SORRINDO PRA VIDA - 27/07/2016

Lanço-me em direção à meta

Quem não sabe aonde quer chegar, não sabe por que caminhar

Dunga, nesta quarta-feira, dia 27 de julho de 2016, no programa “Sorrindo para Vida”, convida-nos a abandonarmos o passado e nos lançarmos ao novo de Deus.


.: Para adquirir esta edição e outras do programa ‘Sorrindo pra Vida’, acesse a Loja Virtual
.: Receba no celular mensagens de fé e esperança. Envie a palavra VIDA via sms para 46991 – Saiba mais:bit.ly/smsvida

A Palavra meditada está em Filipenses 3,10-16.

“É assim que eu conheço Cristo, a força da sua Ressurreição e a comunhão com os seus sofrimentos, tornando- me semelhante a ele na sua morte, para ver se chego até a Ressurreição dentre os mortos. Não que eu já tenha recebido tudo isso, ou já me tenha tornado perfeito. Mas continuo correndo para alcançá-lo, visto que eu mesmo fui alcançado pelo Cristo Jesus. Irmãos, eu não julgo já tê-lo alcançado. Uma coisa, porém, faço: esquecendo o que fica para trás, lanço-me para o que está à frente.Lanço-me em direção à meta, para conquistar o prêmio que, do alto, Deus me chama a receber, no Cristo Jesus. É assim que nós, os “perfeitos”, devemos pensar. E se tiverdes um outro modo de pensar, nisto também Deus vos esclarecerá.No entanto, qualquer que seja o ponto a que tenhamos chegado, continuemos na mesma direção.”   

Lanço-me em direção a meta

Foto: Arquivo/cancaonova.com

Paulo era um homem muito bem formado, minucioso e zeloso em todas as coisas, porém, nada se compara ao “novo conhecimento” que ele obteve ao conhecer Jesus. A partir daí, ele começa a fundar as novas comunidades, a ir ao encontro dos povos e levar esse “conhecimento” em frente.

Preso em Éfeso, uma cidade culta, conhecida por uma biblioteca enorme, com 250 mil livros, um para cada habitante, Paulo escreveu aos jovens de Felipo para os reanimar, chamando-os a seguir em frente. Assim é a nossa vida, pois, a todo tempo, vivemos “viradas”, mudanças durante toda nossa caminhada.

Todas as vezes que Deus permite mudanças em nossa vida, é porque Ele nos chama a seguir em frente. É o momento de deixarmos para trás o velho e nos abrirmos ao novo. Deus não muda nada em nossa vida sem nos enviar um novo; por isso certas coisas devem ser deixadas para trás, para que outras possam chegar. Mas essa é nossa maior dificuldade, deixarmos o passado para trás e nos prepararmos para o novo de Deus.

Precisamos traçar uma meta em nossa vida

Paulo era um especialista em deixar coisas para trás. Ele viveu inúmeras humilhações, desafios e prisões, mas, mesmo assim, não desanimou, pois traçou uma meta para sua vida. E ao fazer isso, abraçou o novo de Deus.

Nós precisamos traçar metas em nossa vida, seja no aspecto espiritual, familiar, afetivo etc, pois quem não sabe aonde quer chegar, não sabe por que caminhar. Porém, para que possamos estipular metas, temos de esquecer o que ficou para trás, abandonar o passado e seguir um novo rumo.

Você pode até me perguntar: “Por que eu sofro?”. Você sofre quando carrega uma doença chamada “moi”, que significa mágoa, ódio e inveja. O desafio é não ficarmos presos ao “moi”, mas só conseguiremos isso se nos desligarmos do passado.

“Uma coisa, porém,  faço: esquecendo o que fica para trás, lanço-me para o que está à frente. Lanço-me em direção à meta, para conquistar o prêmio que, do alto, Deus me chama a receber: Cristo Jesus.”

Essa deve ser nossa meta, nosso foco, os prêmios que receberemos do Alto, os prêmios que Deus nos chama a receber em Cristo Jesus. Todos nós vamos receber tais prêmios, mas não se tratam de ouro ou prata, valores materiais, mas daquilo que só Deus reservou para nós. E só há um jeito de buscarmos isso, não ficando preso ao passado. Independente das frustrações e decepções vividas, nós precisamos nos abrir e caminhar em direção ao novo. Não podemos nos prender, é necessário que rompamos com o passado e caminhemos em direção ao futuro.

“No entanto, qualquer que seja o ponto a que tenhamos chegado, continuemos decididamente na mesma direção.”

Hoje, o Senhor nos convida a seguir em frente, a tomarmos a decisão de romper com o passado, deixando-o para trás e escrevendo uma nova história. Ao seguirmos em uma nova direção, refazemos nossa vida, traçamos uma meta e firmes seguiremos até atingi-la.

Esqueça o passado, lance-se em direção à meta traçada, jogue-se e, decididamente, rompa com as mágoas, ódios e invejas, pois você, seus sonhos, sua família e todos os tesouros reservados para você dependem disso. Paulo, mesmo preso naquela prisão, alimentava os jovens com a esperança de seguirem em frente.

Dunga

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Lucas Mendes

Saiba como ajudar a Canção Nova