SPV-130509

Só o amor não nos deixa desistir

Mensagem do missionário Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, nesta quarta-feira, dia 13 de maio.

Eu quero convidar você para abrir a Palavra de Deus em:
Marcos 9,14-29.

Márcio Mendes
Foto: Wesley Almeida

Eu louvo a Deus por esta Palavra, porque ela está em consonância com o que foi Nossa Senhora: Mãe e Intercessora. Este pai, de que fala esse Evangelho, intercedeu pelo filho a uma pessoa que era tida como contraditória, muitas pessoas gostavam de Jesus e outras O detestavam. Para ele levar o menino ao Senhor, não tenha dúvida de que antes havia esgotado todas as outras possibilidades e gastado o que tinha e o que não tinha para a cura do filho, para o qual não havia remédio segundo os médicos. De forma que, seguramente, a cada tentativa, uma nova frustração e esse homem ia morrendo aos poucos. Mas como via que a saúde do filho estava se agravando e que ele já o havia livrado do afogamento, do fogo, e cada vez este piorava mais, ele ia morrendo por dentro e perdendo a fé. Mas o amor dele fazia com que não desistisse, por isso, o [filho] levou a Jesus Cristo. Mas não deve ter sido fácil tomar essa iniciativa devido às frustrações anteriores; não era fácil levar o filho ao um homem do qual ele tinha apenas ouvido falar. Ele teve de vencer a dúvida, teve de vencer o parecer dos amigos que, provavelmente, lhe diziam: “Se você não o conhece, não leve seu filho até ele, não!”.

.: Ouça a mensagem

Quando esse pai o levou ao Senhor, havia uma multidão e ele teve de procurar quem era Jesus, pois não O conhecia; e teve de levá-lo nos braços, no calor daquela região, e aconteceu a primeira decepção: Jesus não estava lá, Ele tinha ido para a montanha e ninguém sabia quando ele voltaria… Então esse homem pensou em se retirar, mas quando estava saindo viu que nove discípulos estavam orando pelas pessoas, de forma que levou o garoto até eles e mais uma decepção: mesmo todos os nove apóstolos rezando por ele a cura não aconteceu. Dessa forma, seguramente, aumentava a certeza desse pai de que o filho não tinha mais jeito, como os médicos afirmavam. Mas não era somente o filho que estava doente, o pai também o estava, pois estava desanimado e sem fé. Quando este decidiu novamente ir embora, ele percebeu um alvoroço e viu que era Jesus e o Senhor olhou para aquele pai, chorando, com o filho. Cristo atravessou a multidão e foi até ele e este caiu de joelhos e rogou ao Senhor que curasse o menino, pois ele já tinha passado por muitos médicos e também já havia sido levado aos discípulos, mas eles também não conseguiram libertá-lo.

O pai primeiro rogou pelo filho, mas Cristo cura primeiro o genitor, que já tinha perdido a esperança da cura do garoto. A primeira oração [do pai] é pelo filho, mas depois a fez pelos dois por reconhecer que os ambos estavam precisando. E o Mestre em vez de acolhê-lo o reprende: “Se podes alguma coisa!… Tudo é possível ao que crê” (Marcos 9, 23b), e naquele momento Jesus o cura de toda a falta de esperança, aumentando-lhe a fé para continuar lutando. Depois o pai faz a oração somente para si: “Aumenta a minha falta de fé” (Marcos 9, 24).

Quem tem muito apoio de mãos humanas, geralmente demora muito a recorrer a Jesus; esse homem não tinha mais esse tipo de amparo, por isso vai até Cristo, e Lhe pede a fé, a fé na salvação. A fé é dom de Deus, ele teve que acreditar apesar de todas as evidências contrárias. Muitas vezes, nós estamos totalmente desacreditados, olhamos para nossa casa e atestamos que para aquela situação não tem mais jeito e que é um caminho sem volta, e então chegamos em Jesus e falamos: “Senhor, se podes, faça alguma coisa”.

Deus coloca algumas pessoas fortes em nossa família, e, de repente, essas pessoas adoecem, caem acamadas e nos aproximamos do Messias e interrogamos a Ele: “Se podes?”. E Jesus nos diz: ““Se podes alguma coisa!… Tudo é possível ao que crê” (Marcos 9, 23b) . Você precisa apresentar as situações ao Senhor, talvez seja seu filho ou seu pai que você está trazendo em seus braços, ou quem sabe seja seu casamento, e você chega diante de Cristo com o coração estraçalhado…. Só o amor fez com que você não desistisse. Mas você precisa acreditar como aquele homem acreditou, quando você disser com toda a verdade: “Eu creio” o seu coração será curado. No entanto, pode parecer que quando você se aproximou de Jesus as coisas pioraram, mas é que quando o espírito percebe que se aproxima seu fim, ele faz de tudo, como aconteceu com o menino: quando Jesus se aproximou dele, a situação aparentemente piorou. Então creia: se sua situação piorou é porque o mal está chegando ao seu fim. É momento de continuar lutando, lutar por aqueles que você ama, e para que você tenha forças para lutar, Deus está curando seu coração. E, para isso, precisamos rezar, assim como aquele homem primeiro ele orou pelo filho, depois pelos dois, e depois por suas necessidades.

Márcio Mendes
Comunidade Canção Nova