Sorrindo pra vida 05/10/07

Que nada nos impeça de viver um encontro pessoal com Jesus

Mensagem do padre Eliano no programa ‘Sorrindo pra Vida’ da TV Canção Nova, nesta sexta-feira, dia 5 de outubro.

.: Ouça a mensagem

A Palavra, que vamos partilhar hoje, está em: São Lucas 18,35-43.

Esta passagem bíblica fala sobre um cego que reconhece Jesus aos olhos da fé. Esse é um fato que questiona profundamente aqueles que – tendo olhos – são incapazes de ver. Qual é a cegueira que talvez acometa a sua vida hoje?

Bartimeu vivia ali nos arredores de Jericó, mendigando por causa da sua cegueira, mas ao ouvir falar de Jesus nasce em seu coração uma convicção profunda, uma fé firme e viva. Por isso ele teve a coragem de gritar: “Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim!” (Lucas 18,38b). Este milagre resume profundamente a experiência de um encontro verdadeiro com Jesus. A cura é uma conseqüência disso, porque o que esse homem vive é um encontro pessoal com Jesus que muda radicalmente a sua vida, porque ele dá abertura e disposição para Deus.

Ele se dirigiu a Jesus com uma ilimitada confiança, essa é a atitude, por isso que é um modelo de fé, porque ele se dirige a Jesus de uma forma muito familiar ao chamar o Senhor pelo nome: Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim. Ele reconhece – na fé – que Jesus é o Salvador, que é o Senhor e pede – com essa segurança – de que será ouvido.

Nós não podemos parar nas barreiras e nas repreensões da vida. Nós precisamos ter um olhar que vá além disso. E vemos aqui na Palavra que muitos o repreendiam por causa de sua atitude de chamar Jesus. São Lucas nos leva a compreender que são os que estão à frente, que muitas vezes, são os repressores. O o que nos leva a entender que esses, muitas vezes, não querem que ninguém sobressaia, que ninguém apareça mais do que eles, porque nada pode fugir das suas “programações”. Por isso, sufocam todas as expressões que saiam dos seus esquemas.

Mas Bartimeu grita ainda mais alto, porque sabe o que quer, e não está preocupado com os esquemas que são quebrados.
Se hoje você hoje se coloca nesta atitude de quem repreende de forma errada, se esta Palavra fala a você, talvez você esteja até mesmo certo, com a razão, mas é preciso corrigir e educar nos moldes do Senhor; caso contrário, vamos cansar a pessoa e não evangelizá-la, desgastando-a, de forma que não conseguiremos levá-lo a Jesus.

E se você está na posição daquele que é repreendido de forma errada, então, grite mais alto e se lance nos braços do Senhor.

É esta consciência – de quem é Jesus e do que Bartimeu quer – é o que faz com que ele vá além das barreiras da vida.
Se você hoje não sabe quem é Jesus, vai ficar estagnado. Por isso nós falamos tanto desta experiência pessoal com o Senhor: É reconhecer que precisamos nos encontrar com Ele, para que possamos então ultrapassar as barreiras. Precisamos ser persistentes como Bartimeu, mas não ser teimosos, o que é muito diferente uma coisa da outra. Porque, muitas vezes, insistimos em coisas totalmente contrárias à vontade de Deus, continuando na teimosia e então as coisas não saem do lugar.

Não podemos permitir que nada nos impeça de viver este encontro pessoal com Jesus.

Padre Eliano Luiz Gonçalves
Fraternidade Javé Salvador


Adquira em nosso shopping:


.: Livro
‘Sofre e Amar’
Luzia Santiago


.: Livro
‘Vocação: um desafio de amor
Padre Jonas Abib


.: Livro
Jesus: Um mestre ao alcance de todos
Padre Rufus Pereira