Sorrindo pra Vida - 29/08/2012

O sofrimento nos leva ao caminho de salvação

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta quarta-feira, dia 29 de agosto de 2012.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em Isaías 41,10-14.

“Toda dor é suportável quando não temos de enfrentá-la sozinhos”, afirma Márcio
Foto: Wesley Almeida

Hoje, a Palavra de Deus é direcionada especialmente para quem passa por um momento de dor e angústia. É o próprio Senhor quem fala ao seu ouvido.

Uma das coisas mais ricas, nessa passagem, é que ela nos revela como Deus age na nossa vida. Todos nós, um dia, vamos passar pela realidade de dor e sofrimento. Isso é inevitável, pois é uma condição humana, mas quando descobrimos que o Senhor está ao nosso lado para nos ajudar, tudo fica mais fácil.

Quem percebe que a dor faz parte da vida humana deixa de ser infeliz por causa do sofrimento, pois consegue suportá-la com a esperança de que tudo vai passar. Muitas vezes, o que causa sofrimento são as expectativas que criamos achando que Deus vai, simplesmente, nos tirar a dor, mas o Seu caminho habitual não é esse. Existe um caminho que o Senhor quer nos mostrar, por isso vamos passar por várias situações dolorosas.

O mais importante aqui é o que Deus nos oferece por meio da Palavra. Ele nos dá força e sabedoria para enfrentarmos qualquer dor e nos mostra o caminho para a salvação.

Apoiados em Deus, o sofrimento pode trazer crescimento e amadurecimento, mas sem Ele a pessoa caminha para a desgraça, pois não consegue suportá-lo. As dores podem ser iguais, mas a maneira que se sofre é diferente.

O sofrimento nos leva ao caminho de salvação quando nos deixamos levar pela inspiração divina.

O próprio Deus vem nos dizer: “Não tenhas medo, que eu estou contigo. Não te assustes, que sou o teu Deus. Eu te dou coragem, sim, eu te ajudo. Sim, eu te seguro com minha mão vitoriosa.” Deus é Aquele que nos pega pela mão quando nos sentimos perdidos e nos conduz pelo caminho da salvação e da libertação.

Se você quer crescer e ser mais feliz, confie no Senhor e tenha paciência para que o Espírito Santo desmantele tudo o que lhe faz sofrer e liberte o seu coração. Você precisa confiar que Ele lhe conduzirá em meio ao sofrimento e acreditar que essa dor irá passar e que você irá vencer.

Normalmente, em uma situação de grande sofrimento, nós nos sentimos sós e incompreendidos, então deduzimos que estamos abandonados, inclusive por Deus. Isso não é falta de fé nem pecado; muito pelo contrário, isso é normal do ser humano. As grandes dores nos fazem experimentar a sensação de solidão. Até Jesus passou por isso, pois Ele se sentiu abandonado. Mesmo assim, Ele recorreu a Deus.

Quando Jesus estava no Monte das Oliveiras, em meio ao sofrimento e chorando lágrimas de sangue, Deus mandou um anjo para consolá-Lo.

Toda dor é suportável quando não temos que enfrentá-la sozinhos. O sofrimento vivido sozinho se multiplica, mas se tivermos alguém ao nosso lado, ele se divide.

Agarre-se em Deus quando estiver sofrendo, peça a ajuda d’Ele. A dor é muito maior quando O deixamos por último. Quando você estiver sofrendo, busque o Senhor em primeiro lugar, porque Ele o atenderá. Essa é a promessa do Pai para você nessa manhã.

Vence a dor quem não a enfrenta sozinho. Você não precisa carregar esse peso sozinho, pois Deus quer ajudá-lo nesse momento. Ele nunca nos dá um fardo maior do que podemos carregar. Se a dor é muito grande, ou Ele tira o excesso ou aumenta as nossas forças para suportá-la. Ele prometeu estar ao seu lado e não falhará.

Se você perguntava a Deus como iria enfrentar e suportar o que está lhe causando angústia, a resposta é: “Não tenhas medo, que eu estou contigo. Não te assustes, que sou o teu Deus. Eu te dou coragem, sim, eu te ajudo”.

Deus está com você. Se você perder o equilíbrio, Ele vai segurá-lo. Tenha coragem, avance. A dor pode ser grande, mas não é maior que a força que Ele lhe dá. No sofrimento, volte-se para o Senhor, Ele o agirá e não falhará.

Obrigado Deus por essa Palavra, pois ela é a mais importante no dia de hoje, quando o Senhor mesmo nos diz: “Eu o ajudarei”. Não importa como essa ajuda virá, eu sei que ela virá em Seu nome.

Obrigado, Senhor, porque, nessa manhã, temos com quem contar. Glórias e louvores Lhe sejam dados!

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone.