SPV_120208

Precisamos orar assim como precisamos respirar

Mensagem do Márcio Mendes no programa ‘Sorrindo pra Vida’
da TV Canção Nova, nesta terça-feira, dia 12

A Palavra que Deus nos dá para meditarmos hoje está em Mateus 6. 7-15.

.: Ouça a mensagem

Márcio Mendes
Foto: www.cancaonova.com

A Palavra de Deus sempre é nova, e quando a estamos ouvindo nunca é a mesma coisa, porque o Espírito Santo é novo.

Quando orarmos, não devemos multiplicar as palavras para que estas não sejam repetitivas e vãs. Depois da oração dê o perdão àqueles que o ofenderam. De fato, o Senhor irá perdoá-los.
Muitas vezes, nós pedimos e depois iremos analisar, mas é uma condição, se não perdoar a oração não chega ao Senhor. Em tempos passados os continentes se comunicavam por garrafas com bilhetes ou cartas dentro delas, e essas garrafas ficavam por vários dias no mar, muitas vezes, submersas pelas ondas, mas o papel que ali estava não molhava. E é isso que acontece quando não perdoamos: a graça está “nos submergindo” e não a recebemos pela falta de perdão. Podemos estar cheios de graça, mas se não perdoarmos, esta não penetra no nosso coração – por falta de tirarmos essa “rolha da garrafa”.

Nossas orações, mesmo que repetitivas, serão eficazes, como por exemplo, “Jesus, filho de Davi, tende piedade de nós”, se estivermos com o coração contrito, cheio de amor para com Deus. Portanto, a oração escrita só terá efeito se orada com o coração. É rezar com o coração de Jesus, porque somos filhos de Deus, precisamos aprender a fazer esta oração, com os pensamentos, os sentimentos, com as intenções d’Ele. Por isso, quem reza com a Palavra de Deus vai sendo transformado por Ele.

Deus atende nossa oração porque somos filhos. Para isso é necessário pararmos para refletir com uma espiritualidade profunda, com o coração silencioso, preparados para realmente estarmos na presença de Deus. Assim, essa oração terá eficácia e produzirá frutos. Para fazê-la, escolha um horário tranqüilo, calmo, em que não fique apressado pela hora, escolha um bom lugar para estar com Deus, um lugar onde possa sossegar seu coração. Preste atenção para não pedir coisas com o coração cheio de maldade. Se houver uma pessoa a quem você não perdoou ou com o coração endurecido por causa de um pecado, seu coração estará mau, não vai ser uma boa oração. Dessa forma, toda a oração não vai ter fruto.

Muitas vezes, não nos sentimos como filhos de Deus, estamos afastados da oração, do coração de Deus. Nosso Pai celeste sabe do que precisamos antes mesmo de pedirmos. Quantas vezes, nós nos questionamos por que precisamos pedir, se Deus já conhece nossas necessidades. Nós rezamos para tomar consciência do que nós precisamos. A oração é a vida deste coração novo, é o ânimo, a vida, a alma d’Aquele que é tudo para nós. Você quer ver uma pessoa se abater é quando esta se afasta de Deus e da oração. Somos movidos pela oração, quem não reza não tem memória espiritual. Pela oração, Deus nos recorda das promessas d’Ele. Os padres espirituais dizem que precisamos orar assim como respiramos. A oração rege o mundo. E se não tivermos momentos fortes de oração não poderemos tê-Lo como Pai.

É uma decisão própria a de rezar sempre e estipular um horário para isso, pois Deus vem nos visitar com o coração cheio de amor. A primeira condição para orar é ir ao encontro com Jesus com o coração contrito e segundo, dar o perdão, e isso não dá para ser da boca para fora. “Sede misericordiosos como vosso Pai do céu é misericordioso, amai-vos uns aos outros” é a vontade de Deus.

Não está em nosso poder não mais sentir algo e esquecer a ofensa, mas o coração, que se entrega ao Espírito Santo, transforma a ferida em compaixão, e purifica as lembranças transformando a ofensa em intercessão. Não está em nosso poder não sentir a dor que a pessoa nos fez sentir, pois isso dói; mas com a graça de Deus conseguimos transformar essa ferida em compaixão com um coração entregue ao Espírito Santo.

Que Deus lhe conceda esta graça de perdoar e transformar todas as suas feridas em compaixão. Senhor, dá-nos a bênção desta Palavra.

Márcio Mendes
Comunidade Canção Nova

Alcançamos 27% do ‘Projeto Dai-me Almas’ do mês de janeiro. Deus lhe pague por sua fidelidade e generosidade!


.: Retiro Popular com Dom Alberto Taveira


Adquira em nosso shopping:


Lançamento:
Retiro Popular 2008 ‘Eu vi o Senhor’

Dom Alberto Taveira


.: Livro
‘O dom das lágrimas’ Márcio Mendes


.: DVD
Como é linda a nossa família
Monsenhor Jonas Abib e filhos