SPV_250408

Uma família-Igreja, administrada pelo marido e guiada pelo Espírito Santo

Mensagem de Wellington Jardim, no programa ‘Sorrindo pra Vida’ da TV Canção Nova, nesta sexta-feira, dia 25 de abril.

A Palavra, que Deus nos dá para meditarmos hoje, está em Efésios5, 21-32.

.: Ouça a mensagem

Wellington Jardim
Foto: Wesley Almeida

Como é linda esta comparação feita da criação das famílias: o matrimônio. Ele [matrimônio] é de Deus e o que rege a minha vida e da Luzia. Que infelicidade quando conversamos com as pessoas que dizem que vão se casar e se der certo, tudo bem, mas, senão, separam-se. O matrimônio é comparado com a relação de Jesus e a Igreja. Assim como no matrimônio, também somos regidos por Cristo. “Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela, para santificá-la, purificando-a pela água do batismo com a palavra, para apresentá-la a si mesmo toda gloriosa, sem mácula, sem ruga, sem qualquer outro defeito semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim os maridos devem amar as suas mulheres, como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo” (Efésios 5, 24-28).

Essa comparação é linda. Aquilo que Deus mais ama é a Igreja de Cristo, – e nós somos a Igreja de Cristo –, pois a verdadeira Igreja de Cristo são as pessoas, as famílias; nós, homens e mulheres. Veja o quanto é importante para Cristo o matrimônio. A Igreja é Santa, então, tenho de fazer da minha esposa, santa, sem mancha, sem chagas, mas sim, santa.

Não pode haver segredo entre marido e esposa, porque eles são um só. Existem coisas que o cabeça da família, o marido, tem que resolver, mas ela [esposa] tem de saber o que está acontecendo.

Hoje, as famílias também estão padecendo pela falta de diálogo, não há comunicação entre o casal, porque, muitas vezes, nenhum dos dois acha tempo para essa conversa. E quantas vezes nem um café da manhã as famílias tomam com todos juntos. É preciso rezar juntos, tomar café juntos e arrumar tempo para conversar e conviver – sempre juntos, com amor e carinho. O diálogo é sempre muito importante e necessário para a família; sentar e conversar são coisas boas de se fazer.

Em muitas famílias de hoje não há confiança, não se sabe com quem o marido ou a esposa tem andado, se um deles tem relação com outra pessoa ou não. Que tipo de casamento é esse? Alguns casais nem têm relação sexual sem camisinha, pela falta de confiança. Recebemos muitas cartas de esposas reclamando e pedindo oração por isso. O marido que tem muito ciúme da esposa com os amigos e parentes dele é doente. Como pode ter essa desconfiança? Mulher, não tenha medo de seu marido pensar que você está olhando para outro, tenha a consciência tranqüila; não deixe essa situação perdurar, entregue-a a Deus. Se o marido tem esse ciúme é porque talvez esteja fazendo a mesma coisa. Não posso fazer de minha vida um inferno pensando isso dela, não posso desconfiar de quem eu amo.

“Certamente, ninguém jamais aborreceu a sua própria carne; ao contrário, cada qual a alimenta e a trata, como Cristo faz à sua Igreja – porque somos membros de seu corpo” (Efésios 5, 32).

Se eu tenho uma vida íntegra e confiança eu jamais terei ciúme, porque comparo o meu matrimônio com o que Jesus quer, fazendo o que Deus quer: tornando meu matrimônio santo como a Igreja é santa. Ser uma família-Igreja, administrada por mim [marido], mas guiada pelo Espírito Santo de Deus.

O homem é dependente de sua mulher, assim que se vê desprezado por ela, sem amor e sem fé, sente-se fraco e falho em sua vida terrestre, podendo até perder a vida eterna. Não seja fraca com seu marido, apesar de todos os defeitos dele, perdoe e seja forte. Peça a Deus a fortaleza, seja uma mulher forte e domine suas fraquezas. Seja protetora de seu marido, pois o mesmo Deus, que habita em você, está nele também. Toda vitória dele é sua também, pois vocês são um só. O marido é o cabeça, e você mulher é o coração.

Deus as abençoe, minhas queridas e amadas irmãs. Amém.

Wellington Jardim
Administrador da Fundação João Paulo II

Veja também: “Quando os esposos vivem intensamente sua vocação” .

Acesse Blog do Eto: saiba da praticidade do Débito Automático.

Alcançamos 72% do ‘Projeto Dai-me Almas’ do mês de abril. Deus lhe pague por sua fidelidade e generosidade!

Transcrição e adaptação: Eliziane Edwiges Alves


Adquira em nosso shopping:


.: Livro
‘Se Deus é por nós’
Wellington Silva Jardim


.:Livro A Biblia no meu dia-a-dia.Mons. Jonas Abib.


.: Livros
Administrar a própria Vida
Wellington Jardim