SPV_100308

Só em Deus encontramos misericórdia

Mensagem do Márcio Mendes, no programa ‘Sorrindo pra Vida’
da TV Canção Nova, nesta segunda-feira, dia 10.

A Palavra que Deus nos dá para meditarmos, hoje, está em João 8, 1-11.

.: Ouça a mensagem

Márcio Mendes
Foto: Robson Siqueira

A mensagem de hoje nos fala para estarmos preparados para os momentos de crises. Muitas vezes, há o problema com nós mesmos, talvez trazidos por outras pessoas. Devemos nos preparar, em oração, que é nosso suporte, para vencer esses momentos.

“Dirigiu-se Jesus para o monte das Oliveiras” (João 8,1) Ele parou e se refez interiormente na oração, para curar as feridas interiores. E quando chegaram com o problema, Ele já estava preparado. Temos de nos preparar para não sermos pego pelas surpresas.

“A situação não faz o homem fraco, apenas revela aquilo que ele é” (Livro “Imitação de Cristo”). Ou seja, a bondade de Deus e a dureza do coração do homem ficam em evidência. Nos momentos de prova a dureza humana se revela, mas amor é maior, porque Deus é amor, perdão e misericórdia. Por mais que sejamos pecadores, Jesus não rompe com sua fidelidade e nos perdoa sempre.

A mulher desse Evangelho não se defende nem diz nada, ela tinha sido pega em flagrante. Imagine o jeito em que ela estava, exposta a todos. A lei, que seria imposta, já era prevista diante desta situação de pecado: ela seria apedrejada. E diante de Jesus perguntaram: “Moisés mandou-nos na lei que apedrejássemos tais mulheres. Que dizes tu a isso?” (João 8, 5) Colocaram Jesus de mãos atadas em meio a essa situação.

A Palavra está nos dizendo para arrancarmos o pecado de nós, senão seremos apedrejados; por isso a firmeza da lei: apedrejá-la. Era uma cilada para Jesus, Ele não podia fazer nada: nem dizer que a apedrejassem nem dizer que não fizessem isso, sendo contra a lei de Moisés. Ou atentava contra os romanos ou contra os judeus.

Pegaram-na no ato, e ninguém adultera sozinho; mas onde estava o homem? Deixaram-no escapar, utilizando o critério de justiça somente com a mulher e forçando Jesus a uma decisão. Precisamos ter os olhos atentos em Cristo, pois Ele é o caminho, a verdade e a vida. Olhando para o Senhor aprendemos a viver. Ele ficou no silêncio, desfazendo aquela situação de conflito, não encarando ninguém, mas abaixando a cabeça e escrevendo na areia. Não sabiam o que estava sendo escrito, propositalmente para quem estiver meditando ser inspirado pelo Espírito Santo.

Muitas vezes, pecamos pela falta de tempo, as pessoas nos fazem pecar nos pressionando. O que Jesus fez naquela hora para acalmar os presentes? “Quem de vós estiver sem pecado, seja o primeiro a lhe atirar uma pedra” (João 8,7). Ele não apontou ninguém, cada um pesou sua consciência, e todos se retiraram.

Só poderia apedrejá-la que não tivesse pecado algum. Como nós todos somos cheios de pecado, então, ninguém poderia fazê-lo.

O pecado tira a paz de nosso coração, e Jesus a ofereceu a essa mulher – salvando-a das mãos dos homens, devolvendo-lhe a liberdade de ir e não pecar mais. Uma das coisas que Jesus fez foi fazê-la se reconciliar com ela mesma: “Nem eu te condeno. Vai e não tornes a pecar” (João 8,11).

Para o perdão entrar em nosso coração temos de querer; o único caminho é a confissão, confessamos diante do Senhor as nossas misérias e nossa natureza ferida. Quem pecou precisa se confessar. O único pecado não perdoado é o pecado não confessado. Deus não nos acusa. “Nem eu te condeno”. Medite esta Palavra que Jesus lhe fala.

Só em Deus encontramos misericórdia. Peça a paz de coração diante das situações e das pessoas, para que você tenha a paz consigo.
Ore e peça ao Senhor: Assim como o Senhor teve piedade para com essa mulher, tenha comigo, banha-me com sua misericórdia, purificando-me de todas as minhas imundícies. Seja para mim libertação e perdão, Senhor. Põe em meu coração o verdadeiro arrependimento de acusação. Derrame seu Espírito Santo. Que caiam das minhas mãos as pedras que eu tenho para atirar nos demais.

Deus abençoe!

Márcio Mendes
Comunidade Canção Nova

Alcançamos 21% do ‘Projeto Dai-me Almas’ do mês de janeiro. Deus lhe pague por sua fidelidade e generosidade!


.: Retiro Popular com Dom Alberto Taveira


Adquira em nosso shopping:


.: Livro
‘O dom das lágrimas’ Márcio Mendes


.:Livro
A Biblia no meu dia-a-dia.
Mons. Jonas Abib.


.: DVD
Como é linda a nossa família
Monsenhor Jonas Abib e filhos