SPV_160309

Ter fé não é sentimento é decisão

Mensagem do missionário Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, nesta segunda-feira, dia 16 de março.
Márcio Mendes
Foto: Wesley Almeida

Eu quero convidar você para abrir a Palavra de Deus em:
II Reis 5,1-15.

.: Ouça a mensagem

Fé não é sentimento, ter fé é obedecer. Muitas vezes, os nossos sentimentos são contrários. É quando obedecemos que somos curados. É uma cura que vai de dentro para fora; Deus quando cura, nos cura por inteiro. Por isso é imprescindível que se creia, é preciso ter fé e aceitar que o Senhor faça a transformação em nós.

A “lepra interior” é muito pior que a exterior, ela desfigura a pessoa na sua identidade, deformando-a pouco a pouco. O pecado é a lepra que vai nos envenenando por dentro causando uma monstruosidade em nós. Ficamos deformados e irreconhecíveis. O dom da cura é dom de Deus – e mesmo que este venha pelas mãos do médico – é dom, é presente de Deus.

Eliseu manda que Naamã vá ao seu encontro, mas não o recebe, somente lhe pede que vá se banhar sete vezes no rio. Sabe por quê? Porque Naamã tinha que se desprender das aparências, tinha que aprender a crer mais em Deus do que nos homens. Ele estava acostumado a esteriótipos; na terra dele também havia quem rezasse pela cura, só que foram incapazes de curá-lo. E ao não ser atendido em suas expectativas, irritado, vai embora.

Quantas pessoas abandonaram a Igreja católica, abandonaram a Deus por não terem sido curadas, porque suas expectativas não foram atendidas. O tempo em que o Senhor nos atende é o tempo em que estamos preparados para receber a graça e ser salvos.

Sabe por que muita gente não recebe o que pede? Porque faz igual a Naamam, que não foi capaz de obedecer, não atendido, virou as costas e foi embora; ele não teria sido curado se não fosse a intercessão dos amigos dele.

Por isso é importante termos amigos em Deus, ninguém é cristão sozinho. Esses amigos nos ajudam, dizendo: “O que Deus lhe pede é tão pouco. Se Ele lhe pedisse uma coisa difícil você não o faria? Então faça o que o Senhor está lhe pedindo”.

Obedeça a Deus você que tem pedido tanto a Ele que o cure. O remédio está em obedecer. Não é a obediência somente que o cura, mas a obediência em tomar o remédio que é a Palavra de Deus. Hoje, a Palavra de Deus está nos dizendo que precisamos nos banhar no rio da vida, que é o Espírito Santo; e esse rio passa largamente pelo confessionário.

Precisamos ir ao encontro da confissão, porque ali diante do sacerdote, confessando o nosso pecado, Deus nos vai lavar muito mais que sete vezes. O Senhor vai curar o nosso coração, purificar a nossa vida e livrar-nos do mal chamado pecado, dessa lepra interior que nos come por dentro. Precisamos matar o pecado que está nos matando. Precisamos destruir o mal pela raiz. E o que mata esse mal? A obediência!

O Espírito Santo nos lava e nos purifica no sacramento da confissão. Depois de confessar, podemos comungar, e a Eucaristia, que é sacramento de cura, vai nos ressuscitar para uma vida nova. Busque um sacerdote, obedeça à Palavra de Deus.

Se a única coisa que impede a graça de Deus chegar até você (e essa coisa chama-se pecado), e se puder retirá-la, não vai fazê-lo? Sabendo que uma confissão bem feita destrói este muro chamado pecado e que a graça vai ficar livre para chegar até você, porque você decidiu unir-se a Deus nessa luta como um valente guerreiro, você não vai derrubá-lo [muro]?

Confesse os seus pecados ao Senhor! Desça até o rio, abaixe-se a ele, seja humilde e deixe Deus purificar você.

Márcio Mendes
Comunidade Canção Nova