Sorrindo pra vida - 03/01/2014

A fé nos torna únicos diante de Deus

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta sexta-feira, dia 3 de janeiro de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em São Lucas 19,1-10.

“Quando uma pessoa recebe a visita de Deus, todos os dias para ela se tornam maravilhosos”, afirma Márcio.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

Jesus passava pela cidade de Jericó e, ali, havia um homem chamado Zaqueu, que era um dos funcionários do Império Romano, muito rico e cobrador de impostos. Algo havia acontecido no coração deste homem, pois, ao saber que o Senhor iria passar por ali, ele procurou uma forma de ver quem Ele era. O Espírito Santo já trabalhava no coração de Zaqueu, dizendo a ele que Jesus iria transformar a sua vida e, no meio de toda aquela multidão, ele se tornou único pela fé que teve. Quando temos fé, nós nos destacamos diante de Deus.

Imaginem a exposição que Zaqueu viveu ao subir naquela árvore para conseguir ver Jesus. Ele era um homem detestado pelo povo, e por sua estatura baixa, deve ter ouvido muitas piadas e brincadeiras de mau gosto. Mas, naquele momento, alguma coisa forte aconteceu no coração dele, pois, imediatamente, ele expôs sua fragilidade e subiu naquela árvore para conseguir ver o Senhor. E, ao passar por toda a multidão, Jesus parou diante de Zaqueu.

A fé faz com que Deus pare diante de nós e estabeleça um relacionamento conosco. Isso não é um privilégio de alguns, mas uma decisão acessível a todos. Naquele momento, muitos estavam, ali, por curiosidade, mas Zaqueu estava por um chamado do seu coração, e a sua fé fez com que ele vivesse algo diferente de todos.

Jesus parou diante do cobrador de impostos e lhe disse: “Desça depressa, Zaqueu, porque, hoje, preciso ficar em sua casa.” Então, ele desceu e recebeu, com muita alegria, Jesus em sua casa. Quando isso aconteceu, duas posturas se destacaram: por um lado, muitos começaram a recriminar Jesus, dizendo que era um absurdo Ele se hospedar na casa de um pecador; por outro lado, Zaqueu se converteu e assumiu uma nova postura para sua vida. É fácil perceber quando uma pessoa, pela presença de Deus, vive uma conversão.

Zaqueu foi ali só para ver Jesus, mas o Espírito Santo já o havia preparado para receber o Senhor e agido em seu coração para que ele vivesse essa transformação e se tornasse uma pessoa nova.

Ninguém recebe Jesus se, antes, o Espírito Santo não o preparar para recebê-Lo. Quando o Espírito entra no coração de alguém, Ele muda completamente o jeito de ser dessa pessoa e ela começa a ter iniciativa, responsabilidade e a não depender mais da fraqueza ou do erro dos outros para ficar bem ou fazer o que deve ser feito.

Quando uma pessoa recebe a visita de Deus, todos os dias para ela se tornam maravilhosos. Independentemente do bom ou mau humor das pessoas, do dinheiro, das metas e conquistas, ela fica bem. A alegria e a felicidade que estão na pessoa não dependem dos acontecimentos exteriores, mas da fé que ela tem no Senhor.

É diante do Pai que encontramos forças para nos levantarmos e seguir em frente. A força do Espírito Santo não permite que ela se abale com bons ou maus tratos, porque, agora, ela tem a habilidade de responder de forma diferente a qualquer situação.

Você tem a força do Espírito Santo para responder de modo diferente. Zaqueu ouviu muitas pessoas dizendo que ele não prestava. Nessa hora, ele poderia ter feito algo de ruim para se vingar dessas pessoas, fazer algo de mau a elas, mas não! Ele não tirou os olhos de Jesus e, diante dessa afronta, decidiu dar metade de tudo o que tinha a quem precisasse e restituir quatro vezes mais a quem ele havia prejudicado. Essa é a resposta que um homem de Deus dá diante das afrontas da vida.

Se você está vivendo dias ruins, dê uma resposta diferente. Você é uma pessoa de Deus e Ele vai virar essa situação a seu favor. Acredite nisso e apegue-se ao Senhor. Isso é ter fé! A fé o faz único diante de Deus, e ela está ao seu alcance, basta você querê-la.

É hora de você se colocar de pé diante de Jesus, porque, hoje, Ele escolheu entrar na sua casa e na sua vida para lhe trazer a Boa Nova. Quem tem Deus consigo pode tudo, supera tudo e tudo alcança.

O Espírito Santo, que está sobre você neste momento, quer fazer de você uma pessoa nova, que toma nas mãos a responsabilidade da sua vida para dizer: “Eu vou me levantar, pois com Jesus eu posso mais.”

O Senhor entrou na vida de Zaqueu, mas ele precisou fazer algumas coisas para sua transformação se concretizar. Ele tomou a iniciativa de fazer as coisas acontecerem. Deus também entra na nossa vida, mas nós precisamos mudar o rumo dela para ver a transformação acontecer.

Peçamos ao Senhor a graça de termos força e sabedoria diante de momentos difíceis e olharmos sempre, positivamente, para as mudanças. Roguemos ao Espírito Santo que venha, em nome de Jesus, fazer de nós homens e mulheres novos.

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.