Diante das tempestades que vivemos, a fé e a confiança em Deus nos farão vencer os medos
Márcio Mendes, na manhã desta quinta-feira, dia 29 de dezembro de 2016, partilha sobre a féno programa ‘Sorrindo pra Vida’. Quando as tempestades parecem nos afundar, confiemos nossa vida a Deus, pois Ele está na barca de nossa vida, cuidando de nós.
A Palavra meditada está em São Mateus 8,23-27:
Então Jesus entrou no barco, e seus discípulos o seguiram. Nisso, veio uma grande tempestade sobre o mar, a ponto de o barco ser coberto pelas ondas. Jesus, porém, dormia. Eles foram acordá-lo. “Senhor”, diziam, “salva-nos, estamos perecendo!” – “Por que tanto medo, homens de pouca fé?”, respondeu ele. Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e fez-se uma grande calmaria. As pessoas ficaram admiradas e diziam: “Quem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?”
Os discípulos, ao seguirem Jesus, foram surpreendidos por uma grande tempestade. Quantos de nós, ao tomarem a decisão de seguir Cristo, são surpreendidos pelas tempestades da vida!
Enquanto estamos no caminho errado, a tentação não nos impede de fazer nada; em contrapartida, se nos colocamos a seguir Jesus, ela [tentação] vem com toda força para nos tirar da presença do Senhor.
O pecado nos apartar de Deus
A tentação trabalha para nos arrastar para longe daquilo que o Criador sonhou para nós. A esperança nos faz acreditar, por isso o inimigo quer roubá-la de nós, pois um coração sem esperança está propenso a desanimar.
Ventos contrários sempre vêm ao encontro daquele que decidiu ser inteiramente de Deus. A fé no coração de Jesus é absoluta nos cuidados de Deus para com Ele e para conosco.
Aquele que tem essa certeza – de que Deus cuida de nós – vive sossegado. O desespero não deve entrar em nosso coração, pois desesperados perdemos nossos sonhos e paralisamos.
Plantemos o bem e o resto vem!
O que fazer em face ao desespero? Querer o bem. Todo pecado que entra em nossa vida nos deforma. O contrário do medo não é a coragem, mas a fé. A coragem se manifesta diante da fé.
O cristão é aquele que sempre está a caminho. Se o Senhor começou esse caminho conosco, Ele nos levará até o fim.
Quando temos fé, a coragem vem
Quais coisas estão atormentando ou tirando nossa paz? Aqueles apóstolos estavam dominados pelo medo, porque a fé deles era pouca. Coloquemos mais fé e teremos coragem para enfrentar tudo o que nos aflige. Todo problema tem solução, basta acreditar e as respostas virão conforme caminhamos em Deus.
Onde a fé é fraca, as pessoas vivem doentes de desespero e angústias. A barca estava afundando; Jesus curou primeiro o coração do medo, para depois acalmar a tempestade.
Com Deus devemos enfrentar nossos medos, pois assim encontraremos a cura do nosso coração. A coragem brota da fé; é com fé que vencemos as forças mundanas. A força que vence o mundo é a nossa fé.
Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova
Transcrição e adaptação: Ariele Silva