SORRINDO PRA VIDA - 17/06/2016

Não sejamos meros ouvintes da Palavra de Deus!

Quem ouve a Palavra de Deus precisa colocá-la em prática

Padre Evandro Lima, na manhã desta sexta-feira, 17 de junho de 2016, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, medita sobre as obras de misericórdia e nos convida a praticá-las no nosso dia a dia.


.: Para adquirir esta edição e outras do programa ‘Sorrindo pra Vida’, acesse a Loja Virtual
.: Receba no celular mensagens de fé e esperança. Envie a palavra VIDA via sms para 46991 – Saiba mais:bit.ly/smsvida

A Palavra meditada está em São Tiago 1,19-25:
“Sabei, meus caríssimos irmãos, que cada um deve ser pronto para ouvir, mas lento para falar e lento para se irritar. Pois aquele que se encoleriza não é capaz de realizar a justiça de Deus. Por esta razão, rejeitai toda impureza e todos os excessos do mal, mas recebei com mansidão a Palavra que em vós foi implantada, e que é capaz de salvar-vos. Todavia, sede praticantes da Palavra e não meros ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Com efeito, aquele que ouve a Palavra e não a põe em prática é semelhante a alguém que observa o seu rosto no espelho: apenas se observou, sai e logo esquece como era a sua aparência. apenas se observou, sai e logo esquece como era a sua aparência. Aquele, porém, que se debruça sobre a Lei perfeita, que é a da liberdade e nela persevera, não como um ouvinte distraído, mas praticando o que ela ordena, esse há de ser feliz naquilo que faz.” 

Não sejamos meros ouvintes da Palavra de Deus!

Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Estamos vivendo um tempo frutuoso na Igreja, em que o Papa Francisco nos convida a mergulharmos na misericórdia do Senhor.

A função de um Papa é abrir nossos corações, para que, ao refletirmos sobre a misericórdia, principalmente neste ano, nossa consciência possa ser liberta e vivamos verdadeiramente este tempo que o Senhor nos oferece.

Não tenhamos uma consciência adormecida para a realidade que nos cerca. Despertemos para a escuta da Palavra de Deus! Servir ao Senhor é ouvi-Lo e colocar Sua Palavra em prática.

Não sejamos meros ouvintes

Que a Palavra de Deus não caia no solo de nosso coração sem produzir frutos. O Senhor quer que sejamos grandes agricultores,  que plantam a semente da Palavra em Seu coração, de tal maneira que produza muitos frutos.

O ano da misericórdia se encerra no dia 20 de novembro, porém a misericórdia de Deus não se acaba. O que estamos aprendendo com este ano da misericórdia? Temos de ser multiplicadores da Palavra de Deus! Anunciemos com alegria e entusiasmo.

Qual a receita para a felicidade?

Escutemos aquilo que o Senhor nos diz e alimentemos com fé e esperança o nosso coração. Sejamos íntimos do Senhor! Para relacionar-se com uma pessoa, é preciso estar próximo dela, tomar a decisão de conhecê-la; da mesma maneira é com Deus, se não nos colocamos próximos, não conseguiremos ser íntimos d’Ele.

Se o Senhor nos pede para sermos irmãos, viver a unidade e o amor, devemos mais ainda ser íntimos d’Ele. Para Ele somos únicos! Estejamos tão próximos de Deus a ponto de nos parecermos com Ele.

O ouvir muda nossa mentalidade, pois nos tornamos amigos e discípulos do Senhor. Quando nos colocamos para ouvir aquilo que o Senhor quer, Ele se torna para nós um mestre.

A Palavra de Deus colocada em prática

Aquele que ouve precisa praticar a Palavra de Deus, porque a entendeu e aprendeu. Para colocar em prática a Palavra de Deus precisamos de coragem, disposição, esforço [perseverança] e querer renunciar a nós mesmos.

Quantas vezes pensamos “se não for do meu jeito, não é o jeito certo”. O “jeito certo” é e sempre será o jeito de Deus. Se compreendermos isso, conseguiremos renunciar ao nosso querer.

Como colocar em prática a Palavra de Deus, se não consigo renunciar nem amar?

Só quem ama pode, verdadeiramente, fazer aquilo que o Senhor quer que façamos. Parece tudo uma lógica o que estamos escutando; porém, temos de nos lembrar constantemente que nossa vida é renúncia de nós e aceitação da vontade de Deus para nós.

Coloquemos ao serviço de Deus e dos irmãos

Ninguém nasceu para viver sozinho neste mundo. São Francisco diz que é feliz o servo que restitui todos os seus bens ao Senhor Deus, pois eles não lhe pertencem. É preciso colocar-se ao serviço de Deus e dos irmãos.

Estamos a serviço, porque escutamos a Palavra de Deus e queremos colocá-la em prática. Não tenhamos uma consciência “dorminhoca”, é hora de despertarmos para ir ao encontro do irmão.

Quando falamos sobre servir, é para que façamos isso nas coisas simples, no nosso cotidiano. Pensemos: neste frio, quantos irmãos estão precisando de vestimentas, alimentos e cuidados! O Senhor nos provoca a pensarmos e questionarmos o coração: o que eu estou fazendo para ajudar o necessitado?

Se dermos o primeiro passo, teremos condições de ajudar de forma integral aquele que precisa, ou seja, daremos aquilo que é justo para o outro. O necessitado tem o direito de receber um vestuário, um alimento, um calçado. Hoje, nosso coração precisa se abrir a essa realidade! Sair de nós e ir ao encontro do outro.

Vivendo as obras de misericórdia

Quem ouve a Palavra de Deus deve colocá-la em prática. Ninguém é tão pobre que não possa dar ou oferecer algo ao irmão. Reflita: “Estou sendo o rosto da misericórdia para quem está ao meu lado? Como está meu coração diante da misericórdia do Senhor?”.

Este ano, somos chamados a viver a misericórdia do Senhor e também a praticar as obras de misericórdias. E quais são elas? As obras corporais [dar de comer aos famintos, dar de beber aos sedentos, vestir os nus, colher os peregrinos, dar assistência aos doentes, visitar os presos e enterrar os mortos] e espirituais [aconselhar os indecisos, ensinar aqueles que não sabem, corrigir os que erram, consolar os aflitos, perdoar as ofensas, suportar com paciência e rezar a Deus pelos vivos e os mortos].

Coloquemo-nos a caminhar com Deus e em Deus

Se desistimos, paramos. É preciso continuar a caminhar com coragem. O Senhor é quem nos dá força e alegria na caminhada. São Francisco Salles nos ensina que podemos ser imperfeitos, mas nos decidamos a ser melhor.

Hoje é o dia de nos colocarmos em oração, e a primeira pessoa que devemos interceder é por nós mesmos. Comece assim sua oração: “Senhor, eu entrego minha vida em Suas mãos para que eu possa colocar em prática tudo aquilo que eu escuto”.

Se nós desistimos, nós paramos. Continuemos! Coragem. Ele nos dará força e nos dará a alegria. Sejamos servos felizes e alegres. A primeira pessoa por quem precisamos rezar e interceder, no dia de hoje, é por nós mesmos.

Escutemos a Palavra de Deus e a coloquemos em prática! Vamos ao encontro de Deus e ao encontro daqueles que necessitam.

Padre Evandro Lima
Sacerdote e missionário da Comunidade Canção Nova

 Transcrição e adaptação: Ariele Silva

Saiba como ajudar a Canção Nova