SPV_290609

'Sem disciplina não há santidade!'

Mensagem do padre Hamilton Nascimento no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, nesta segunda-feira, dia 29 de junho.

Eu quero convidar você para abrir a Palavra de Deus em:
Eclesiastes 3,1-8.

Padre Hamilton
Foto: Robson Siqueira

Os padres da Igreja insistem em nos ensinar que em uma autêntica vida cristã não podemos desconsiderar a nossa relação com o tempo. De fato, estamos em uma época marcada pela aceleração, estamos na era da informática e mal conseguimos meditar direito. Isso pode ser bom por um lado; somos favoráveis a essa evolução, principalmente em se tratando da medicina, que precisa ser cada vez mais acelerada.
.: Ouça a mensagem

A vida não é um “flash” no qual não paramos nem para pensar. Não! Existe um tempo para cada coisa. Este mundo marcado pela aceleração precisa nos fazer pensar um pouco: para onde estamos caminhando? Nessa velocidade toda, vamos chegar aonde?

Hoje é importante meditarmos sobre isso: O tempo se tornou o inimigo contra o qual se luta ou um fantasma a que se persegue? Que quer dizer isso? O tempo foge de nós e o perdemos também, porque somos devorados por ele! Aqui está a orientação dos padres da Igreja. Para nós cristãos católicos o tempo é o ambiente no qual está em jogo a nossa fidelidade ao Senhor: ou sabemos vivê-lo bem, organizando-o, sentido-o como aquilo que ele é: um dom de Deus para nós e também um compromisso ou o idolatramos e nos perdemos nele. É no correr do tempo que reconhecemos o hoje de Deus. A vida é tão veloz que se não pararmos para escutar ao Senhor, como vamos ouvi-Lo e crescer na nossa vida espiritual?

O tempo é hoje, é agora, e se não nos damos esse tempo, como é que vamos ouvir o Senhor, como é que a salvação vai entrar na nossa casa? É o aproveitando bem! Nós devemos ser pessoas esclarecidas, não podemos nos comportar como pessoas insensatas que vivem no “pagode do descompromisso” e ficam como um “pau na enchente”, ou seja, não podemos deixar a vida nos levar de qualquer jeito. Precisamos estar atentos ao tempo que Deus nos dá. Precisamos nos organizar ou seremos levados como a água da chuva que passa pelos nossos dedos.

É preciso ordenar o tempo para termos condição de santificá-lo. O dia tem 24 horas; Deus nos dá esse período para vivermos bem. Santificar o tempo significa nos disciplinar. “Sem disciplina não há santidade!” (Dom Gambino). Precisamos entender bem que de Deus não se zomba e que não nos santificaremos se não o [tempo] ordenarmos. Somos pessoas a caminho da vida eterna e o Senhor nos dá o tempo para crescermos em uma espiritualidade consistente. Sem a disciplina do tempo, que é uma verdadeira santificação, não há possibilidade de uma vida espiritual autêntica.

De fato, muitos não perseveram por causa da sua relação alienada com o tempo. Por essa razão, este deve nos levar a um advento fundamental, que é a preparação para a segunda vinda de Jesus; e quem não tem essa relação com o tempo, não espera nada! A cada dia temos os desafios próprios, mas temos também uma meta e a nossa meta é o céu.

Padre Hamilton Nascimento
Comunidade Canção Nova