SORRINDO PRA VIDA - 28/04/2016

O que temos colocado como primeiro plano em nossa vida?

O que hoje está em primeiro plano em nossa vida? Qual lugar Deus tem ocupado nela?

Márcio Mendes, na manhã desta quinta-feira, dia 28 de abril de 2016, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, convida-nos a repensarmos nossas atitudes e nos desapegarmos de tudo o que tira Deus do primeiro plano em nossa vida.

O que temos colocado como primeiro plano em nossa vida?

Foto: Arquivo/cancaonova.com

A Palavra meditada está em São Marcos 12,28-34:
“Um dos escribas, que tinha ouvido a discussão, percebeu que Jesus dera uma boa resposta. Então aproximou-se dele e perguntou: ‘Qual é o primeiro de todos os mandamentos?’ Jesus respondeu: ‘O primeiro é este: ‘Ouve, Israel! O Senhor nosso Deus é um só. Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com toda a tua força!’ E o segundo mandamento é: ‘Amarás teu próximo como a ti mesmo’! Não existe outro mandamento maior do que estes.’ O escriba disse a Jesus: ‘Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: ‘Ele é o único, e não existe outro além dele’. Amar a Deus de todo o coração, com toda a mente e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo, isto supera todos os holocaustos e sacrifícios’. Percebendo Jesus que o escriba tinha respondido com inteligência, disse-lhe: ‘Tu não estás longe do Reino de Deus’. E ninguém mais tinha coragem de fazer-lhe perguntas.

Estamos numa constante busca em nossa vida para descobrirmos o que é mais importante. O tempo passa e, quando vemos, a vida nos escapa e temos a sensação de que não fizemos nada. Começamos a nos perguntar: “O que é mais importante?” ou “O que vem primeiro?”. O Espírito Santo nos responde que o mais importante é colocar Deus acima de tudo por amor.

Depositemos nossa confiança no Senhor

Quando Deus não é prioridade em nossa vida, tudo entra em desordem. Quantas vezes reclamamos que a nossa vida não está bem, mas se pararmos para pensar e analisar, certamente chegaremos à conclusão de que o Senhor não está em primeiro plano em tudo o que fazemos. Quando colocamos algo no lugar de Deus, acontece o inverso do que esperávamos. Acabamos perdendo o sabor pela vida.

Entreguemos nas mãos do Senhor aquilo que nós colocamos acima d’Ele. A nossa esperança deve ser depositada no Senhor, pois Ele é o único que pode corresponder àquilo que esperamos.

A nossa salvação vem de Deus

Tudo o que colocamos acima do Senhor não nos traz salvação. A salvação de Deus é concreta e passa por todas as necessidades de nossa vida. Acreditemos na Divina Providência, confiemos no Senhor.

Na hora do desespero, não enxergamos as coisas mais óbvias. Sentados e desacreditados da vida, não conseguimos ver que as portas estão abertas. Deus cuida de nós e dos nossos, por isso não há o que temer, mas sim confiar.

Quantas coisas nos deixam amarrados e, por isso, não experimentamos a salvação de Deus! Se tivermos coragem de nos desprender das coisas, Ele nos guiará com Seu poder.

O nosso amor e confiança valem para o Senhor mais que qualquer renúncia e sacrifício que podemos fazer. Aquele que abriu o mar para o povo passar abrirá os mares da nossa vida, mas precisamos ter a coragem de levantar e andar.

Rompamos com o pecado

Talvez tenhamos feito tudo o que está ao nosso alcance, mas os resultados não aparecem; então, tentemos novamente. Tentemos com o Senhor! Se o pecado faz romper a nossa relação com Deus e nos afasta do Seu amor, rompamos com o pecado e tudo o que nos une a ele. Arranquemos da nossa vida tudo o que colocamos acima do Senhor.

Amar a Deus e confiar no Seu amor nos faz experimentar a salvação. Se despencarmos no abismo do erro, do pecado e da depressão, agarremo-nos à cruz de Cristo; assim, daremos a Ele a oportunidade de nos salvar. Declaramos que sem Ele não há como romper com o pecado e alcançar salvação.

Ser de Deus é sinal de inteligência. Quando estamos com Ele, somos agraciados pelo Espírito Santo e o Paráclito consolador nos ajudará a discernir o que devemos renunciar e quais caminhos prosseguir.

Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Ariele Silva

Saiba como ajudar a Canção Nova