A alegria vem de Deus, por isso espalhe alegria por onde você passar
Márcio Mendes, na manhã desta sexta-feira, dia 24 de fevereiro de 2017, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, medita sobre a alegria que vem de Deus e nos convida a propagar esse dom que vem do céu.
A Palavra meditada está em II Timóteo 2,19-26:
No entanto, o sólido fundamento posto por Deus continua firme, marcado por estas sentenças: “O Senhor conhece os que são dele” e “Afaste-se da iniquidade todo aquele que invoca o Nome do Senhor”. Numa grande casa não há somente vasos de ouro e de prata, há também vasos de madeira e de barro: uns para uso nobre, outros para uso vulgar. Quem estiver puro dessas faltas será um vaso nobre, santificado, útil ao Senhor e apropriado para toda boa obra. Foge das paixões da juventude, busca a justiça, a fé, o amor, a paz com aqueles que invocam o Senhor, de coração puro. Evita as discussões tolas e descabidas, sabendo que geram rixas. Ora, não convém que o servo do Senhor viva discutindo, mas que seja manso para com todos, pronto para ensinar, paciente. Com brandura, ele deve instruir os opositores, pois talvez Deus lhes conceda que se convertam, reconheçam a verdade e voltem à sensatez, livrando-se do laço do diabo, que os apanhou e sujeitou à sua vontade.
Quando construímos uma casa, não a construímos em qualquer lugar, mas sim em algo sólido, firme, pois se o fizermos em qualquer lugar, uma hora ela irá ruir. Deus quer nos construir, por isso deu-nos um terreno sólido. Ele quer nos dar uma vida firme!
Ele conhece todos aqueles que a Ele pertence, e quando o invocamos, afastamos de nós a iniquidade. Para sermos cheios de Deus, temos de nos afastar do que nos tira da presença do Pai. Aquele que está puro das obras más é santificado pelo Senhor.
Fujamos das paixões da juventude, evitemos todas as discussões tolas e descabidas; com brandura, instruamos os opositores. Sejamos instrumentos de Deus para arrancar das garras do diabo aqueles que foram envenenados pelo inimigo.
A alegria é uma obra divina, pois vem de Deus!
A tristeza só reina onde falta a alegria. O céu é feito de paz e alegria, e onde o Senhor reina, ali existem pessoas alegres, pois a ausência de Deus é reino de tristeza.
Qual caminho nos leva ao encontro da alegria? Brota da liberdade que vem pela verdade. Existe uma grande diferença entre alegria e euforia. Uma pessoa eufórica aparenta estar feliz, mas é algo que acaba em pouco tempo.
A Palavra de Deus, quando fala sobre conhecer, ela quer nos dizer que o Senhor nos visita, cura e liberta. Ele se torna íntimo daqueles que são d’Ele.
Deus toca em nosso coração
A mesma Palavra chega aos corações, mas causa efeitos diferentes. O Senhor sabe como nos ajudar! Ele sabe as raízes de nossos problemas e qual a força vai nos dar para a suportarmos. Para cada luta, o Senhor já separou as armas que nos farão vencer. Deus nunca permitirá que o fardo seja maior do que podemos carregar. Para sermos cheios de Deus, esvaziemo-nos daquilo que não presta.
O que é de Deus não tem prazo de validade
A maldade contamina e o bem contagia. Espalhemos apenas coisas boas! Como vamos nos apartar das paixões da juventude? Invocando a graça divina, acreditando que Ele irá nos atender, consagrando assim a Deus a decisão de sermos usados por Ele.
Quando nos consagramos a Deus, colocamo-nos na postura de sermos sagrados, por isso, não permitamos que nossos sentimentos e pensamentos sejam usados para o mal.
O que as pessoas têm depositado em nós? O que temos recolhido em nosso interior? Quando nos enchemos de coisas boas, colocamos tudo o que não presta para fora de nós.
Fujamos das brigas, procuremos o Senhor com o coração puro. São Francisco de Assis é um grande exemplo para nós, pois onde passava deixava a marca da alegria. A exemplo desse santo, deixemos brotar do nosso interior a alegria que vem de Deus!
Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova
Transcrição e adaptação: Ariele Silva