SORRINDO PRA VIDA - 04/07/2016

Não julguemos pelas aparências

Não olhemos para as aparências, mas enxerguemos com os olhos do coração

Diácono Nelsinho Corrêa, nesta segunda-feira, 4 de julho de 2016, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, convida-nos vivermos a misericórdia e, assim, em nossas atitudes, fazermos tudo com amor e por amor.


.: Para adquirir esta edição e outras do programa ‘Sorrindo pra Vida’, acesse a Loja Virtual
.: Receba no celular mensagens de fé e esperança. Envie a palavra VIDA via sms para 46991 – Saiba mais:bit.ly/smsvida

A Palavra meditada está em São Mateus 12,7:
“Se tivésseis chegado a compreender o que significa, ‘Misericórdia eu quero, não sacrifícios’, não condenaríeis inocentes”

Não julguemos pelas aparências

Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

A palavra “aparência”, no dicionário, significa aspecto, exterioridade; a palavra “sacrifício” é fazer sagrado, consagrar. Podemos definir “misericórdia” como dar de comer ao pobre, por exemplo. O Senhor quer de nós misericórdia, não sacrifício.

Geralmente, os fariseus eram muito corrigidos por Jesus Cristo, pois iam até o Senhor para colocá-Lo à prova. Em uma passagem de São Mateus 22,16b, o fariseu, ao observar Jesus disse: “Mestre, sabemos que és verdadeiro e que ensinas o caminho de Deus segundo a verdade. Não te deixas influenciar por ninguém, pois não olhas a aparência das pessoas. Dize-nos o que pensas: é permitido, ou não, pagar imposto a César?”. Inicialmente, esse fariseu falou a verdade, assumindo que Cristo ensinava no caminho de Deus, mas depois colocou o Senhor à prova.

A misericórdia é preferível aos atos exteriores [aparências] do culto, principalmente se são praticados com indiferença. Quantos pensam: “esse Evangelho eu já sei” ou “esse padre de novo”, e participam da Santa Missa indiferentes! Quantos casais saem da Santa Missa brigando, porque participam de tudo por aparência!

Há várias situações, na Bíblia, em que Jesus não se deixou levar pela aparência. Um grande exemplo foi o encontro com Zaqueu [homem odiado por todos, pois era um cobrador de impostos], quando Cristo lhe diz: “Hoje, vou hospedar-me em tua casa”, selando uma aliança com aquele homem.

Outro exemplo é aquela mulher pecadora que se inclinou aos pés de Jesus, lavou-os e os secou com suas lágrimas e cabelo, a qual também foi julgada por sua aparência. A mulher que ia ser apedrejada, outra também que foi julgada por seu exterior. São Pedro, que negou Cristo três vezes, foi curado por Ele. Olhamos, julgamos e condenamos pela aparência. Vamos muito pela dedução!

O Senhor quer nos levar a uma coisa mais profunda: olhar para o coração e não mais para a aparência. Tudo o que fazemos, façamos de coração. Que o Senhor nos dê a graça de não fazermos as coisas, porque as pessoas estão olhando, mas sim por amor.

Diácono Nelsinho Corrêa
Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Ariele Silva

Saiba como ajudar a Canção Nova