SORRINDO PRA VIDA - 26/07/2016

Quem confia não se fecha

O coração tem apenas uma porta: a que se abre para doar é a mesma que se abre para receber

Marcio Mendes, nesta terça-feira, dia 26 de julho de 2016, no programa “Sorrindo para Vida”, convida-nos a viver a generosidade que vem de Deus.


.: Para adquirir esta edição e outras do programa ‘Sorrindo pra Vida’, acesse a Loja Virtual
.: Receba no celular mensagens de fé e esperança. Envie a palavra VIDA via sms para 46991 – Saiba mais:bit.ly/smsvida

A Palavra meditada está em 2 Coríntios 9,8-11.
“E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra; Conforme está escrito:Espalhou, deu aos pobres;a sua justiça permanece para sempre. Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, também vos dê pão para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça; Para que em tudo enriqueçais para toda a beneficência, a qual faz que por nós se deem graças a Deus.”

Quem confia não se fecha

Foto: Arquivo/cancaonova.com

A Palavra de Deus, hoje, pede-nos uma pobreza de coração, a fim de que nos façamos humildes, sem deixar que a riqueza seja nossa própria dona. Deus não tem nada contra alguém que tenha encontrado sucesso na vida, nem mesmo no Antigo Testamento Ele se contrapõem a esse êxito. Na verdade, o Senhor sempre nos dará o necessário em todas as coisas.

Por que “coisas”? No âmbito físico, para que tenhamos a disposição do nosso corpo, para servimos mais a Deus e aos outros; e também materialmente, para que tenhamos sempre o necessário para todos os aspectos, e não só o necessário, mas também em abundância, para ajudarmos o próximo e fazermos boas obras.

Quando alguém se aproxima de Deus, o Espírito Santo vai tornando-o melhor em tudo, pois ele se deixa conduzir pelo Senhor. Muitas pessoas me dizem: “Nossa, aquela pessoa é de oração, mas não é tão boa quanto a outra!”. Eu lhe respondo que ela pode não ser melhor do que a outra, mas, depois que ela se tornou uma pessoa de oração, tornou-se melhor do que era antes, pois o Espírito Santo a conduz.

A Palavra nos fala de um semeador e nos ensina que a semente que ele coloca no campo é dom, é mérito, pois a semente já está pronta, o semeador não precisou a inventar. Porém, junto com esse dom, vem a tarefa, porque ele a plantou, regou, tirou as pragas e cuidou até que o fruto viesse em abundância. Se o Senhor deu a semente, Ele também dá o resultado.

Lembro-me de um retiro em que Dom Alberto Taveira pregava aos membros da Canção Nova. Algumas palavras estão marcadas em mim até hoje. Em meio a uma pregação, ele disse:

As chaves que abrem a porta da divina misericórdia na nossa vida não é o pedir, mas o dar. Quanto mais a gente dá, mais Deus derrama Sua misericórdia sobre nós.”

Na própria natureza, vemos testemunhos claros disso. É como um poço, quanto mais água tiramos dele, mais água ele proporciona, e cada vez mais pura. Agora, um poço que ninguém tira água, é uma fonte de doenças, de problemas, porque a água apodrece, mosquitos se aglomeram e, com o passar do tempo, aquele poço para de oferecer água e estraga, pois aquilo que ele tem não agrada a mais ninguém e se deteriora. Assim é com o nosso coração, pois quando fechamos as portas do nosso coração, as mãos se fecham para nós.

O segredo para receber é dar. Quem dá muito amor, recebe muito amor!

Se você é uma pessoa generosa, acredite, não faltará generosidade em sua vida. Os cristãos são chamados para ser generosos; mais do que isso, mostrando-se confiantes na Divina Providência, pois quando ajudamos, assim como aqueles que ajudam a Canção Nova, quando colocamos a mão naquele “poço” que temos, quando somos capazes de ajudar por generosidade, a confiança que está em Deus manifesta-se concretamente, e não em sua capacidade de fazer reservas.

Deus é poderoso e nos acumula de graças o tempo todo, seja no campo emocional, psicológico, amoroso, profissional e financeiro. Tenhamos sempre o necessário e sejamos capazes de ajudar aquele que não tem nada. Ao ler essa palavra, não podemos nos amedrontar, sentir-nos inseguros, mas sim ignorar nossas fraquezas e ir mais longe. Realmente, devemos experimentar essa palavra em nossas vidas.

Muitas vezes, perguntamos ao Senhor: “Meu Deus, porque eu não experimento essa Palavra em minha vida? Por que não me sinto acumulado de graças? Por que nunca sinto que posso ajudar quem eu gostaria? Meu Deus, por que até do Espírito Santo eu não me sinto cheio, transbordando?” Não será porque estamos recebendo em abundância e não estamos dando, pois aquele que recebe e não dá, fica entulhado, afogado.

Na palavra de hoje, vimos que “quem semear pouco, vai colher pouco; quem semear com largueza, colherá com largueza”.

Algo muito concreto é colhemos a semente que plantamos. Quem plantar o amor vai colher amor; e quando nos dispomos a espalhar o bem, o Espírito Santo vai à frente, abrindo caminho. O Espírito Santo estará a sua frente, conduzindo e aumentando sua generosidade.

O Divino Espírito quer ajudar, aumentar nossa capacidade de ajudar outras pessoas; e quando Deus encontra um coração aberto, ele coloca nas mãos dele tudo que puder parar que possa ser dado ao outro. Porém, quem rouba de Deus desvia para si o que Ele destinou ao outro, e esse não receberá coisa alguma.

Agora quero que você se atente a três pontos: Oração, mortificação e serviço.

A oração é fundamental, pois primeiro eu rezo para que meu coração não endureça, pois se eu não rezar, não sou bom o suficiente nem tenho coragem para ajudar o outro. Assim, não consigo me apegar a Deus.

Mortificação é quando abrimos o armário e pegamos aquela roupa que está lá sem ser utilizada e damos a alguém que realmente precisa e fará bom uso. Por fim, o serviço santificado, onde transformamos em oração aquilo que vamos fazer, dar nosso melhor por Deus e para Deus, fazendo com que seu trabalho seja bom para o outro. Mortificar é rezar o dia, rezar a vida, oferecer aquilo que você faz a Deus e fazer bem feito. Isso é santidade, é generosidade.

No cenáculo, quando os apóstolos ficaram cheios do Espírito Santo, eles não utilizavam aquele espaço e aquele tempo para fazer reuniões e tomar decisões, assim que ficaram cheios do Espírito, saíram para toda a parte evangelizando. Essa também é nossa missão, sair por toda parte espalhando generosidade, espalhando o bem por onde passa. Você topa? Vamos fazer isso junto?

O Senhor disse que quem cresce n’Ele receberá uma fonte de Água Viva, o Espírito Santo, e para receber é necessário acreditar e pedir.

Marcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Lucas Mendes

Saiba como ajudar a Canção Nova