São Domingos Sávio

São Domingos Sávio

São Domingos Sávio teve uma vida de muita sensibilidade e em pouco tempo percorreu um longo caminho de santidade, obra mestra do Espírito Santo e fruto da pedagogia de são João Bosco.

Nasceu em São Giovani di Riva (Itália). Filho de pais pobre em bens materiais (ferreiro e costureira), porém ricos de fé. Sua infância ficou marcada pela primeira comunhão, feita com fervor aos sete anos, e se distingue pelo cumprimento do dever em seu lema: “Antes morrer do que pecar”.

Aos doze anos de idade ocorreu um fato decisivo em sua vida: o encontro com São João Bosco, que o acolhe, como padre e diretor, em Valdocco (Turim) convidando-o para cursar os estudos secundários.

Era um jovem comum, mas que interiorizou tão bem a espiritualidade salesiana no seu dia a dia e sua alegria de menino nunca desapareceu, apenas foi purificada de todo e qualquer pecado. Amava demais a Eucaristia, e sua mãe Nossa Senhora; tinha como um dos lemas por ele vivido “Antes morrer do que pecar!”

Ao descobrir então os altos ideais de sua vida como filho de Deus, apoiando-se na amizade com Jesus e Maria, lança-se à aventura da santidade, entendida como entrega total a Deus por amor. Reza, coloca empenho nos estudos, sendo o companheiro mais amável. Sensibilizado no ideal de São João Bosco, “Dai-me almas” deseja salvar a alma de todos e funda a Companhia da Imaculada, da qual sairão os melhores colaboradores do fundador dos salesianos.

Tomado por uma grave enfermidade aos 15 anos, morre serenamente com a alegria de ir ao encontro do Senhor, exclamando aos seus pais: “Adeus queridos pais, estou tendo uma visão linda! Que lindo!”

Pio XII o proclamou santo em 12 de junho de 1954.

Oração: Ó amável São Domingos Sávio, que em vossa breve vida de adolescente, fostes admirável exemplo de virtudes cristãs, ensinai-nos a amar a Jesus com vosso fervor, à Virgem Santa com vossa pureza, às almas com vosso zelo; fazei ainda que, imitando-Vos no propósito de tornarmo-nos santos, saibamos, como Vós, preferir a morte ao pecado, para poder-Vos encontrar na eterna felicidade do Céu. Assim seja.

São Domingos Sávio, rogai por nós.