Sorrindo pra Vida 27/09/07

'Quem fala muito, tem pouca ocasião para ouvir'

Mensagem do Eto no programa ‘Sorrindo pra Vida’ da TV Canção Nova, nesta quinta-feira, dia 27 de setembro.

.: Ouça a mensagem

A Palavra, que vamos partilhar hoje, está em: S. Tiago 1, 19-27.


Como nós nos irritamos facilmente. Por essa razão, Deus quer nos ensinar, hoje, por meio da Palavra que vamos partilhar, que podemos pôr tudo a perder se não agirmos com calma. Temos de ter mais tempo para ouvir do que para falar, e nunca devemos tomar decisões quando estamos irritados. É preciso esperar para não errar.

“Aquele se encoleriza não é capaz de realizar a justiça de Deus” (Tg 1,20).

“Sedes cumpridores da palavra e não apenas ouvintes; isto equivaleria a vos enganardes a vós mesmos” (Tg 1,22). Por isso, eu sempre repito que não existe outro livro no mundo além deste [Bíblia Sagrada] que fale tanto da nossa vida.

Nós esquecemos quem nós somos, ouvimos aqui e chegamos lá fora e erramos novamente com o nosso irmão.

A nossa alma é um cofre de Deus, devemos vigiar suas riquezas por todos os lados, gravando em nosso coração: “Pertencemos a Deus!”

O Espírito Santo, que Deus nos deu, tem de ser guardado com muito carinho. Não podemos perdê-Lo. Nós somos “os cofres” de Deus, pois guardamos o mais importante: o Espírito Santo. Precisamos ter constantemente em mente que somos imagem e semelhança de Deus, pertencemos a Ele, somos guardiões do presente Divino [Espírito Santo de Deus].

Cada vez que nós caímos no pecado, tornamo-nos menos homens. Se não conhecemos as nossas fraquezas, então nos tornamos auto-suficientes e não reconhecemos que somos pecadores. Portanto, cabe a nós evitar os prazeres inúteis. É preciso compenetrar-nos nas coisas divinas. É preciso evitar as coisas inúteis da vida e as companhias inúteis.

“Quem fala muito, tem pouca ocasião para ouvir. Cumpre falar pouco com os homens e muito com Deus” (Santo Afonso). Por isso é preciso falar pouco e ouvir muito.

Tenha sempre Deus presente no fundo do seu coração, fazendo constantemente um retiro interior, e em tudo O consultando. Reconhecer-nos em Deus é reservar momentos de recolhimento para alimentar nossa alma, fortalecendo e alimentando nossa vida espiritual. É preciso que tudo em nós fale do Senhor; não podemos ser tagarelas espirituais. É preciso que as pessoas O enxerguem em nós, porque somos reflexos d’Ele, e não podemos ser diferentes d’Ele.

Quando você encontrar alguém desesperado, [se não houver necessidade] não fale, pois ele pode estar apenas precisando de um ombro amigo, ou que você apenas fique de mãos dadas com ele. Mas também não podemos guardar o que Deus nos revela só para nós. Não podemos ser tagarelas sem discernimento, mas tampouco devemos nos tornar pessoas “avarentas” da Palavra de Deus, fugindo de falar.

“Senhor, eu não posso me esquecer de que Tu estás em mim, e que preciso cuidar do meu irmão”. Por isso, não devemos ser tagarelas espirituais, precisamos falar com sinceridade e discrição, porque somos sacrários vivos, e o irmão, que nos ouve, também é um sacrário que guarda dentro de si o Senhor. Nossa vida é um santuário, e precisamos guardá-la para Deus, pois somos uma Igreja viva.

Que esta Palavra de hoje seja para você uma nova missão.

Eto
Administrador da Fundação João Paulo II

.: Ouça: Eto agradece aos sócios fiéis e faz um apelo: Estamos na reta final, vamos juntos alcançar a nossa meta para evangelizar.

É graças à sua generosidade que chegamos aos 87% do Projeto Dai-me Almas deste mês. Você, – que nos ajuda e faz parte dessa família –, é quem realiza esta missão. Muito obrigado! E que Deus lhe pague!


Adquira em nosso shopping:


.: Livro
‘Sofre e Amar’
Luzia Santiago


.: Livro
‘Vencendo Aflições – Alcançando Milagres’
Márcio Mendes


.: CD
Motivo da Canção
Laércio, Mariana e Clarissa