproximarmos d’Ele. Ele sabe tudo, porque esteve sempre ao nosso lado. Se você estava distante e, mesmo assim, o Pai veio até você sem pedir contas sobre o que você tinha no coração, saiba que Ele veio com bondade e nada bloqueou o Seu amor.

O amor de Deus espera que você esteja preparado para dizer ‘sim’. Será que, hoje, não é o momento do seu ‘sim’? Por isso, quanto mais fragilizado você estiver por causa das dores que sente pelas escolhas erradas, mais confiança na misericórdia de Deus você tem de ter, porque o Senhor é misericordioso até com quem foi ingrato e mau.

Feliz quem reconhece que, um dia, foi assim, porque, hoje, por meio dessa Palavra, sabe que Deus é misericordioso. O Senhor precisa das nossas misérias para ser misericordioso, é nessa hora que Ele encontra a oportunidade de nos mostrar o Seu amor. Onde o pecado causa mais danos é onde o amor de Deus se manifesta com mais força para nos arrancar do mal.

A Palavra abre os nossos olhos. Se Deus nos trata com misericórdia, nós também devemos nos tratar assim. A misericórdia não falta a ninguém, mas temos que aceitá-la no coração para podermos experimentá-la.

Mesmo quem não era amigo de Deus, se recorrer a Ele em oração e com persistência, experimentará a Sua misericórdia. Deus ama a todos, é amigo de todos.

Nesse mundo de muitas tentações, temos de buscar uma direção para a nossa vida. Nós vamos encontrar por aí pessoas que não nos amam, e isso será uma tentação para que nós também não as amemos. Nós vamos encontrar pessoas que não estão inclinadas a nos fazer o bem e a tentação nos fará querer pagar na mesma moeda. A Palavra diz que vamos encontrar pessoas que não vão querer nos ajudar e a tentação nos fará sentir vontade de também não ajudá-las.

Com tantas tentações, a única certeza da nossa vida é a misericórdia divina. Por isso, Deus pede que sejamos misericordiosos, mas para que essa graça se cumpra, precisamos passá-la adiante.

Amor que guardamos se perde e estraga. Ele foi feito para ser aproveitado e passado adiante. A misericórdia só acontece com eficácia na nossa vida se a passarmos adiante.

Seja misericordioso como Deus, ame o seu irmão. Perdoe assim como o Senhor lhe perdoou. É assim que você faz a alegria acontecer na sua vida. Se você estiver com raiva de alguém, coloque-se no lugar dela, tenha compaixão para que essa raiva desapareça. Quando você considera o problema do outro, você para de reclamar.

Santa Catarina de Sena dizia: “Nenhum pecador arrependido pediu ao Senhor benefícios sem receber o que esperava”. O amor de Deus é todo para você. No dia de hoje, você quer receber os benefícios? Deixe o Senhor cumprir a misericórdia em você com eficácia, passe-a adiante, seja como vosso Pai e você irá experimentar o amor que transforma. Peça a Deus essa graça.

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.