SPV_260208

Vamos dar a vitória ao perdão

Mensagem do Ricardo Sá no programa ‘Sorrindo pra Vida’
da TV Canção Nova, nesta terça-feira, dia 26

A Palavra que Deus nos dá para meditarmos hoje está em Mateus 18, 21-35.

.: Ouça a mensagem

Ricardo Sá
Foto: www.cancaonova.com

“Assim vos tratará meu Pai celeste, se cada um de vós não perdoar a seu irmão, de todo seu coração” (Mateus 18,35).

Que sentença dura para todos nós. Jesus nos adverte dessa forma pela gravidade que é não perdoarmos. Devemos fazer como diz o Evangelho para que todos alcancemos a salvação. Deus é perdão. Por isso, precisamos perdoar, isso é um princípio eterno, pois se não o fizermos não seremos perdoados para que possamos participar da salvação. Somos livres para obter a nossa salvação e porque Deus nos ama temos o livre arbítrio para escolher o caminho a seguir: perdoar ou não; ser salvos ou não.

Deus nunca vai nos obrigar a nada, somos livres e Jesus fala sério quando nos diz para perdoarmos. Não existe verdadeira experiência com Deus se não perdoarmos verdadeiramente nossos irmãos. Na nossa história de vida e nos acontecimentos diários vamos experimentando o perdão nos pequenos gestos.

Ele é o perdão do Pai, completo e absoluto em todos os tempos; a experiência de perdão é uma experiência de autêntico Cristianismo. Vamos fazer esse exercício passando por cima de nosso orgulho, porque, muitas vezes, dizemos: “Eu não sei perdoar”. Podemos aprender a vivê-lo [perdão] abrindo-nos interiormente e dando os passos necessários em direção àquela pessoa que necessita ser perdoada. Peça ao Senhor essa graça e dê passos.

Vamos dar a vitória ao perdão! Deus é perdão. Assim como Deus é amor, do verbo amar vem o perdoar; é uma ação.
Vamos nos dobrar a toda resistência à falta de perdão com exercícios concretos, com os gestos concretos a quem você magoou. Talvez você não consiga falar com essa pessoa, mas dê o primeiro passo e vá atrás dela com gestos de amor e com palavras doces. Dessa forma irá acontecer o verdadeiro perdão, com bilhetes, com a sua presença ou até discretamente com gestos de carinho. Os gestos não precisam ser grandiosos, mas sim, sinceros e verdadeiros.

Jesus é o pleno perdão. Ele veio para nos perdoar, com toda Sua misericórdia.

O exercício da empatia se dá quando eu desenvolvo a habilidade de me pôr no lugar do outro a fim de sentir e viver o que ele sente e vive. Dessa forma, passo a compreender melhor a situação dele e a sentir na pele o que ele está passando, assim como Jesus faz conosco. O Senhor veio e se fez homem e nos perdoou morrendo na cruz. Seja presença reconciliadora, seja ponte entre as pessoas.

Nós perdoamos sorrindo e amando; e perdoar é perder um pouco hoje para ganhar amanhã. Como o Pai que nos perdoa até chegarmos ao ponto em que nos assemelhamos ao coração de Jesus. O maior perdão foi o da cruz, e não há felicidade completa para o cristão se este não encontrar uma causa para a qual dê a vida. Porque nossa essência é Nosso Senhor, que deu a vida por nós.

Muitas vezes, temos vontade de que de que as pessoas à nossa volta mudem, principalmente aquelas que nos fazem sofrer. Devemos abraçar nossa cruz, como a mulher que apanha do marido, o filho que se droga e maltrata todos em casa. Abracemos as verdadeiras cruzes em nossas vidas fazendo delas nosso caminho de santificação. Perdoe e santifique-se por intermédio de seu marido que bebe, de seu filho que o (a) maltrata; enfim, perdoe a todos e abrace sua cruz. É ela que nos santifica, a cruz total e absoluta, que passa por todos os exemplos até chegar à cruz de Jesus, que, um dia, se deu para nos salvar.

Felicidade é morrer pelo outro e para aquele que não merece. Abraçar quem não merece, dar carinho a quem não merece, dar a minha vida a quem não merece. A felicidade ocorre quando experimentamos dentro de nós este ato de amor e de perdão.

Hoje é dia de dar o perdão simplesmente porque não haverá outro dia igual ao de hoje. Dando o nosso sangue porque amanhã pode ser tarde demais, pois talvez não estejamos mais aqui.

Vem, Senhor Jesus, e queime as minhas misérias com as quais eu me apego às coisas e, com o passar do tempo, deixo de ser o cristão que deveria ser. O meu perdão é dar a vida, socorra-me porque sou fraco. Hoje peço essa graça pelas mãos de Maria e de São José para que eu seja melhor. Creio, Senhor, por mais que eu seja um barro ruim, que eu posso ser melhor com tua graça. Que eu perdoe! Que eu perdoe, que eu perdoe, Senhor! Muito obrigado. Dê-me a graça da felicidade de perdoar!

Ricardo Sá
Missionário da Canção Nova

Alcançamos 71% do ‘Projeto Dai-me Almas’ do mês de fevereiro. Deus lhe pague por sua fidelidade e generosidade!


.: Retiro Popular com Dom Alberto Taveira


Adquira em nosso shopping:


.:Livro
A Biblia no meu dia-a-dia.
Mons. Jonas Abib.


.: DVD
Como é linda a nossa família
Monsenhor Jonas Abib e filhos

.:CD
Cantarei Vitória
Ricardo Sá