Mensagem Luzia revista

Um coração para amar

Junho, mês do coração de Jesus. “Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso”. Esta oração brotou dos lábios de alguém que tendo se encontrado com a riqueza de Cristo, apaixonou-se por ela. Só compreende a insondável riqueza de Cristo quem se faz pobre para encontrá-la.

Jesus não a nega a ninguém. Ele a oferece para todos, principalmente aos aflitos, aos doentes e sobrecarregados: “Vinde a mim, vós todos que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração e achareis repouso para as vossas almas” (Mt 11,28-29).

Jesus, conhecendo as estruturas injustas deste mundo, baseadas no ódio, na vingança e no desrespeito ao ser humano, revela a Sua doutrina e a essência do Seu coração: ansidão e humildade. Esta é a única fórmula para os filhos de Deus.

Peçamos a Jesus a graça de ter, na nossa vida cotidiana, os mesmos sentimentos que animam o Seu coração. Jesus não buscava aplausos e nem auto-afirmação. Ele só queria a honra e a glória do Pai. Desde pequeno, era animado pelo desejo de cumprir a missão que o Pai Lhe havia conferido: a salvação da humanidade.

São Paulo escreveu a respeito dEle:“Sendo Ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens. E, sendo exteriormente reconhecido como homem, humilhou-se ainda mais, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz” (Fl 2,6).

Jesus veio até nós na simplicidade e na humildade para que todos tenhamos livre acesso a Ele. Rebaixou-Se ao nosso nível, assumindo ser semelhante a nós, exceto no pecado. Pela mansidão e humildade, foi atraindo e formando discípulos de todas as culturas e classes sociais de todos os tempos. Aos poucos foi ganhando a confiança de homens e mulheres tão marcados pela antiga Lei de Talião: olho por olho e dente por dente.

Podemos perceber isso no evangelho quando Ele repreende, severamente, Tiago e João, apelidados “filhos do trovão” – porque cheios de ira queriam que Ele enviasse fogo do céu sobre os habitantes de Samaria por não tê-los acolhido. Jesus ensina-lhes que não é pela violência, mas pelo amor. A mansidão de Jesus é o remédio para nossas raivas, indignações
e impaciências.

Como os discípulos, muitas vezes perdemos a paz do coração, e como conseqüência a paz em nossos relacionamentos, porque nos deixamos tomar pela ira. Quando nos percebermos
agindo assim, precisamos deixar soar a voz de Jesus: “Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração”.

Reconheçamos que somos naturalmente inclinados ao orgulho. Basta prestar atenção em como reagimos quando não nos sentimos respeitados e considerados. Somos incapazes da verdadeira humildade! Se não falamos, pensamos algo parecido com isso: Eu não carrego desaforo para casa. Diz um santo carmelita: “A humildade dos homens é brinquedo de criança ante a humildade do Filho de Deus”. Precisamos obedecer ao Senhor: “Aprendei de mim que sou manso de coração. Vinde a mim todos vós que estais cansados e aflitos”. Peçamosa graça de correspondermos.

“Senhor, cansados estamos todos porque somos mortais, frágeis enfermos, portadores de vasos de barro, causa recíproca de mil ansiedades. Mas se os vasos de barro nos trazem angústias, fazei que dilatemos os espaços da caridade. Por que portanto dizeis: Vinde a mim vós todos que estais cansados, senão para que não mais nos cansemos? De fato, eis logo vossa promessa: e eu vos aliviarei. E acrescentais: tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim; não a fabricar o mundo, não a fazer milagres neste mundo, nem a ressuscitar mortos, mas a ser ‘mansos e humildes de coração.” (Santo Agostinho).
Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso!

Luzia Santiago
Co-fundadora da Comunidade Canção Nova


.: Nossas CONTAS BANCÁRIAS :.
Nosso telefone: (12) 3186-2600


Veja também:
.: “Não condene: ame…” Afirma Luzia Santiago
.: “Não deixe os seus problemas paralisarem você nem a vida do seu próximo”
.: Entrevista com Luzia Santiago:”Os sentimentos que Deus colocou em meu coração…”
.: Galeria de fotos do lançamento do CD Libertos da Maldição :.
.: “Canção Nova: uma aventura que se tornou realidade” Luzia Santiago