Santo André

Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens

No dia 30 de novembro a Igreja celebra, com muita alegria, o dia de Santo André, apóstolo de Cristo. Esse santo era irmão de Pedro e antes de ser um dos 12 escolhidos por Cristo foi seguidor de João Batista.

O nome André tem como significado “hombridade” ou “coragem”, e foi isso que o apóstolo sempre demonstrou em sua vida totalmente entregue ao Evangelho e ao chamado de Jesus.

Santo André
Foto: Divulgação

Muitos Evangelhos, como o de Mateus 4,18-20 e o de Marcos 1, 16-18, são bem claros quando explicam o momento em que Jesus chamou Santo André e São Pedro: “Estavam jogando as redes ao mar, pois eram pescadores. Jesus disse-lhes: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. Eles, imediatamente, deixaram as redes e o seguiram”.

Imediatamente seguiram o Mestre, é isso o que diz o Evangelho. André nunca teve dúvidas quando Jesus o chamou, o seu “sim” foi para sempre. A coragem e o desejo de servir a Cristo foram maiores do que seus projetos, sonhos e a escolha de sua profissão de pescador.

E Deus foi fiel ao “sim” de André, muito mais do que peixes que ele pescava, o Altíssimo concedeu-lhe a missão de pescar almas, de resgatar os que estavam perdidos e foi assim que esse discípulo de Cristo gastou toda sua vida, salvando e pescando pessoas para o céu.

Deus quer de nós coragem, o desejo do Senhor é que possamos dar o nosso “sim” ao Seu chamado, ao Seu projeto, à Sua vontade. Sem medo, porque o Todo-poderoso é fiel ao que promete. Se somos chamados é porque Jesus acredita em nosso potencial e muito mais que isso: Ele não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos.

André teve essa experiência de ser capacitado todos os dias quando deu o primeiro passo seguindo Cristo. A partir de sua escolha, Deus tornou-o um grande discípulo e principalmente fez dele um pescador de homens como havia prometido. Da mesma forma, precisamos dar o primeiro passo rumo à vontade de Deus Pai, isso é necessário, é preciso.

Neste dia tão especial, peçamos a Deus que nos dê a coragem de Santo André, e que esse santo da Igreja interceda ao Pai para que também possamos dar o nosso “sim” ao chamado d’Ele.

Santo André, rogai por nós!

Maurício Moura
Jornalista, produtor e assessor da Revista Canção Nova

Evangelize conosco

.: Boleto Bancário

.: Débito Automático

.: Cartão de Crédito

.: Conheça outras formas de contribuir