SORRINDO PRA VIDA - 24/05/2016

Deus nos escolheu e nos fez para a santidade

O Senhor nos chamou à santidade, por isso assumamos que somos bênçãos de Deus

Padre João Marcos Polak, na manhã desta terça-feira, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, convida-nos a tomarmos posse de que somos bênçãos de Deus.

A Palavra de reflexão está em Efésios 1,3-4.13:
“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com toda bênção espiritual nos céus, em Cristo. Nele, Deus nos escolheu, antes da fundação do mundo, para sermos santos e íntegros diante dele, no amor. Nele, também vós ouvistes a palavra da verdade, a Boa-Nova da vossa salvação. Nele acreditastes e recebestes a marca do Espírito Santo prometido.”

Deus nos escolheu e nos fez para a santidade

Foto: Arquivo/cancaonova.com

Eu gostaria que essa Palavra de Efésios, que acabamos de ler, ficasse gravada no mais profundo no nosso coração no dia de hoje, porque ela é bênção para nós.

Degustemos da Palavra Viva

Abramos nosso coração para aceitarmos o poder dessa Palavra e o que ela pode realizar em nossa vida. Às vezes, meditamos uma passagem bíblica e pensamos: “É mais uma pregação”. No entanto, precisamos entender que se não abrirmos verdadeiramente o nosso coração para o que o Senhor tem a nos dizer, será apenas mais uma palavra. Precisamos tomar posse do que Deus quer realizar, hoje, em nossa vida.

Somos bênçãos de Deus

Em Cristo, Deus derramou sobre nós toda bênção. Talvez, não a aceitemos ou não nos consideremos pessoas abençoadas, mas somos, sim, repletos da bênção de Deus. Tomemos consciência de que somos abençoados por Cristo; assim, nossa vida começará a ser diferente.

O que nos falta para nos sentirmos abençoados?

Diante de tantas realidades que vivemos e das machucaduras em nossa alma, como nos sentirmos abençoados? A certeza é que não seremos totalmente curados nessa nossa caminhada. Peçamos a bênção de Deus, Sua graça e misericórdia em nossa vida, para que ela seja transformada pelo Senhor.

Assumamos uma postura diferente na graça de Cristo. Sejamos homens e mulheres de Deus, chamados a viver na graça de Cristo. Não nos rastejemos diante das coisas terrenas. Além de abençoados, somos os escolhidos de Deus, amados e queridos por Ele. Quantas vezes temos dificuldades de amar e perdoar! Para que consigamos viver o amor e dar o perdão, precisamos viver a experiência de sermos amados e perdoados por Deus.

O Senhor pensou em cada um de nós, Ele nos escolheu e elegeu, sonhou conosco antes mesmo de criar qualquer coisa. Mesmo que não aceitemos essa escolha d’Ele, o Senhor pensou em nós, pensou em cada detalhe. Pode ser que, no meio do caminho, acabemos nos deformando, mas Ele nos elegeu e não voltará atrás de Sua decisão.

Deus nos fez para sermos uma bênção na vida das pessoas, seja no nosso ambiente de trabalho, em nosso grupo de oração e na nossa casa. Ele colocou em nós a marca do Espírito Santo.

Quantas vezes pensamos: “Eu não sou um escolhido de Deus. Isso é para outras pessoas e não para mim”. Por intermédio dessa palavra, assumamos uma postura diferente em nossa vida, assumamos que somos escolhidos pelo Senhor.

Como acolher a graça de Deus?

Aceitemos tudo o que nos acontecer. Aceitemos nossas limitações e falhas, porém, entendamos que aceitar não é concordar nem nos acomodar, mas sim brotar do nosso coração o desejo de mudança, de retomar nossa caminhada.

Se a Palavra de Deus nos diz que somos bênçãos, então digamos ao nosso coração que o somos. Se ela nos diz que somos escolhidos, tomemos posse dessa eleição. Somos templos do Espírito Santo, amados por Deus.

Quando assumimos que somos eleitos do Senhor, vivemos um tempo de renovação, para que o Senhor transforme nosso coração e nossa vida.

Um tempo novo para nossa história

O Senhor quer que olhemos para as situações do nosso dia a dia e assumamos a postura de viver um tempo novo. Nossa história faz parte de nós, e até mesmo nossas feridas e traumas fazem parte daquilo que somos. No entanto, se tomarmos posse de que somos filhos de Deus, nossa vida valerá muito mais!

Quando acolhemos a graça de Deus em nossa vida, nosso coração é transformado. Quando deixamos o Deus da Vida, Salvador da humanidade, adentrar em nosso coração, Ele modifica nosso interior. Ao assumirmos o Senhorio de Cristo, acolhemos a bênção em nossa vida.

Amar e perdoar é a caminhada do cristão

Iniciei essa reflexão falando sobre bênção, porque, se não nos sentirmos amados e abençoados pelo Pai do Céu, não conseguiremos ter atitudes de amor e perdão. Somente em Deus amamos e perdoamos.

Para amar é preciso fazer a experiência do amor; para perdoar, a experiência de ser perdoado. A vida é um projeto a ser construído dia após dia, porque a transformação não acontece do dia para a noite, mas aos poucos. Para que ela aconteça, peçamos ao Pai essa graça.

A graça de amar e perdoar exige de nós superação, coragem, sacrifício e vontade de atingir a meta. Por vezes, somente o amor de Cristo que nos une nos dará forças para que perdoemos e amemos.

Queremos ser grandes para Deus?

Dobremo-nos à verdade dessa Palavra e aceitemos a bênção do Senhor em nossa vida. Que ela transforme nosso coração e cure nossa feridas. Caminhemos, saiamos do comodismo e deixemos que a graça que vem do Alto transforme nossa vida.

Tenho dificuldades para perdoar. E agora?

Se temos dificuldades para liberar o perdão, aproximemo-nos do Trono da Graça. Diante da presença de Jesus Eucarístico, peçamos a graça de darmos e pedirmos perdão, assim, Ele nos atenderá.

Que o Pai nos eduque para a fé, o perdão e o amor. Na caridade, é possível amar, corrigir e perdoar.

Pode ser que não acreditemos mais em nós nem nas pessoas, mas o Senhor nunca deixou de acreditar em nós. Hoje, para muitos, é o pontapé inicial para a caminhada; para outros, pode ser a retomada. Independente do grau a que chegamos, assumamos que somos eleitos de Deus e Ele conta conosco.

Padre João Marcos Polak
Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Priscila Santos

Saiba como ajudar a Canção Nova