Revista Luzia/dezembro

Somente num coração despojado é que Deus pode fazer morada.

Entramos em dezembro com o espírito natalino contagiando todos os ambientes. Que neste tempo não sejamos envolvidos pela mentalidade de consumo, mas nos enchamos da luz de Cristo, com a caridade e a pobreza evangélica. Esta é a forma de recebermos muitas graças.

Luzia Santiago
Foto: Wesley Almeida

Tudo o que conquistamos nesta vida são meios, o fim é a vida plena com Deus. O menino Deus nasceu numa gruta vazia para nos trazer o verdadeiro sentido de pobreza. Ele veio nos ensinar que somente num coração despojado é que Deus pode fazer morada.

Tivemos a oportunidade neste ano, a cada mês, de irmos revelando um pouquinho mais da essência da Canção Nova; o que rege a nossa vida e o nosso carisma. Uma das bases mais fortes da nossa vivência nestes trinta anos de comunidade é o “viver da providência: nossa pobreza”.

Na Canção Nova, temos a graça de experimentar as bem-aventuranças e suas promessas. Num mundo que luta para conquistar segurança econômica, Deus nos impulsiona a arriscar nossa vida no Evangelho: viver uma total dependência da providência amorosa do Pai. Nossa segurança é Ele. Em cada situação confiamos: Deus proverá.

Como nos ensinou monsenhor Jonas: “Trabalhamos e trabalhamos muito, mas a nossa segurança não está no fruto do nosso trabalho. A nossa aventura é investir-nos totalmente na implantação do Reino de Deus até que estabeleça a sua justiça, certos que as nossas necessidades serão supridas pelo Senhor”.

Nós temos uma história no decorrer destes anos, que nos dá a garantia de que podemos confiar. O Senhor é fiel! Esta é a nossa maneira de viver a pobreza, pobreza realmente evangélica. Contentamos com o necessário, na expectativa do Senhor que vem agradecido pelo que Deus nos dá hoje, sem termos que nos preocupar com o dia de amanhã.

Generosamente nos sujeitamos à lei comum do trabalho, vivendo assim a situação dos pobres que lutam duramente para ganhar o pão. Sabemos, todavia, que o nosso sustento não é o fruto do nosso trabalho, mas o acréscimo que Deus nos dá generosamente. Caminhando para o encerramento deste ano tão especial para nós, nossos trinta anos de história, dizemos como São Francisco: “Senhor, até hoje não fizemos nada, queremos fazer tudo de novo”.

Queremos como José e Maria abraçar a nossa pobreza, para que o menino Deus nasça no coração de milhões de pessoas. Com Maria, José e os pastores; com os Magos e a multidão inumerável de humildes adoradores do Menino recém- nascido que, ao longo dos séculos, acolheram o mistério do Natal; também nós, deixemos que a luz deste dia se propague em todo lugar; entre nos nossos corações, ilumine e aqueça as nossas casas, traga serenidade e esperança às nossas cidades e dê paz ao mundo.

Que o Menino Jesus, com sua luz, dissipe todas as trevas da nossa vida e nos encha de amor e de paz. O Senhor, que fez resplandecer em Cristo a sua face misericordiosa, nos sacie com a sua felicidade e nos torne mensageiros da sua bondade.

Feliz Natal!

Luzia Santiago é Co-fundadora da Comunidade Canção Nova

Nossa meta é o céu para todos! Seja um evangelizador conosco; contribua imprimindo seu boleto em casa , pela facilidade do depósito identificado ou pela sua conta bancária ou fazendo seu algo a mais.

Adquira em nosso shopping:


.: Livro
”As Sete Virtudes do Líder Amoroso”
Padre Joãozinho, SCJ


.: Coletânea de palestras
Monsenhor Jonas Abib – Vol. II em CD