Sagrado Coração de Jesus

Sagrado Coração de Jesus

Toda primeira sexta-feira do mês é dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, e é celebrada na maioria das paróquias e comunidades do Brasil. O mês de junho é todo dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, sendo a primeira sexta-feira o seu dia por excelência, neste mês.

Jesus deu tudo pelos homens, até as últimas gotas de seu sangue, unidas com água. Seu Coração traspassado pela lança do soldado tornou-se o sacrário das divinas riquezas que derrama sobre nós as torrentes da misericórdia e da graça, o repouso às almas e o refúgio da salvação a todos os penitentes.

“Eis aqui o Coração que tanto amou aos homens, que nada poupou até exaurir-se e consumir-se para testemunhar-lhes seu amor. Entretanto, da maior parte deles não recebo senão ingratidões, pelas irreverências, sacrilégios, desprezo e tibieza que têm para Comigo no Sacramento de Meu Amor”.

A devoção do Coração de Jesus está alicerçada na Bíblia e tem por objetivo primeiro retribuir ao amor de Deus manifestado em seu Filho. São João chamou a atenção para o Coração de Cristo na significativa passagem da cena ocorrida depois da morte do Salvador: “Quando chegaram a Jesus, tendo visto que já estava morto, não lhe quebraram as pernas; mas um dos soldados abriu-lhe o lado com uma lança, e imediatamente saiu sangue e água”. (Jo 19,34)

O culto ao Sagrado Coração, substancialmente, também remonta aos Santos Padres, especialmente a São Bernardo, e delineou-se por obra de Santa Matilde, de Santa Gertrudes e de São Boaventura; em seguida, por obra dos Jesuítas, do B. Suso, de São Bernardino de Sena e sobretudo de São João Eudes (1601-1680), que obteve do Bispo de Remnes a celebração da festa.

.: Reze ato de desagravo ao Sagrado Coração de Jesus

Após as revelações do Sagrado Coração a Santa Margarida Maria Alacoque, a festa, aprovada por Clemente XIII em 1765 para algumas dioceses, foi estendida a toda a Igreja por Pio IX em 1856. No começo do século XX, Leão XIII consagrou todo o gênero humano ao Sacratíssimo Coração de Jesus. Em 1928, Pio XI definiu a festa do Sagrado Coração como a característica de nossos tempos.

A festa tem o fim de render o obséquio de nosso amor ao amor infinito de Jesus e a digna satisfação ou reparação devida ao Coração de Jesus, pelos inumeráveis pecados cometidos sobretudo contra a Eucaristia. Muitas almas, fixando morada permanente no Coração de Jesus, são os holocaustos que confortam a Vítima Divina e lhe fazem a oferta agradabilíssima de suas mortificações e sacrifícios.

“‘Sou o vosso espaço aberto de acolhida e de perdão’. Sem querer até fez certo quem abriu teu Coração”.

.: Festa do Imaculado Coração de Maria