SPV_270309

Ser cristão é viver na contramão

Mensagem do Wellington Silva Jardim (Eto) no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, nesta quinta-feira, dia 26 de março.

Eu quero convidar você para abrir a Palavra de Deus em:
Sabedoria 2,1a.12-22.

Eto
Foto: Arquivos CN

Nós cremos que Deus é Pai, que proverá tudo, nos salvará e nos dará força; enquanto o ímpio já diz ter e não precisar de Deus.

O Filho de Deus incomoda o ímpio, que vive a sua vida longe da vontade de Deus, na qual vale tudo. Nós cristãos precisamos e temos que ser o contrário, dar valor à Palavra de Deus e ter muita fé; por isso somos diferentes. É por isso que a Palavra diz: “Armemos ciladas ao justo, porque nos incomoda e se opõe às nossas obras” (Sabedoria 2, 12).

.: Ouça a mensagem

A ação do cristão é o bem, o amor ao próximo, viver a alegria na certeza de que a cada dia Deus cuida de nós, lutando contra a ganância e toda tendência ao pecado. A nossa vida é totalmente diferente da de outras pessoas por esta estar sempre na contramão. E, assim, devemos permanecer, porque se entramos no “barco” do ímpio nos perdemos com ele.

Uma obra de Deus cresce mesmo em tempo de crise, porque é o Senhor quem inspira todas as coisas. Quem persegue ao Pai também nos persegue, pois somos Seus filhos, Sua imagem e semelhança.

Não podemos nunca perder o sentido daquilo que fazemos. Se a vida está difícil, precisamos nos agarrar a Deus, porque é Ele quem provê todas as coisas de que necessitamos. É o Senhor quem nos dá a alegria, mesmo em momentos de dificuldade. A serenidade é o caminho para agirmos com discernimento e para não resolvemos os problemas sem antes buscar oração e paciência para que esperemos a hora de Deus.

O demônio não pode nos matar, mas faz constantemente o seu papel de tentador, querendo tirar a nossa paz e a nossa serenidade. A Igreja vive num barco dentro do mar revolto, porque na vida dela [Igreja] nada é fácil. Por isso, precisamos de fé e firmeza.

A calúnia persegue a vida dos cristãos, por essa razão, é preciso que nós sejamos exemplo dando testemunho e vivendo na verdade. Deus quer o melhor para nós. É uma luta árdua, ser cristão é ser herói, pois lutamos contra as nossas vontades, contra nossos vícios e paixões. Até chegarmos ao ponto de dizer que só Deus nos basta. Isso nos custa tempo, fé, fidelidade e muita perseverança.

Em toda a nossa vida de cristãos precisamos lutar contra o pecado, se percebemos que a nossa tendência é a maledicência, então, é preciso evitá-la antes mesmo de começarmos a pensar e a falar de alguém. Porque o pecado é como uma sombra que nos persegue; para isso é necessário que estejamos firmes em Deus.

Precisamos fazer todas as coisas às claras, porque nada neste mundo fica encoberto, um dia tudo vira à luz e será revelado.

Quando fazemos muito exercício físico, o primeiro efeito é a dor, porque não estamos acostumados. O mesmo acontece com a nossa alma: é necessário evitar as ocasiões de pecado e prepará-la [a nossa alma] para o tempo da provação, porque as tentações virão até nós. É preciso fugir dos perigos e das seduções. No campo de luta contra o pecado, a fuga não é sinal de covardia, e sim, de heroísmo. O pecado está batendo à nossa porta, precisamos lutar, não dar facilidades ele. Quem ama o perigo, permanece nele. “A ocasião faz o ladrão” diz o ditado.

Wellington Silva Jardim (Eto)
Administrador da Fundação João Paulo II

Transcrição e adaptação Célia Grego