SPV_070109

Sabedoria que nos traz felicidade

Mensagem do missionário Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, nesta quarta-feira, dia 7 de janeiro.
Márcio Mendes
Foto: Wesley Almeida

A Palavra que vamos partilhar hoje está em Eclesiástico 3,19-26:

Meu filho, faze o que fazes com doçura, e mais do que a estima dos homens, ganharás o afeto deles. Quanto mais fores elevado, mais te humilharás em tudo, e perante Deus acharás misericórdia; porque só a Deus pertence a onipotência, e é pelos humildes que ele é (verdadeiramente) honrado. Não procures o que é elevado demais para ti; não procures penetrar o que está acima de ti. Mas pensa sempre no que Deus te ordenou. Não tenhas a curiosidade de conhecer um número elevado demais de suas obras, pois não é preciso que vejas com teus olhos os seus segredos. Acautela-te de uma busca exagerada de coisas inúteis, e de uma curiosidade excessiva nas numerosas obras de Deus, pois a ti foram reveladas muitas coisas, que ultrapassam o alcance do espírito humano. Muitos foram enganados pelas próprias opiniões. Seu sentido os reteve na vaidade.

A Palavra nos fala sobre a mentalidade deste mundo que é, muitas vezes, desumana. Maltratar um funcionário ou pagar uma pessoa para usar o corpo dela é desumano, é imbecil. Para Deus, felicidade verdadeira é o pai, a mãe e os filhos partilhando à mesa, é olhar uma criança sorrindo, é uma amizade sincera, é ter com quem contar. Isso é sabedoria para Deus. Ter sabedoria é preferir perder algo a perder alguém. Como diz o ditado popular: “Deixe ir os anéis, porque, mais tarde, você os recupera”. Deixe ir embora as coisas pequenas, mas não permita que as pessoas que você ama se vão.

.: Ouça a mensagem

Escolha fazer uma coisa boa hoje. Pegue alguém que você ama e diga, segurando nas mãos dela, que você a ama. Talvez ela seja sua amiga, seu filho(a) ou seu marido (esposa), e você nunca tenha dito isso a eles, porque se acha muito tímido. Então, escreva uma carta contando que você os ama.

A vida é para ser vivida, mas se você começa a se dispersar, perde muito dela. Pode ser que você saiba muita coisa da vida, mas é apenas conhecimento. No entanto, se você não a experimenta, não adianta. Desfrute da sua vida, viva-a intensamente; pare de viver amores ilusórios; em vez disso, ame profundamente quem Deus colocou ao seu lado.

A Palavra do Senhor nos pega pelo coração, por aquilo que é mais precioso em nós: os nossos afetos. Quem não quer ser amado? Se você quer “matar” alguém, basta privá-lo de ser amado. Para você ser mais humano, precisa ser mais amado.

“Meu filho, realize seus trabalhos com mansidão”, não é só de trabalho que estamos falando, mas de tudo o que fazemos. Os trabalhos que você tem, mas que realiza de qualquer jeito, faça-o com mansidão. Mesmo que você seja pobre, será mais amado do que um rico.

É preciso fazer tudo com doçura e gentileza. Não espere que as pessoas o cumprimentem. Vá até elas e sorria; mesmo que você não seja correspondido, não perde nada por ser bom.

Ninguém gosta de ser “violentado” com uma palavra ríspida. Até mesmo na nossa firmeza é preciso doçura. Nunca falte junto de uma palavra de correção uma palavra de amor. Deus nos educa à felicidade. Ele é extremamente doce conosco. Não somente as nossas palavras comunicam amor, mas também nossos gestos; até mesmo o nosso respirar.

São Jerônimo, um santo de quem eu gosto muito, tinha um temperamento terrível, por isso ele dizia: “Senhor, que a minhas palavras sejam sempre doces, porque, se algum dia eu tiver de engoli-las, que elas sejam doces também para mim”.

Seja humilde em tudo e sua humildade será agradável a Deus e aos outros.

O orgulhoso vive batendo a testa, para o humilde não faltam portas abertas. Se ela estiver fechada, então passe por debaixo dela. Quando nos rebaixamos diante de Deus e dos outros, chegamos aonde temos de chegar. Invista na sua vida diante daquilo que Deus lhe dá hoje; não fique disperso nas curiosidades. É sabedoria saber ouvir, pedir a opinião dos outros, porque a opinião própria e a obstinação fizeram perder a muitos. Deixe Deus direcioná-lo. Hoje, a Palavra d’Ele para nós é: “Faça tudo com mansidão e doçura”.

Márcio Mendes
Comunidade Canção Nova