Sorrindo pra Vida 22/08/07

Quem chora por amor, experimenta o amor

Mensagem do missionário e escritor Márcio Mendes no programa ‘Sorrindo pra Vida’ da TV Canção Nova, nesta quarta-feira, dia 22 de agosto.

A Palavra que vamos partilhar hoje está em: Lucas 7,36-50.


Jesus se comove com as lágrimas desta mulher, o choro dela tem uma razão de ser, e este choro manifesta o perdão que ela já tinha recebido e que é declarado pelo Senhor. Ela já tinha encontrado o amor, Jesus explica para Simão se ele sabia por que ela havia chorado. E responde que porque ela havia experimentado o amor naquele dia. E quem experimentou o amor e o perdão, ama muito.

Ela já estava amando muito, porque sabia que já tinha sido perdoada. Jesus sacramentou esse perdão naquela hora, dizendo: “Os teus pecados estão perdoados, vai e não peques mais”.

.: Ouça esta mensagem

Existem vários tipos de lágrimas: Lágrimas de tristeza, de raiva, agonia, ódio. Interessante o que as nossas lágrimas fazem conosco. Porque elas têm a faculdade, a característica de nos manter presos nas situações pelas quais nós choramos. Quem chora de ódio, aprofunda o seu ódio; quem chora de tristeza afunda na tristeza, mas quem chora de alegria aumenta a sua alegria, assim como quem chora de amor, experimenta amor.E esta mulher chorava aos pés de Jesus por causa de um sentimento de profundo perdão, por causa de um profundo amor que ela estava recebendo.

Os monges do deserto diferenciavam as lágrimas, eles diziam que existem lágrimas verdadeiras e lágrimas falsas. Para eles, as falsas eram as de tristeza, de decepção, de frustração, que nós temos na nossa vida, mas as lágrimas verdadeiras nascem do encontro com Deus. Há um momento em que nós nos encontramos com o Senhor, quando o coração não resiste, ele se derrete em lágrimas. Isso é dom, é graça, é bênção de Deus!

Há um tipo de lágrima que é dom de Deus, que é graça, que é um carisma e nasce do nosso encontro com Jesus na oração.

Muitos místicos, Santos Padres, doutores e santos da nossa Igreja e homens e mulheres de oração afirmam que as lágrimas são fruto de uma compulsão do coração. E o que é esta compulsão do coração? É o que esta mulher – citada anteriormente na passagem bíblica – experimentou. Ao mesmo tempo em que choramos o pesar, o luto pela salvação que havíamos perdido, por termos ofendido a Deus e por isso ter merecido a perdição. Ao mesmo tempo em que chora por ter nos afastado da graça de Deus. Ao mesmo tempo, nós choramos de alegria por saber que fomos perdoados, por saber que a salvação nos é dada de graça, e que o Pai de Amor abre de novo os braços para nos acolher independentemente do que nós tenhamos feito. Independentemente do que você tenha feito, Deus Pai permanece de braços abertos para você e o acolhe.

Nisso, nós sentimos, no nosso coração, um pesar e dizemos assim: “Que pena que eu ofendi a Deus!” E bate uma amargura, mas é uma amargura saudável, igual desses legumes e verduras, que comemos, os quais são amargos, mas fazem bem para a saúde; da mesma forma, dá uma amargura lá no fundo do coração. Mas esta amargura não suprime a alegria que nós sentimos. Porque o que fica em nós é que nós fomos perdoados por Deus!

Márcio Mendes
Comunidade Canção Nova

É graças à sua generosidade chegamos aos 60% do Projeto Dai-me Almas deste mês de agosto. Você, que nos ajuda e faz parte dessa família –, é quem realiza esta missão. Muito obrigado! E que Deus lhe pague!

VÍDEO: Veja video com mensagens com o missionário e escritor Márcio Mendes


Adquira em nosso shopping:


.: Livro
‘Sofre e Amar’
Luzia Santiago


.: Livro
‘Vencendo Aflições – Alcançando Milagres’
Márcio Mendes


.: CD
Motivo da Canção
Laércio, Mariana e Clarissa