Sorrindo pra vida - 21/04/2014

O que você deve fazer para ser salvo?

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta segunda-feira, dia 21 de abril de 2014.

A Palavra meditada, hoje, está em Jo 20, 24-31.

“Jesus Ressuscitou, aleluia! “, afirma Márcio.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

Jesus morreu, ressuscitou e apareceu aos apóstolos. Apareceu a algumas pessoas em particular, mas também para todos. A Palavra, que lemos em João 20, 24-31, é testemunho de que o Espírito Santo se achega até nós, como fez com o apóstolo Tomé. Você, assim como ele, não estava com os outros quando o Senhor apareceu a eles.

“Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser a mão no lado aberto, onde a lança foi cravada, eu não acreditarei”. Passados alguns dias, estando os discípulos reunidos, Jesus apareceu também a Tomé, que respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” Naquele momento, Jesus chamou à atenção dele, pois embora estivesse havia muito tempo com o Salvador, não acreditou que Ele ressuscitara dos mortos.

Somos como São Tomé, precisamos compreender para crer. Mas, o caminho que também existe é o contrário: compreender para crer. A diferença entre estes dois caminhos é notável. São importantes os estudos da Teologia sobre a história de Jesus Cristo, sobre a história da nossa salvação, tudo isso é para que o ato de crer em Deus não seja uma crença supersticiosa.

Jesus tem, para nós, não um reavivamento, mas uma ressurreição. Quando não cremos, podemos correr o risco de nos esconder atrás apenas de estudos, que nunca chegarão à plena resposta do que foi a ressurreição. Quando uma pessoa realiza uma obra extraordinária, compreendemos que é uma obra do ser humano, mas as obras de Deus não conseguimos compreender. A fé apela sempre para Deus, mas a nossa mente apela para pesquisa, que nunca termina. Quando um ser humano quer entender para crer, ele quer dizer a Deus, com isso, como Ele deve agir. Desse modo, ao buscar a verdade, é ele quem quer ditar as regras; ele pode trabalhar em pesquisas intermináveis, mas nunca vai crer na verdade. É preciso que nos dobremos diante da grande verdade da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Quando cremos que Jesus ressuscitou verdadeiramente nos curvamos à vontade d’Ele. É crer para compreender! Ao ter fé na ressurreição fazemos uma experiência que dispensa explicações. Por isso Deus abre as portas para que cada vez mais entendamos o mistério da ressurreição.

Existem pessoas que acham que a Bíblia é um livro apenas para interpretações, como se fosse um corpo a ser dissecado em um estudo. Não! A Bíblia é um modo de relacionamento com Deus, ela é viva! Que deve ser entendida pela fé, não pela especulação. A própria Palavra de Deus vai se revelando a nós à medida que nos aproximamos dela. Ela não é um livro histórico. Quem se aproxima dela, em busca da verdade, encontrará a verdade. Ao pesquisar sobre ela, precisamos entender que é da fé que nós partimos para compreendê-la e viver seus ensinamentos. Este é o ponto de partida. Um teologia, que nasce da fé, ilumina nossos dias.

Jesus ressuscitou! Aleluia! Foi pela fé que chegamos a esta verdade por intermédio do poder de Cristo e do Seu Espírito Santo. Muitos da época de Jesus poderiam parar em estudos, para que depois cressem na ressurreição, no entanto, com a ajuda da fé eles creram verdadeiramente, e essa graça chegou a nós.

Quem põe a sua fé na ressurreição vive, e se está morto, também vive e será salvo! O que você deve fazer para ser salvo? Crer na ressurreição. Quando colocamos nossa fé nisso, nós, com Cristo, ressuscitamos. Em Jesus, passamos da morte para vida, e por ntermédio da Páscoa celebramos esta vida nova que vem de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova.

Transcrição e adaptação: Luana Oliveira

LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.