Tobias 12, 1 – 22

Tobias 12, 1 – 22

Passagem para reflexão no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, nesta quarta-feira, dia 17 de Agosto de 2011.

Tobias 12, 1 – 22

1. Terminadas as bodas, Tobit chamou seu filho Tobias e lhe disse: “Temos de fazer o pagamento do homem que foi contigo, e ainda acrescentar-lhe uma gratificação”.
2. Tobias respondeu: “Pai, que pagamento vou fazer a ele? Não fico prejudicado se eu lhe der a metade dos bens que trouxe comigo.
3. Pois ele conduziu-me são e salvo, curou minha mulher, trouxe o dinheiro comigo e ainda te restituiu a saúde… que pagamento lhe poderei fazer?”
4. Disse-lhe Tobit: “É justo, meu filho, que receba a metade de todos estes bens que ele trouxe contigo”.
5. Tobias chamou-o e disse: “Como pagamento, recebe a metade de tudo o que trouxeste comigo, e vai em paz!”
6. Então Rafael chamou ambos à parte, e disse: “Bendizei a Deus e celebrai-o diante de todos os viventes, por todos os benefícios que ele vos fez, para que bendigais e canteis ao seu Nome. Publicai as obras de Deus com a honra que merecem, e não demoreis em celebrá-lo!
7. É bom manter escondido o segredo do rei, mas é honroso revelar e celebrar as obras de Deus. Fazei o bem, e o mal não vos atingirá.
8. É boa a oração com o jejum, e a esmola com a justiça. É melhor pouco com justiça, do que muito com iniqüidade. Mais vale dar esmola do que acumular tesouros de ouro.
9. A esmola liberta da morte e purifica de todo pecado. Os que fazem esmola terão longa vida;
10. os que cometem pecado e iniqüidade, são inimigos de si mesmos.
11. Eu vos declararei toda a verdade e não esconderei de vós coisa alguma. Já vos mostrei e disse: É bom manter escondido o segredo do rei, mas é honroso revelar as obras de Deus.
12. Pois bem, quando oravas, tu e Sara, eu apresentei o memorial da vossa prece na presença da claridade do Senhor. Da mesma forma o fiz, quando sepultavas os mortos.
13. Porque não hesitaste em levantar-te e deixar a refeição para ir sepultar um morto, eu fui enviado para pôr-te à prova.
14. Mas foi Deus também que me enviou para curar-te, e curar Sara, tua nora.
15. Eu sou Rafael, um dos sete anjos santos que assistimos diante da claridade do Senhor e entramos na sua presença”.
16. Ambos ficaram perturbados e caíram com o rosto em terra, tomados de medo.
17. Mas ele disse: “Não tenhais medo! A paz esteja convosco, e bendizei a Deus para sempre!
18. Quando eu estava convosco, isto não era por minha benevolência, mas pela vontade de Deus. Bendizei-o todos os dias, cantai para ele sem cessar.
19. Vós víeis que eu nada comia, mas dava a impressão de fazê-lo.
20. Agora, porém, bendizei o Senhor sobre a terra e celebrai a Deus. Eu subo para Aquele que me enviou. Assentai por escrito tudo o que vos aconteceu”. E subiu.
21. Levantaram-se então, mas não puderam mais ver o anjo.
22. E começaram a bendizer e cantar hinos a Deus, celebrando-o por todas estas suas grandes obras. E especialmente porque lhes tinha aparecido um anjo de Deus.

Seja você também um sócio evangelizador. Escolha as opções:

.: Boleto Bancário

.: Débito Automático

.: Cartão de Crédito

.: Conheça outras formas de contribuir