SPV_110408

Respeito e autoridade equilibrada

Mensagem de Wellington Jardim, no programa ‘Sorrindo pra Vida’ da TV Canção Nova, nesta sexta-feira, dia 11 de abril.

.: Ouça a mensagem

Wellington Jardim
Foto: Wesley Almeida

Esta Palavra é muito propícia para o mundo de hoje, e não está fora do contexto para nós filhos de Deus: “Nas minhas investigações debaixo do sol, vi ainda que a corrida não é para os ágeis, nem a batalha para os bravos, nem o pão para os prudentes, nem a riqueza para os inteligentes, nem o favor para os sábios: todos estão à mercê das circunstâncias e da sorte. O homem não conhece sua própria hora: semelhantes aos peixes apanhados pela rede fatal, os passarinhos presos no laço, os homens são enlaçados na hora da calamidade que se arremessa sobre eles de súbito.” ( Eclesiastes 9, 11 e 12).

Deus vem nos falar claramente, pois todos nós dependemos do tempo e do acaso. Não queira atropelar o tempo. Principalmente se está passando por tempos difíceis. Deus quer que seja um homem honesto e trabalhador e tudo isso vem com o tempo.

“Quem de vós, querendo fazer uma construção, antes não se senta para calcular os gastos que são necessários, a fim de ver se tem com que acabá-la?”(São Lucas 14,28) . A vida nos ensina a saber esperar, e se não souber esperar, algo de errado acontecerá, pois estará atropelando os desígnios de Deus.

Sempre e em tudo que fizer, espere em Deus. Reze e peça a Ele. Pergunte a Ele qual é o tempo de fazer e porquê estou fazendo? Sempre faça esta pergunta para saber se realmente é a vontade de dEle..

Na segunda parte desta passagem bíblica: “os homens são enlaçados na hora da calamidade que se arremessa sobre eles de súbito”. A desgraça recai sobre nós quando não estamos perguntamos qual é a vontade de Deus, e agimos sem pensar e não respeitamos o tempo dEle.

Quando não sabemos esperar, só nos resta uma coisa: segurar na mão de Deus. Quando penso em desgraça, logo penso no mundo das drogas. Como o mundo está infestado de drogas.

Porque hoje temos tantos problemas com drogas? Os pais não sabem onde seus filhos andam e não dialogam com eles, não sabendo o que está acontecendo. Hoje o demônio conseguiu desmembrar a família. E o primeiro sintoma dos filhos é se isolarem. Nós pais precisamos saber o que é ser ‘pai’ e prestar atenção nos nossos filhos. Esse estado de alteração de comportamento dos filhos é porque estão no mundo das drogas. Alterou o comportamento: investigue, esse é o papel dos pais. Você sabe o que seu filho está passando?

Cuidado com as amizades de seu filho. Como diz o ditado popular: “olhe com quem tu andas e direis quem és” Preste atenção com quem seus filhos andam, para não cair na desgraça.

Hoje para notarmos a dependência química de uma pessoa, é só observá-lo em sua conduta com a família, o seu mundo social e profissional. Se ele mudou, é porque está mexendo com algo errado. E daí sua família será surpreendida pela desgraça. Preste atenção na conduta dos seus. Para não ficar fora da graça de Deus.

O desenvolvimento dos pais é buscar o equilibro do autoritarismo e da falta de zelo pela família. Os pais têm que ser comedidos. Tudo tem que ter a hora certa: a de castigar e de falar com eles, e não tem idade para isso, eles sempre serão seus filhos. Chame atenção dele e repreenda-o, sempre respeitando as fases deles. Porque quando o pai não tem autoridade sobre o filho, é uma desgraça para a família.

Graças a Deus meu pai sempre me mostrou que era autoridade, e louvo a Deus por isso. Mesmo ele me batendo. Ele me dizia o que tinha que falar na hora certa, é o exemplo que trago para meus filhos, pela educação que meus pais me deram. E até hoje eu os escuto, pois ainda sou filho e tenho o maior respeito pelos meus pais. Tudo isso é o relacionamento de pais e filhos. Respeito e autoridade equilibrada.

Somos responsáveis pelos homens novos para um mundo novo.

Que Deus abençoe seu dia.

Deus lhe pague!

Wellington Jardim
Administrador da Fundação João Paulo II

Acesse: Blog do Eto

Alcançamos 28% do ‘Projeto Dai-me Almas’ do mês de abril. Deus lhe pague por sua fidelidade e generosidade!

Transcrição e adaptação: Eliziane Edwiges Alves


Adquira em nosso shopping:


.: Livro
‘Se Deus é por nós’
Wellington Silva Jardim


.:Livro A Biblia no meu dia-a-dia.Mons. Jonas Abib.


.: DVD
Como é linda a nossa família
Monsenhor Jonas Abib e filhos