SPV_050308

Você nasceu para ser imagem e semelhança de Deus

Mensagem do Wellington Jardim, o Eto, no programa ‘Sorrindo pra Vida’
da TV Canção Nova, nesta quarta-feira, dia 05.

A Palavra que Deus nos dá para meditarmos, hoje, está em Colossenses 3, 12-15.

.: Ouça a mensagem

Wellington Jardim
Foto: Arquivo/FotoCN

Paulo nos fala isso, com muita profundidade, e mais do que ler, devemos meditá-la, o que é muito mais difícil; é um desafio. Em nossa área espiritual, a leitura da Palavra é o nosso encontro pessoal com Jesus, pois a Bíblia é a voz de Deus. Tudo é bonito e tudo acontece com esse encontro, porque a partir daí começa a haver a misericórdia. Nós somos fracos, mas, lutando, exercemos a misericórdia de Deus em nós mesmos.

O “E sede agradecidos” (Col 3, 15) é o primeiro passo. Com nossos erros diários, mas como eleitos de Deus. “Portanto, como eleitos de Deus, santos e queridos, revesti-vos de entranhada misericórdia, de bondade, humildade, doçura, paciência” (Col 3, 12). Só com a misericórdia de Deus, – ao lutarmos contra nós mesmos – conseguimos o que Deus nos pede: “Sede Santos”, por isso devemos buscar a santidade. Se erramos devemos nos levantar; se “esquentamos a cabeça”, com facilidade, devemos lutar para melhorar e ter mais paciência. Precisamos lutar para chegar à santidade. Você vai ver que Deus é mais, que você consegue passar por tudo sendo santo.

Somos eleitos de Deus e santos amados de Deus, mas, muitas vezes, estamos num sacrifício tão grande para poder ficar e permanecer em oração e no trabalho edificante de nós mesmos, que podemos nos esquecer da compaixão, da mansidão, da paciência, da bondade, do amor para com os outros.

Eu vim para ser Canção Nova porque esta é uma obra de Deus; ela é, acima de tudo, uma criação de Deus. O meu espelho é a obra Canção Nova para dar a minha vida, o resto é conseqüência. Tenho que usar da compaixão, da humildade, da bondade para eu viver a Palavra de Deus.

Deus vem até nós quando rezamos o rosário, quando fazemos adoração ao Santíssimo Sacramento e em nossas orações. Ele vem nos ajudar com a Sua graça. Eu sou tão fraco que sempre rezo: “Fazei meu coração semelhante ao vosso”. Assim é a nossa vida, mas nós temos que lutar por isso, temos que transpassar e apagar essa imagem de homem fraco e nos direcionar para a santidade. Você tem que estar com o “rótulo” escrito: “Eu sou santo” para chegar até o céu.

“Suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente, toda vez que tiverdes queixa contra outrem” (Col 3, 13). Suporte as pessoas, temos que “engolir” todos os irmãos e as nossas diferenças.

Tudo vem do meu chamado feito por Deus, senão, eu perco o sentido da situação, ficando só na minha fraqueza. Sobretudo, devemos nos revestir do amor, que une todos com perfeição. Necessitamos viver o perdão, assim como o monsenhor Jonas, pois ele sempre nos perdoa de tudo e acredita em todo o mundo. E isso é uma comparação comigo, o Eto, que sou tão fraco e não acredito em ninguém. Aonde irei chegar com minha fraqueza?

Que reine nos nossos corações a paz e que sejamos agradecidos. Devemos deparar com nossos problemas e louvar a Deus. Nunca se esqueça de agradecer por tudo o que Ele fez para você. “Rumine” essa Palavra [Colossenses 3, 12-15] o dia inteiro e veja o que o Senhor quer lhe dizer. Em nossa docilidade, que vem com a humildade, Ele vai nos esclarecendo. Nós estamos na vida espiritual e, muitas vezes, subestimamos os nossos esforços pessoais, mas temos que tê-los e lutar. Com toda a carga de negatividade da nossa carne, ainda estamos num processo de cura e isso é difícil.

Temos que deixar a graça nos atingir; não queira resolver seu problema sem Deus. Nós temos traumas e dificuldades particulares, com o pecado original, com nossos defeitos, mas é com o joelho no chão e com a oração que os superaremos todos os dias.

Estou em busca da santidade e tenho consciência de que não a conseguirei só com o esforço humano; já tentei por mim mesmo e não tive sucesso, pois ela [santidade] é um dom de Deus. Sou consciente de que tenho de buscá-la nos mínimos detalhes, começando pelos vícios, como o de desejar a mulher do outro, o vício do cigarro, etc. É uma luta árdua que precisa só do meu esforço, mas é por pura graça de Deus que consegui superá-los.

Não é fácil ser completamente de Deus, porque todos os meus pecados – para serem retirados – dependem do meu esforço, mas com a graça de Deus. Tem que haver um esvaziamento do humano para eu ser repleto de Deus. O meu negócio é Deus! Quem me levanta é Ele; quem me faz ser transparente é Ele.

Temos que ter a humildade verdadeira para que a sinceridade para aceitar a humilhação aconteça. Quando somos humilhados, se nos revoltamos o veneno entra em nosso coração. Tome o silêncio do Cristo inocente, o silêncio é a prova de nossa fé; nada a dizer mesmo que se tenha razão, para não atrapalhar a ação de Deus em nossa vida.

Precisamos rever nossas vidas, um segundo é uma eternidade. Quem sabe hoje não é o dia para você parar, pensar e ver o que atrapalha a ação de Deus em sua vida? Peça essa graça a Deus. Você nasceu para ser imagem e semelhança de Deus.

Vamos deixar as coisas do mundo para só entrarem as coisas de Deus em nossas vidas!

Wellington Jardim
Vice-Presidente da Fundação João Paulo II

Alcançamos 09% do ‘Projeto Dai-me Almas’ do mês de março. Deus lhe pague por sua fidelidade e generosidade!

Acesse: Blog do Eto

Adquira em nosso shopping:


.:Livro
Se Deus é Por Nós
Wellington Silva Jardim


.:Livro
A Biblia no meu dia-a-dia.
Mons. Jonas Abib.


.: DVD
Como é linda a nossa família
Monsenhor Jonas Abib e filhos