Santuário Nacional

Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida Maior Centro Mariano do Brasil

O Santuário Nacional é o maior centro de ação e irradiação evangelizadoras do país. Desde a inauguração da capela em 1745, tem uma característica especial: recebe peregrinos durante o ano todo. Em 1900 calculava-se o número anual de visitantes em 150 mil. Em 1957 o número atingiu um milhão de romeiros. Hoje a estatística acusa 7 milhões de peregrinos por ano.

Um dos fatores que explicam esse constante aumento dos romeiros na Basílica de Nossa Senhora Aparecida é o crescimento da devoção, que já faz parte da cultura do nosso povo. “O nome e a invocação de Nossa Senhora entraram nos hábitos e na vida do povo brasileiro que a invoca nos perigos, nas horas tristes e de gratidão (Pe. Júlio Brustoloni, historiador).

Suas características, história, cor, espiritualidade e simbolismo estão vinculados aos valores do povo. Dados atuais apresentam que 332 paróquias, no Brasil, são dedicadas a Nossa Senhora Aparecida, demonstrando a grande manifestação da religiosidade popular. O santuário é um espaço de manisfestação forte desta religiosidade. “Os centros de devoção e as romarias populares constituem ao longo da história do Brasil o lugar de maior expressão coletiva da religião popular” (Riolando Azzi, teólogo e historiador).
O próprio Santuário tem dado uma atenção toda particular às romarias, acolhendo-as bem e orientando-as para que se tornem cada vez mais autênticas peregrinações cristãs, comprometidas com Jesus Cristo e com a Igreja. O próprio Santuário tem se constituído em grande centro de evangelização do país.

Em seu âmbito, visa concretizar a missão da Igreja: “Evangelizar constitui, de fato, a graça e a vocação da Igreja, a sua identidade mais profunda” (Paulo VI. Doc. Evangelização no Mundo Contemporâneo).

Como lugar da evangelização do povo de Deus, o santuário é considerado hoje, como o “maior centro Mariano do Brasil”.

www.santuarionacional.com.br