Sorrindo 17/01/08

Que você nasça de novo em Jesus Cristo Nosso Senhor

Mensagem do Márcio Mendes no programa ‘Sorrindo pra Vida’ da TV Canção Nova, nesta quinta-feira, dia 17.
Márcio Mendes no programa ‘Sorrindo pra Vida’
Foto: Robson Siqueira

A Palavra, que vamos partilhar hoje, está em Lucas 15,1-10

Todos os publicanos e pecadores se aproximavam de Jesus para escutá-Lo; e os escribas e fariseus se aproximavam do Senhor para murmurar. Diante da Palavra de Deus, nós sempre temos dois caminhos: ou nós aderimos a Palavra, amolecendo o coração e nos aproximamos com humildade, fazendo reverência ao Nosso Senhor, e assim somos salvos ou tomamos uma outra postura: de até ouvi-la [Palavra], mas com o espírito de murmuração, de descrença e ódio. Pois há pessoas que vivem a espiritualidade lendo a Palavra em grupos de oração, por exemplo, mas não vão para escutá-la com o coração aberto. São apenas mais um no meio de todos e ao a escutarem o coração fica mais duro do que estava antes, porque se aproximaram dela com o coração enrijecido e sem dar ouvidos à voz de Deus, que é a Palavra.

No exato momento em que a Palavra de Deus entra no nosso coração é quando o Espírito Santo também entra. Ele o vai transformando e assim a salvação acontece, tornando imediata a presença de Deus em nosso interior. Quando clamamos a Palavra de Deus com amor, reverenciando-O, o Espírito Santo também começa a agir.

Hoje a Palavra fala que o grande mal daqueles sacerdotes do templo foi o de não escutarem a voz de Deus, por isso, não pararam de pecar e não se converteram do pecado que estavam cometendo. O pecado é como uma lepra que entra no nosso coração, cuja cura só se dá com a conversão. Mas enquanto não escutarmos a Palavra de Deus – fazendo o que ela nos pede – não seremos convertidos. A conversão só se dá com a transformação de vida, e isso vem da escuta da Palavra. Quanto mais você mergulhar, amar e entender a Sagrada Escritura, deixando-se envolver pela Palavra, tanto mais você será filho de Deus. Porque todos os dias nascemos de novo como filhos de Deus.
Parece que há duas parábolas no título, mas é uma só, porque quer dizer a mesma coisa: “Deus se alegra com a conversão do pecador”. Deus está falando de gente que precisa se voltar para Ele, está falando de nós, e a ovelha que se perdeu por culpa própria e não pela culpa do pastor. Quantas vezes nós nos afastamos de Deus para seguir o nosso próprio caminho. Toda a Bíblia fala de nossa proteção pela Palavra de Deus e pelo Espírito Santo, mas nós saímos para entregar nossa vida à nossa curiosidade, aos prazeres imediatistas, e gostamos daquilo porque é bom. Mas tudo aquilo, que é bom em excesso, também faz mal. Como se diz: A diferença entre o remédio e o veneno está na quantidade: enquanto o remédio em quantidade demais vira veneno, o veneno na quantidade de menos vira remédio.

O nosso corpo se alegra com os dons que Deus nos deu. Se abusamos, eles também envenenam a nossa alma. É o equilíbrio na dosagem que faz a diferença; quantas vezes nós nos desviamos querendo viver nas coisas ilícitas. Tudo o que se torna excesso envenena a alma e estraga a vida.

A ovelha sai para outros caminhos, mas volta machucada, porque o pecado tem conseqüências. Isso acontece conosco também, saímos por aí vivendo os prazeres da vida e esquecemos que a paz de Deus é muito melhor.

Na liturgia de hoje, Deus foi insistente com aqueles homens que estavam perdidos, para que eles não enveredassem por um caminho de morte; mas a morte veio porque endureceram seus ouvidos e não se converteram. Eles não foram capazes de ouvir a Palavra de Deus. Deus fala com você no seu coração, por intermédio de seu irmão. E, quantas vezes, ouvimos aquela voz que grita dentro de nós: “Não faz isso” ou “Não entre neste negócio que não vai dar certo!”, e ela nos incomoda. É Deus que está falando com você por meio dessa voz, dessa pessoa e nós a sentimos e percebemos que é Deus nos falando. Quantos testemunhos e quantas maravilhas vemos que o Senhor nos faz! E quantos testemunhos nós recebemos aqui no “Sorrindo pra Vida”, testemunhos de pessoas que passaram a ser de Jesus e isso muda o coração de quem está perdido. Não importa se você está perdido, mas o que importa é que Deus está o resgatando, hoje, para sua volta.

Feliz daquele que nasce de Deus todos os dias, e isso se dá com a leitura e a vivência da Palavra.

Entregue tudo para o Senhor! Que você nasça de novo em Jesus Cristo Nosso Senhor, para que mais pessoas vejam as maravilhas do Senhor em sua vida.

Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova

Alcançamos 49% do Projeto Dai-me Almas do mês de janeiro. Deus lhe pague por sua fidelidade e generosidade!


Adquira em nosso shopping:


DVD
Corações ao alto – a História de Padre Léo


.:Lançamento: Retiro Popular 2008 ‘Eu vi o Senhor’
Dom Alberto Taveira
R$ 4,90


.: Livro
‘O dom das lágrimas’
Márcio Mendes