SPV_080108

Salve sua vida!

Mensagem do Márcio Mendes no programa ‘Sorrindo pra Vida’ da TV Canção Nova, nesta terça-feira, dia 08.

A Palavra, que vamos partilhar hoje, está em São Lucas 9, 23-27.
.: Ouça a mensagem

Márcio Mendes
Foto: cancaonova.com

Tudo nesta vida passa, mas a aliança que temos com Deus não passa. Mesmo se nós somos infiéis, Deus permanece fiel porque Ele não volta atrás na aliança que tem conosco, no amor que Ele tem por você e por mim.

A salvação não está em “gostar” de Jesus. Está em seguir Jesus, nós precisamos nos determinar a seguir Jesus nas suas pegadas, nos mesmos passos, vivendo como Ele viveu, tendo os mesmos sentimentos do seu coração, os mesmos pensamentos, aprender d’Ele a olhar a vida. Se nós olhamos a nossa vida com olhos doentes, nós a enxergamos de forma distorcida. Mas quando é o próprio Senhor que vem colocar em nós um olhar novo, nós enxergamos a vida com os olhos de Deus. E isso nos faz viver como Jesus e nos faz tomar as decisões que Ele toma.

E isso precisa ser feito a cada dia, como diz a Palavra. Todo dia é preciso renovar essa decisão. Como também é preciso renovar a decisão de sorrir, de se alegrar, de fazer o bem. É preciso, já no começo do nosso dia, pedir ao Espírito Santo a graça de não perdermos tempo neste dia, tomando a nossa cruz e seguindo Jesus de perto.

Pois “quem quiser salvar a sua vida, a perderá, e quem perder a sua vida por causa de mim, a salvarᔠ(Lucas 9,24). Há pessoas que têm medo de se converter ao Senhor por causa das coisas que Deus pode lhes pedir. Com medo de perder a liberdade. Quem tenta esconder, proteger e salvar sua liberdade de Deus, acaba a perdendo. Deus não quer tomar sua liberdade. Você não precisa proteger a sua liberdade contra Aquele que deu toda a liberdade a você. Não é Deus quem rouba a nossa liberdade. O que rouba a nossa liberdade é o pecado.

Quem tem coragem de entregar a sua liberdade a Deus, é completamente livre. Porque foi para nos tornar livres que Jesus Cristo nos libertou. Jesus Cristo veio para destruir as obras do diabo, que nos aprisionam e nos mantêm cativos, oprimidos, presos à tristeza, ao desânimo, à insegurança e ao desamor. Foi dessas obras – que nos afastam de Deus e que são obras malignas – que Jesus Cristo veio nos libertar. E com Sua Palavra e pelo poder do Seu Espírito Santo, o Senhor destruiu as obras de satanás. Mas para viver nessa liberdade é preciso tomar uma decisão: a de tomar a nossa cruz e segui-Lo. E cruz é cruz. E toda cruz comporta o seu sofrimento. Porque comporta renúncia. Quem não renuncia a própria vontade não consegue fazer a vontade de Deus. Porque uma pessoa que não consegue dizer “não” para si, para seus prazeres e para as suas decisões egoístas, não consegue dizer “sim” para o seu irmão que está a seu lado. Quem nunca diz “não” para si mesmo, é incapaz de dizer “sim” para Deus.

E onde está a razão pela qual eu vou enfrentar esses sofrimentos nesta vida? Por quem hei de abraçar esses sofrimentos? Por que vou renunciar? Por que vou abraçar essas renúncias em nome de Jesus, assumindo uma cruz? Porque antes mesmo que a morte venha para tomar conta de você, o Senhor diz que você precisa fazer uma experiência do Reino de Deus aqui nesta terra. Você precisa viver sob a graça de Deus.

Se você quer entender melhor o que significa “Reino de Deus”, nós podemos trocar por outra palavra que quer dizer a mesma coisa: “vida eterna”. Entrar no Reino de Deus é começar a viver nesta vida a vida eterna. Aquela vida que não passa. Para nós cristãos essa palavra tem de brilhar diante de nossos olhos todos os dias: vida eterna. Nós não fomos feitos para este mundo, não fomos feitos para esgotar aqui a nossa existência.

Quando nós acreditamos que vamos ressuscitar como Jesus, os sofrimentos e as dores de nossa vida têm outro peso.

Nós vivemos em um mundo de coisas imediatistas, no qual o que vale a pena é o que está pronto, é o prazer do momento. E esta vida, que temos vivido, prende-nos ao agora. Esvaziou-se a palavra “eternidade”, esvaziou-se a palavra “Reino de Deus”, porque o que reina é o prazer, são nossos desejos e vontades.

O nosso mundo está igualzinho a um “Titanic” caminhando para um “iceberg”. E nós precisamos hoje clamar pelo socorro de Deus por nós e pelo mundo, que está perdido porque escolheu viver sem o Senhor.

Só é feliz quem está sob o domínio de Deus. Porque Deus é o único que infinitamente respeita a nossa liberdade. E ao respeitar a nossa liberdade, o Senhor nos conduz à felicidade. Nossa vida só tem sabor quando é temperada pela esperança da vida eterna. E se você perder a esperança do seu coração, esperança de que você vai ressuscitar, com o que você vai restituir esse sabor?
Quem perde Deus na sua vida já experimenta aqui o inferno.

Ser cristão é enfrentar este mundo. É ser honesto no meio da desonestidade; é ter esperança quando todos entram em desespero; é ter coragem de renunciar aos prazeres de um adultério e de viver uma vida depravada. É renunciar às facilidades imediatistas que vêm por meio da desonestidade. Não é fácil viver neste mundo sustentando não só o nome, mas o comportamento de uma pessoa cristã. Pois muitos dizem que você está perdendo a sua vida.

Sabe por que vale a pena tomar a cruz e seguir Jesus? Porque nós vamos viver para sempre! É isso que a Palavra nos garante: “Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vem a perder-se a si mesmo e se causa a sua própria ruína?” (Lucas 9, 25).

Não se perca! Não se arruíne a si mesmo por causa das facilidades deste mundo. Não se venda! Não venda a sua consciência, não venda o seu caráter. Não macule o seu coração.

Quando digo “os prazeres deste mundo”, refiro-me aos prazeres desordenados. Os prazeres que levam à perdição, que destroem a nós e às pessoas que estão ao nosso lado.

Tudo muda quando sabemos que um dia vamos estar diante de Deus, e que não fomos feitos para esses poucos anos que passamos aqui. Quando você se sentir tentado, porque as coisas estão aí atraindo os seus olhares e sentimentos, diga para você mesmo: “Eu acredito que minha vida não vai passar. Eu não quero perder a certeza da eternidade”. Porque se eu perco essa certeza de que o Senhor me salva, as coisas terrenas levam vantagem. Tudo parece difícil aos nossos olhos quando pensamos que a nossa vida acaba aqui.

Diante de uma situação de tentação, nós precisamos nos controlar, isso não significa nos “mutilar”. É preciso ter a coragem de desviar o olhar das situações de pecado, de trocar o canal quando aparecerem cenas obscenas! Tenha a coragem de sair da “rodinha de amigos” que fica com aquelas conversas imundas, combinando e maquinando situações de pecado. Você não precisa ficar ali “batendo boca” com ninguém; a sua ausência será um testemunho. Tenha a coragem de ser de Deus e você vai ver como esses valores terrenos vão perder o peso. Não há comparação com aquilo que Deus preparou para nós!

Quando nos aproximamos do Reino de Deus, da eternidade, as nossas tribulações se tornam momentâneas e leves. Sabe essa dificuldade pela qual você está passando? Compare-a com a eternidade e aí você vai ver que o que você está vivendo passa a ser momentâneo, porque vai passar.

Essas palavras não são só para você, são para mim também. Está doendo? Está sofrendo? As tribulações abalaram sua casa? Está difícil conviver com alguém? Pergunte-se: “O que é isso comparado com a eternidade?” Quem está com Deus, mil anos é como um dia. Vai passar. E quando passar o que vai nos restar é um canto espiritual, um canto de vida eterna.

Peça ao Divino Espírito Santo que sele em seu coração, agora, uma alegria perfeita. Que Ele coloque muita alegria dentro de você. E se neste dia de hoje essa alegria se manifestar e alguém perguntar para você assim: “Por que você está tão alegre e sorrindo para vida? É por causa da Canção Nova?” O que você tem aprendido e o que você encontrou de novo na Palavra de Deus?
Responda apenas o seguinte: “Eu descobri a vida eterna”. Isso basta. Por isso, vamos pedir ao Espírito Santo que nos dê esta graça hoje. Amém.

Márcio Mendes

Alcançamos 17% do Projeto Dai-me Almas do mês de janeiro. Deus lhe pague por sua fidelidade e generosidade!


.: Assista o programa do Márcio Mendes ‘Viver bem a vida’


Adquira em nosso shopping:


DVD
Corações ao alto – a História de Padre Léo


.:Lançamento: Retiro Popular 2008 ‘Eu vi o Senhor’
Dom Alberto Taveira
R$ 4,90


.: Livro
‘O dom das lágrimas’
Márcio Mendes