Como temos exercitado a misericórdia com aqueles que convivem conosco?
Márcio Mendes, na manhã desta terça-feira, dia 7 de fevereiro de 2017, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, medita sobre a misericórdia de Deus e nos convida a nos tornarmos misericordiosos com aqueles que convivem conosco. O bem que fazemos eterniza nossos relacionamentos.
A Palavra meditada está em São Lucas 6,31-36:
“Assim como desejais que os outros vos tratem, tratai os do mesmo modo. Se amais somente aqueles que vos amam, que generosidade é essa? Até os pecadores amam aqueles que os amam. E se fazeis o bem somente aos que vos fazem o bem, que generosidade é essa? Os pecadores também agem assim. E se prestais ajuda somente àqueles de quem esperais receber, que generosidade é essa? Até os pecadores prestam ajuda aos pecadores, para receberem o equivalente. Amai os vossos inimigos, fazei o bem e prestai ajuda sem esperar coisa alguma em troca. Então, a vossa recompensa será grande.Sereis filhos do Altíssimo, porque ele é bondoso também para com os ingratos e maus. Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso.”

Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com
Quando fazemos o bem ao outro, eternizamos nossos relacionamentos. O que queremos que as pessoas façam a nós? Façamos o mesmo e assim seremos cheios do Espírito Santo.
Tudo o que vivemos e sofremos aqui, no céu terá seu fim, pois lá seremos purificados. Aquele que não se coloca sobre a proteção do Espírito Santo rompe com a graça de Deus. É impossível vivermos essa vida sem amor.
Para muitos de nós, é chocante vermos uma pessoa ajudar a outra sendo que não receberá nada em troca. Uma vez tocados por Deus, não conseguimos ser indiferentes ao outro. Quem está no caminho do Senhor quer ser generoso e, como o Pai, quer ser misericórdia. Hoje é o tempo da graça, é tempo de misericórdia!
Sejamos bons ou maus, o Senhor nos trata como filhos. A salvação vem pelo Seu amor por cada um de nós. Não nos voltemos para Deus por medo, mas sim pela experiência do grande amor que Ele reservou a nós. É o amor de Deus que nos faz voltar para junto d’Ele.
O que nos leva para junto de Deus é a Sua bondade, inclusive quando a experimentamos e em nós existe ingratidão e maldade. O amor de Deus é irresistível, alcança-nos nas diversas fases de nossa vida. Por um momento, pela dureza de nosso coração, desacreditamos e desistimos de nós, mas Deus, em Seu amor, nunca nos abandonou.
Essa vida mundana não nos satisfaz. Dentro de nós existe uma sede de viver o ‘algo a mais’. Entre misericórdia e miséria, há uma ligação tão grande, que é impossível uma viver sem a outra. A misericórdia de Deus nos alcança, porque somos miseráveis.
Uma vida sem a presença do Senhor é miserável. Onde o pecado mais nos deixa danos é onde o amor de Deus mais age em nossa vida e se manifesta com força para nos retirar o mal.
Deus nos perdoou de nossas faltas. Paremos de ficar estacionados em nossos erros. Transbordemos amor em nosso coração.
A providência de Deus nunca nos abandonará. O pior miserável é aquele que, ao se afastar de Deus, não quer voltar para junto d’Ele. Nossa esperança é viver a misericórdia.
O que há de nos manter firmes é a nossa fidelidade. Quantas idas e vindas sofremos ao longo de nossa caminhada com Deus. Quantas vezes largamos as coisas do Senhor, mas por amor, Ele não nos deixa, continua segurando firme nossa mão.
A misericórdia de Deus tem de ser um ampara para nós. Ao experimentarmos sua misericórdia, tornamo-nos misericordiosos e passamos isso adiante.
Aquele que não está em paz, não deixa ninguém em paz. A verdadeira compaixão começa se nos colocamos no lugar daquele que sofre. Os santos nos garantem que nenhum pecador arrependido ficou sem receber a graça da misericórdia. Hoje é dia de misericórdia! Hoje é dia de ser misericordioso!
Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova
Transcrição e adaptação: Ariele Silva