Sorrindo pra vida - 05/06/2014

Quem crê abre seu coração a Deus

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta quinta-feira, dia 5 de junho de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em São Marcos 9,14-29:

“Para aquele que tem fé, as portas se abrem”, afirma Márcio
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

Determinados tipos de mal, em nossa vida, só podem ser desenraizados de nosso coração por meio da nossa caminhada de oração. Na Palavra de hoje, os discípulos não conseguiram tirar o espírito do menino, pois era necessária uma comunhão profunda com Deus. Quando não rezamos, não conversamos com Jesus, não O conhecemos. A autoridade de Deus vem a nós pelo conhecimento e pela intimidade com Ele.

A falta de fé, no coração dos discípulos, foi a consequência para que o milagre não acontecesse por intermédio deles. A fé é a condição para a graça acontecer, pois aquele que crê abre seu coração a Deus. Aquele pai teve uma abertura no coração para a graça de Deus se manifestar em sua vida; e sua confiança era tão grande, que recorreu aos discípulos. Mesmo Jesus não estando presente, ele acreditava que aqueles que O seguiam poderiam orar por seu filho.

Na presença de Jesus, o espírito se manifestou, sacudindo violentamente o menino, e assim que o espírito se retirou às pessoas ao redor achavam que ele estava morto. Da mesma forma isso acontece conosco, quando Deus se faz presente em nossa vida, o mal que nos aprisiona nos sacode com todas as forças, porque sabe que vai ter de se retirar de nós pelo fato de nosso coração estar aberto para ser morada do Senhor.

Quando optamos por ser de Deus, por deixá-Lo entrar em nosso coração, temos de nos manter firmes; e se as tribulações estão vindo, é porque o mal sabe que fim dele está próximo. Por essa certeza, vale a pena aguentarmos as dificuldades, porque a presença do Senhor em nós é a certeza da vitória sobre o mal. A presença de Jesus não nos impede de sermos tentados, marginalizados e perseguidos, mas, quando Ele está conosco, superamos toda maldade.

Jesus está conosco. Essa é a certeza que temos. Podemos recorrer a Ele em todos os momentos. Precisamos aprender a levar para Deus as situações que ultrapassam nosso entendimento e nossa capacidade de resolvê-las. Somente Jesus tem as respostas que nos surpreendem no meio do caminho.

Quando estamos enfrentando problemas de enfermidades, que seja o toque de Deus a agir pelas mãos dos médicos. A tentação nos ilude, faz parecer que possuímos uma vida melhor, mas ela nos arrasta para a morte. Determinados males só podem ser expulsos da nossa vida pela nossa oração pessoal. É necessário outras pessoas rezarem por nós? Sim. Mas precisamos ter também uma intimidade com Deus.

O Senhor acalma a tempestade na hora precisa, porque tribulações teremos até o fim da nossa vida. A falta de confiança em Deus é o medo. O amor não repousa em corações amedrontados e desconfiados. O medo acaba nos paralisando, fazendo-nos acreditar que nada podemos fazer.

O medo nos impede de sobreviver; e quando não acreditamos, não lutamos. A pessoa que não acredita no trabalho que faz não luta apenas por si; da mesma forma, quem não acredita em seu relacionamento, em seu casamento e em seus filhos não luta por eles.

Algumas pessoas não fazem o que devem fazer por medo da repressão das outras pessoas. Se o coração nos manda ir para determinada direção, não podemos dar ouvidos ao medo e deixar de viver. Sempre que abrimos um novo caminho, enfrentamos a contrariedade. Às vezes, deixamos de fazer algo por medo de fracassar, mas toda vitória vem com base em alguns fracassos. Muitas vezes, o conhecimento vem por meio da humilhação; e sem sacrifícios não chegaremos a lugar nenhum. Os nossos fracassos são aprendizados para nós, eles nos ensinam a lutar e a vencer.

Quem não tenta o impossível não consegue conhecer o seu possível. O que perdemos por tentar? O Espírito Santo nos revela que para Deus tudo é possível. Para aquele que tem fé as portas se abrem. Jesus nos diz que tudo é possível para quem fé. Você acredita que é capaz? A fé alcança tudo. Se não acreditamos em nós mesmos não chegaremos a lugar nenhum. É o Espírito Santo abrindo-nos o caminho para chegarmos aos nossos sonhos.

Coloquemos, no Senhor, toda a nossa confiança e façamos o que o Ele nos ensinou nesta Palavra, pois determinadas coisas só acontecerão se perseverarmos na oração. Rezemos ao Espírito Santo que aumente a nossa fé e nos dê a firmeza de continuarmos a seguir os caminhos do Senhor.

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova.

Transcrição e adaptação: Ariele Silva