Estudo bíblico com Pe Fabrício

Jesus rejeitado em Nazaré

O que garante a qualidade de um bom diálogo é a opção, fundamental, da escuta atenta de quem fala. O nosso estudo bíblico é um diálogo, no qual nos colocamos na escuta de Deus, assimilamos Sua Palavra por meio da meditação e a respondemos em forma de oração e vida cristã. Assim, contando com a graça de Deus e o empenho pessoal, na comunhão com a Igreja, coloquemo-nos em diálogo com Deus. O texto, deste mês, é o Evangelho do 14º Domingo do Tempo Comum, Marcos 6,1-6. Vamos ler com atenção e, juntos, meditar sobre esta Palavra.

Hugo Calheira/sxc.hu

Jesus estava voltando para Nazaré, cidade de origem, onde havia sido criado. No dia de sábado, foi à sinagoga, como todo judeu observante, e, ali, começou a ensinar. As pessoas ficavam admiradas com o que Ele dizia e fazia. Porém, elas mesmas ficaram presas no julgamento da pessoa de Jesus como um “simples homem”, filho do carpinteiro e morador daquela cidadezinha. Esvaziaram, com seus julgamentos, toda a realidade divina que existe em Jesus, viram o homem histórico, mas não acolheram o Cristo da fé.

Os moradores de Nazaré que se “admiravam dos ensinamentos” e feitos de Cristo, também ficaram “chocados” ao perceber que Ele era, segundo o errado julgamento deles, uma pessoa comum. O próprio Jesus resume o acontecido: “Um profeta só não é valorizado na sua própria terra, entre os parentes e na própria casa”.

Agora é a vez de o próprio Jesus ficar admirado, porém o motivo é triste: a incredulidade daquelas pessoas, impedindo que muitos outros milagres não ocorressem ali. A não acolhida deles não desmotivou ou paralisou a missão de Jesus, mas Ele a continuou para além dos julgamentos e resistências.

Também eu e você, que por algum motivo não fomos, na nossa fé, acolhidos e respeitados entre os nossos, não podemos desanimar da vida cristã. O reconhecimento dos outros não pode ser o combustível que nos faz perseverar na vivência da nossa fé, mas sim o modelo de Cristo, que cumpriu a Sua missão, impulsionado sempre pela vontade do Pai.

Essa Palavra está sendo um incentivo para a sua perseverança. Veja que também Jesus enfrentou obstáculos e julgamentos, porém isso não o deteve ou o desviou do caminho. Eu e você precisamos nos espelhar nesse Cristo e assumir, nos dias de hoje, a missão de continuar ensinando o Seu Evangelho com palavras e atitudes, oportuna e inoportunamente.

Dê a sua resposta a Deus de forma muito concreta. Reze por aqueles que, ainda hoje, vivem na incredulidade e recobre, pessoalmente, a força em Jesus para perseverar em meio a este mundo, no testemunho vivo da nossa fé.

Deus o abençoe!

Padre Fabrício Andrade
Comunidade Canção Nova
blog.cancaonova.com/padrefabricio

Oração do dia: Ó Deus, nosso Pai, enviando ao mundo a Palavra da verdade e o Espírito santificador revelastes o vosso inefável mistério. Fazei que, professando a verdadeira fé, reconheçamos a glória da Trindade e adoremos a Unidade onipotente.

Evangelize conosco.

.: Boleto Bancário

.: Débito Automático

.: Cartão de Crédito

.: Conheça outras formas de contribuir