Só temos o dia de hoje

"Viva intensamente cada momento"

Hoje é um dia muito importante! “Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias” (Mt 6,34). Precisamos aprender viver a cada dia, cada hora, cada minuto, como se fossem uma oportunidade única de vida nos dada por Deus. O momento presente é só o que tenho. Não existe mais o que aconteceu há algumas horas e nem mesmo há alguns minutos. Não existe ainda para nós a próxima hora ou o fim do dia. Só temos o aqui e o agora, “…o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias.”

Deus me permitiu viver uma profunda experiência acerca do valor do momento presente. Foi nas vésperas do Natal de 2003, quando fui passar as festas com minha família. Todos estavam na expectativa da minha chegada e eu também muito feliz por poder ser este presente para os meus pais. Cheguei num sábado já bem tarde e pude aproveitar bem o domingo para “matar a saudade” dos meus. Vivemos intensamente aquele dia. À noite fiquei com meu pai assistindo a um filme: a vida de João XXIII, que terminou bem tarde.

Estávamos cansados depois de tudo que vivemos naquele dia, mas muito feliz por estamos juntos. Meu pai, após o filme, levantou-se do sofá e me disse: “Tchau, filha!” Respondi-lhe: Boa noite, pai, dorme com Deus! Meu pai sempre dizia tchau quando ia para a cama, era essa sua maneira de dizer boa noite, mas naquela noite seu tchau soou-me diferente, tinha um certo “ar” de despedida. Na manhã seguinte, por volta das 6 horas, fui acordada por um grito: meu irmão havia encontrado meu pai caído no chão. Sem me desesperar, mas com muita dor no coração, movida pela certeza do que Deus já havia me falado no dia anterior, ajudei-o a levantá-lo e colocá-lo no carro para levá-lo até ao hospital onde logo depois ele veio a falecer de um ataque cardíaco. Eu que pensava que daria a minha presença como um presente de Natal para o meu pai, fui surpreendida por Deus que o presenteou com o céu. “Pois que é a vossa vida? Sois um vapor que aparece por um instante e depois se desvanece” (Tg 4,14b).

Dessa experiência pude tirar uma grande lição de vida: viver bem o momento presente, para depois não lamentar-me do que não pude aproveitar de cada situação que Deus me oferece. É difícil viver no presente. O passado e o futuro sempre insistem em nos atormentar. Do passado trazemos os remorsos, desgostos, frustrações e, com isso tudo, o sentimento de culpa. O futuro nos remete a uma série de preocupações que enchem toda nossa vida. É preciso colocar intensidade em todas as coisas que fazemos. Nossa riqueza é o momento presente! Ele é único e nos remete para a eternidade! “E, entretanto, não sabeis o que acontecerá amanhã!” (Tg 4,14a).

Viver o momento presente é “gastar com as pessoas” que convivem conosco o melhor de cada momento. Se não vivemos bem o hoje, não existe o amanhã. O hoje comporta escolhas: escolher o bem, escolher a vida, escolher ser feliz, escolher viver o aqui e agora, pois é o tudo que temos.Só temos o hoje!

Simone Cavazzani – Com. Canção Nova