RÁDIO CANÇÃO NOVA - 35 ANOS

Rádio Canção Nova: 35 anos de missão

De um programa de 15 minutos no início, Deus nos preparava algo grandioso, pois hoje somos uma Rede de Rádio! Que maravilhoso é contemplar as obras do Senhor!

14022015_rádio cn

No dia 25 de maio de 1980 foi ao ar o primeiro programa da Rádio Canção Nova, chamado “Alô, Bom dia!” e apresentado pelo monsenhor Jonas Abib, Luzia Santiago e Elzinha. No entanto, chegar a essa vitória não foi nada fácil. Tudo na Canção Nova foi conquistado com muita oração, união, trabalho e luta. Com a Rádio Canção Nova não foi diferente. Começamos com um programa de 15 minutos na Rádio Mantiqueira em Cruzeiro (SP). Logo, outras oportunidades surgiram. Precisávamos produzir três programas para três rádios em horários diferentes. Todos eles eram gravados em um gravador de rolo doado por Dom Cipriano Chagas, fundador da Comunidade Emanuel.

A Rádio Canção Nova, cuja sede fica na cidade de Cachoeira Paulista (SP), em 2015 comemora 35 anos de fundação. Ela nasceu graças à encíclica apostólica Evangelii Nuntiandi, assinada pelo Papa Paulo IV, que reconhecia que os batizados não são evangelizados. Dom Antônio Afonso de Miranda, na época bispo de Lorena (SP), ao apresentar esse documento ao padre Jonas Abib, disse-lhe: “É hora de evangelizar porque os batizados não são evangelizados. Como você trabalha com jovens, comece com eles”. Desse modo, monsenhor Jonas teve a resposta de que precisava para levar a Boa Nova a muitas outras pessoas. Assim surgia o primeiro veículo de comunicação da Canção Nova, o qual hoje, graças a Deus, faz parte do Sistema Canção Nova de Comunicação.

Ao longo de 35 anos de Rádio Canção Nova, muitas pessoas passaram por aqui. Algumas não estão mais em nosso convívio diário e outras ainda estão presentes, como o locutor Danilo D’Angelo, que é colaborador desta obra de Deus. Muitas histórias ele já presenciou e conta-nos como conheceu a emissora e por que quis se tornar parte dela.

“Em 1985, tive uma hepatite e minha mãe ouvia muito a Rádio Canção Nova. A partir daí comecei a acompanhá-la junto com ela e gostei da programação. Desde então, estava presente em todas as palestras do padre Jonas. E certo dia, cheguei até ele e disse-lhe: ‘Padre, soube que estão precisando de operador de áudio na rádio’, imediatamente ele me pediu que eu fosse até a rádio e procurasse o supervisor, que naquele tempo era o Ramon Nunes”.

Desse modo, Danilo, que apesar de nunca ter trabalhado neste veículo de comunicação, quis aprender algo novo. Conseguiu ser operador de áudio, em seguida foi supervisor de gravação e, em um dado momento, surgiu a possibilidade de exercer a profissão de locutor, na qual trabalha até o momento. O colaborador da Canção Nova afirma que é gratificante ser um profissional de Deus e para Deus. “Para estar na rádio eu ouvi a voz de Deus, como disse monsenhor Jonas anos atrás para mim”.

Quem chegou há muitos anos ou quem acaba de chegar sempre tem uma história para contar. Como nos revela outro colaborador da rádio Cláudio Márcio M. Nunes: “Minha história com a Canção Nova começou antes de eu vir trabalhar aqui. Estou há 7 meses trabalhando nessa obra de evangelização e esse sempre foi um sonho meu. Pensava ‘um dia vou trabalhar lá’, pois minha experiência era apenas nas rádios seculares. E, graças a Deus, aqui estou!”.

A Rádio Canção Nova, por meio de sua programação, tem o objetivo sempre de “Evangelizar e formar homens novos para um mundo novo”. E é assim que acontece, a cada dia evangelizamos mais pessoas. E tudo isso só nos é permitido, porque você, sócio evangelizador, está junto conosco nessa missão. Você, que se esforça para contribuir com nossa obra por meio do boleto bancário, do cartão de crédito, do débito automático e fazendo seu algo a mais, é graças à sua ajuda que continuamos e nos esforçamos a cada dia mais para fazer uma programação totalmente voltada para um bem maior: evangelizar. Isso faz a diferença na sua vida, na vida dos nossos colaboradores e missionários!

Parabéns, Rádio Canção Nova! Parabéns a cada um que faz essa emissora permanecer no ar e levar palavras de fé e esperança aos ouvintes!

Arieli Prado
Jornalista – Clube da Evangelização